Loading...
7 results
Search Results
Now showing 1 - 7 of 7
- Afonso HenriquesPublication . Branco, Maria João; Guerreiro, Maria João; Piedade, GuilhermeA biografia e o alcance histórico do fundador da nacionalidade através dos testemunhos de Maria João Branco e Isabel Barros Dias, docentes da Universidade Aberta, de José Mattoso, Historiador, de Hermenegildo Fernandes, docente da Universidade de Lisboa e de Lurdes Rosa, docente da Universidade Nova de Lisboa.
- Esgueira: a vida de uma aldeia do século XVPublication . Branco, Maria JoãoEste livro trabalha um tombo de propriedade de finais do século XV e propõe-se reconstituir o património, formas de exploração rural e relações de domínio de uma comunidade aldeâ do centro litoral de Portugal, registada no alegado tombo, elaborado em 1465.
- O bispo Airas Vasques e o alegado discurso em prol de Sancho II: mito ou realidade?Publication . Branco, Maria João
- Portugal no Reino de León: etapas de uma relação (866-1179)Publication . Branco, Maria João
- Poder real e eclesiásticos : a evolução do conceito de soberania régia e a sua relação com a praxis política de Sancho I e Afonso IIPublication . Branco, Maria João; Tavares, Maria José FerroEsta dissertação procura analisar as formas pelas quais o poder real se foi afirmando em Portugal durante os finais do século XII e os primeiros anos do século XIII. O campo de análise sobre o qual se debruça esta observação é Portugal, um reino que, como outros, "nascera" no primeiro quartel do século XII fruto de uma conjuntura política que propiciara o desenvolvimento de uma autonomia suficientemente expressiva para conseguir resistir aos intentos centrípetos dos seus vizinhos hispânicos. A sua sobrevivência ainda por uma continuada luta diplomática em prol de um reconhecimento legal que lhe permitisse libertar-se do estreito mundo hispânico e suas contingências. Esse esforço, levado a cabo pelos eclesiásticos que desde cedo assessoriavam o rei, é detectável a partir do momento em que o rei se propõe a Roma como reino feudatário, logo em 1143, e continuado até à emissão da Manifestis Probatum, a bula que em 1179 Alexandre III concedeu ao rei e ao reino, reconhecendo por essa via a legitimidade das suas ambições como rei e o seu direito à posse do Reino. Por isso se dedica um primeiro capítulo introdutório ao estudo da conjuntura e os elementos constitutivos do diploma que consagrou na altura o poder real e que em certa medida também o tentava definir e delimitar no aspecto teórico. Procura-se assim entender qual o conceito de realeza e dos poderes do rei que lhe estavam subjacentes, bem como qual a teoria subjacente quanto à relação entre o poder deste rei com os seus pares e com o Papado, a única outra força que se lhe poderia opor...
- The general laws of Alfonso II and his policy of "Centralization": a reassessmentPublication . Branco, Maria João
- A menoridade de Sancho II : breve estudo de um processo exemplarPublication . Branco, Maria João