Loading...
2 results
Search Results
Now showing 1 - 2 of 2
- Competências empreendedoras para ser bem-sucedido no mundo global e digital: proposta de um quadro de referênciaPublication . Jardim, JacintoSer bem-sucedido no atual mercado de trabalho pressupõe possuir um conjunto de competências empreendedoras que habilitem a lidar com os desafios emergentes. Este estudo descreve e sistematiza essas competências, tendo em conta os fenómenos vigentes da globalização e da transformação digital. A análise documental e a reflexão crítica sobre os dados recolhidos, permitiram identificar as razões socioeconómicas e socioculturais da relevância desta problemática e, consequentemente, elaborar um quadro de referência adequado às necessidades fundamentais da maioria dos profissionais. Os resultados apontaram para um modelo tripartido de competências - ter abertura à novidade, criar soluções para os problemas emergentes e comunicar eficazmente - que integra as seguintes competências: criatividade e inovação, espírito de iniciativa, autoeficácia e resiliência, planificação estratégica e avaliação, resolução de problemas, liderança transformacional, comunicação clara e visual, teamwork e networking, e comunicação digital. Na continuação deste estudo, propõe-se que seja criada e validada uma escala de competência com base neste modelo, de modo a ser possível medir o grau de desenvolvimento destas competências na maioria dos profissionais.
- Leadership characteristics and digital transformationPublication . Porfírio, José; Carrilho, Tiago; Felício, José Augusto; Jardim, JacintoDigital transformation (DT) is essential for all companies and industries, depending crucially on systems, IT, strategy, and people. In this research, we analyse how firms’ characteristics, associated with management characteristics, promote DT in Portuguese companies. The model considers the relationship between digital strategy and corporate and business strategy, according to firm and management characteristics. We use a multilevel analysis, applying fsQCA to data obtained from 47 Portuguese firms. The results represent an important step forward in the knowledge of the conditions to promote higher stages of DT, especially regarding leadership and management associated with certain firms’ characteristics. The conclusions support the crucial role of leadership and especially the importance of managers’ coherence towards companies’ mission to promote more advanced stages of DT. At the same time, it contributes to develop knowledge about the best possible combination of firms’ and management characteristics to promote DT.