Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Torres, Patrícia

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Educação e tecnologias Web: contributos de pesquisa luso-brasileiros
    Publication . Torres, Patrícia Lupion; Amante, Lúcia
    O livro Educação e Tecnologias Web: contributos de pesquisa Luso-Brasileiros constitui um significativo resultado da já longa e frutuosa parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Educação e Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e a Universidade Aberta de Portugal, designadamente com o Laboratório de Educação a Distância e eLearning. Essas duas universidades celebram quase uma década de colaboração, registrando relevantes parcerias quer de pesquisa no âmbito de mestrados e doutorados, quer de participação em provas académicas, de coorganização de eventos científicos de ambas as instituições, de promoção da mobilidade académica dos seus estudantes e docentes, bem como de produção de publicações conjuntas, como a que hoje temos o orgulho de vos apresentar. O livro reúne uma seleção de trabalhos desenvolvidos em ambas as universidades no âmbito de dissertações de mestrado e de teses de doutoramento recentes, que se destacaram pela sua qualidade e relevância na área.
  • Metodologia de projeto e metodologia de pesquisa na perspectiva da pesquisa e inovação responsáveis
    Publication . Torres, Patrícia Lupion; Kowalski, Raquel Pasternak Glitz; Lopes, Jessica Karollayne Pinheiro; Mendes, António Quintas
    A abordagem da Pesquisa e Inovação Responsáveis (RRI) prepara a sociedade para lidar com promessas e incertezas, bem como para ampliar a compreensão dos benefícios e riscos da pesquisa e da inovação. Este trabalho é uma reflexão acerca das possibilidades de oportunidades de aprendizagem dos estudantes no contexto da Metodologia de Projeto e da Metodologia de Pesquisa, numa perspectiva da Pesquisa e Inovação Responsáveis, envolvendo a ética, integridade, igualdade, oportunidades, pensamentos flexíveis e engajamento adequado dos participantes, oferecendo acesso amplo e efetivo aos resultados, além de ampliar a efetividade da educação. Esta reflexão se deu por meio da observação de um projeto piloto que permitiu aos estudantes do curso de Design Digital de uma Universidade em Curitiba-Paraná criar um recurso educacional, motivando-os para a pesquisa e discussão de temas da atualidade relacionados a situações-problema reais, por meio de um processo de construção, colaboração, coparticipação, cooperação, solidariedade, compreensão, respeito mútuo, tolerância e formação da cidadania.
  • Editorial
    Publication . Santos, Edméa; Mendes, António Quintas; Torres, Patrícia Lupion
    Editorial