Loading...
8 results
Search Results
Now showing 1 - 8 of 8
- Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa: primeiros textos de pré-história, história e heráldicaPublication . Franco, José Eduardo; Fiolhais, Carlos; Trindade, Cristina; Moreira, Filipe Alves; Cardoso, João Luís; Paolinelli, Luísa Marinho Antunes; Sameiro, Pedro; Carita, RuiIV Crónica Breve de Santa Cruz de Coimbra; História de Portugal, de Fernando Oliveira; Troféus Lusitanos, de António Soares de Albergaria; Da Existência do Homem em Épocas Remotas no Vale do Tejo, de Francisco A. Pereira da Costa; Portugal Pré-Histórico, de José Leite de Vasconcelos.
- As mulheres e a poesia na Idade MédiaPublication . Moreira, Filipe Alves; Gomes, Maria JoanaSúmula do papel das mulheres enquanto autoras, tema, modelo ou mecenas de poesia lírica e satírica entre os séculos XIII e XVI, em Portugal.
- Para o estudo da crónica de D. Sebastião atribuída a Bernardo da Cruz: textos, autores e testemunhosPublication . Lombardo, Elena; Moreira, Filipe AlvesA Crónica de D. Sebastião é um dos mais conhecidos e citados textos historiográficos sobre este rei. Apesar disso, está muito insuficientemente editada, a tradição manuscrita nunca foi sistematicamente estudada e mesmo a autoria permanece envolta em muitas dúvidas e equívocos. Neste trabalho, analisamos criticamente o estado da questão sobre o texto e a história desta crónica e apresentamos os primeiros resultados de uma análise sistemática da sua tradição manuscrita.
- Atar e liar a parede da história: a cronística portuguesa de quinhentosPublication . Moreira, Filipe AlvesAs crónicas escritas em português no século xvi estão, por diversos modos, relacionadas com textos e culturas de outras épocas e locais. […] A esta tendência geral da evolução da cronística em Portugal, que tem origem e paralelo na evolução do género cronístico em Castela e Leão, junta-se o facto de a historiografa ser, já desde os séculos fnais da Idade Média, um mosaico de modos de discurso (absorve e refuncionaliza o épico e o hagiográfco, por exemplo) e ocupar, até às décadas iniciais do século xvi, um lugar destacado no sistema de géneros em prosa na Península Ibérica. […] A Expansão conduz, de facto, os autores de crónicas a ocuparem-se de espaços não europeus, embora formalmente o seu objeto privilegiado continue a ser os feitos portugueses, o que os leva a integrar o nível nacional e o nível supranacional e potencia o contacto com tradições textuais de diferentes origens, que usam como fontes.
- A receção da poesia cancioneiril no século XVIII: um manuscrito atribuído a D. Diogo de Meneses, claveiro da ordem de CristoPublication . Moreira, Filipe AlvesO COD. 13467 da Biblioteca Nacional de Portugal, até agora desconhecido da comunidade académica, é um manuscrito literário do século XVIII que se apresenta como sendo uma cópia de outro datado de 1508 e cujos conteúdos terão sido compostos no ano de 1498; contém todas as composições coletivas do Cancioneiro Geral de Garcia de Resende nas quais participa D. Diogo de Meneses, bem como uma Vida do autor e, no final, um conjunto de sonetos e elegias em espanhol. A existência deste manuscrito e o facto de D. Diogo de Meneses ser um poeta menor do Cancioneiro Geral levantam questões interessantes. Este trabalho apresenta o manuscrito e defende a hipótese de tratar-se de uma mistificação ou ficcionalização baseada no Cancioneiro Geral, em cancioneiros manuscritos e em informações fornecidas por bibliógrafos da Época Moderna.
- Os anais portugueses (séculos XIV-XVI) e a Bibliografia de Textos Antigos Galegos e Portugueses (BITAGAP)Publication . Moreira, Filipe AlvesNos últimos dez anos, a Bibliografia de Textos Antigos Galegos e Portugueses (BITAGAP), do projeto Philo-biblon, tem descoberto, identificado e dado a conhecer vários textos analísticos portugueses escritos ou compilados entre finais do século XIV e princípios do século XVI. Este trabalho apresenta com mais detalhe estes textos, após uma contextualização geral acerca das suas caraterísticas e relações com outros tipos de obras, nomeadamente as crónicas.
- Crónica del famoso cavallero Cid Ruy Diez Campeador [Recensão]Publication . Moreira, Filipe AlvesRecensão crítica de edição e estudo de uma crónica quinhentista
- Imago, Actus et Verbum: desafios e interrogações nos estudos medievais: um diálogo interdisciplinar entre filologia, filosofia, história, arte e literaturaPublication . Moreira, Filipe Alves; Gomes, Joana; Marcilla, Francisco José Díaz; Lopes, Paulo CatarinoEste conjunto de artigos pretende fazer um ponto da situação global relativo aos estudos sobre a Idade Média, identificando grandes questões que sirvam para equacionarmos o presente das respetivas disciplinas, mas também os desafios que deverão enfrentar no futuro. Fazem-no de dois modos distintos: alguns adotam perspetivas gerais e teóricas, identificando tendências e problemas de uma determinada área disciplinar; outros concentram a sua atenção em artefactos culturais específicos (textos, manuscritos, imagens), analisados a partir de práticas e metodologias atualmente produtivas.