Loading...
71 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 71
- DatingPublication . Flor, Pedro
- Une copie d'un original de François Clouet (c. 1515-1572) au Palais National da AjudaPublication . Flor, PedroA partir de um estudo de caso, o retrato dito do rei português D. Sebastião (1554-1578) exposto no Palácio Nacional da Ajuda, procuraremos discorrer sobre os usos da retratística durante o Renascimento, bem como a importância da cópia no desenvolvimento da carreira dos pintores e res-pectivas oficinas e no estabelecimento dos cânones iconográficos da representação. Com base em investigação histórico-artística e nos exames fotográficos realizados, analisaremos a pintura mencionada apresentando alguns dados relevantes quanto ao processo criativo e à execução pictórica na segunda metade do século XVI, sem esquecer uma nova proposta de identificação da personagem retratada.
- Nuclear techniques applied to provenance and technological studies of Renaissance majolica roundels from portuguese museums attributed to della Robbia Italian workshopPublication . Dias, M. I.; Prudêncio, M. I.; Kasztovszky, Zsolt; Maróti, Boglárka; Harsányi, Ildikó; Flor, Pedro
- Relevos e gravuras num fogão do Palácio Nacional de SintraPublication . Flor, Pedro
- Notas sobre Jorge Afonso e o Mestre da Charola de TomarPublication . Flor, Pedro
- Un retrato desconocido de Isabel La CatólicaPublication . Flor, PedroLas reservas de la National Gallery de Londres albergan una pintura identificada como María Magdalena atribuida a un maestro desconocido de posible origen franco-flamenco. La identificación iconográfica del personaje se basa en el pequeño frasco que sujeta. Sin embargo, un análisis más detallado de la obra nos permite plantear la hipótesis de que se trate antes de un retrato de Isabel la Católica, no sólo por comparación con otros ejemplares iconográficos de la Reina, sino también por las joyas que ostenta. Partiendo de la comparación estilística con obras coevas resulta problemático determinar con precisión el autor de la pintura, pero es posible que se trate de Michel Sittow o alguien de su círculo de influencia, cuya actividad se conoce precisamente a finales del siglo XV y principios del XVI al servicio de la corona española.
- Historiografia da arte do retrato renascentista em PortugalPublication . Flor, Pedro
- Galeria dos Presidentes da Cruz Vermelha PortuguesaPublication . Flor, Pedro; Flor, Susana VarelaQuem visita o antigo Palácio dos Condes d’Óbidos em Lisboa encontra um edifício muito alterado, fruto de variadas intervenções arquitetónicas que alteraram profundamente o interior deste espaço áulico, entretanto adaptado às novas funções de Sede Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa. Desta forma, a partir de 1919, com a aquisição do edifício aos antigos proprietários descendentes do 1.º Conde d’Óbidos, D. Vasco de Mascarenhas, o Palácio viria a conhecer sucessivas intervenções tanto ao nível das estruturas arquitetónicas, como ao nível da decoração de interiores, visíveis ainda hoje na Biblioteca, antigo Oratório, Sala de Jantar, entre outros espaços.