Estratégia
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- O efeito da alostasia nas organizações e no desempenhoPublication . Arraya, Marco; Felício, José Augusto de Jesus; Porfírio, JoséComo alcançar um desempenho superior tem sido uma preocupação de muitos pesquisadores de gestão estratégica. Na maioria dos casos, os estudiosos investigam a influência dos recursos, do conhecimento e das capacidades dinâmicas per se na vantagem competitiva. Esta tese argumenta que existe um construto mediador – a alostasia – que congrega os diferentes construtos mencionados, mais o treino, permitindo à organização “mudar através da estabilidade” em direcção a um desempenho superior. Na sequência de trabalhos sobre recursos, conhecimento, capacidades dinâmicas, e da literatura específica sobre fisiologia, treino desportivo e desempenho, esta tese avalia um modelo baseado na alostasia e no desempenho. O modelo postula o efeito da alostasia do qual salienta-se a aprendizagem e treino na renovação dos recursos, capacidades dinâmicas com consequências no desempenho da organização. O desenvolvimento do modelo de pesquisa incluiu as definições teóricas e operacionais dos constructos, um método apropriado de identificação e recolha de dados, o design da amostra, e todas as fases inerentes a um estudo confirmatório. Para testar o modelo, os dados foram recolhidos a partir de uma amostra cross-sectional de 477 inquiridos ligados à gestão das organizações desportivas. As ferramentas descritivas e analíticas – modelagem de equações estruturais / SEM – foram utilizadas para testar a medição e o modelo estrutural. Os resultados da investigação revelam: i) a relação entre recursos e capacidades dinâmicas; ii) a relação entre recursos e conhecimento e treino; iii) a relação entre conhecimento e treino e capacidades dinâmicas; iv) a influência do conhecimento e treino sobre a alostasia; v) a influência das capacidades dinâmicas sobre a alostasia; vi) a influência da alostasia no desempenho. A principal contribuição desta investigação consiste em avaliar ”a mudança através da estabilidade” ou alostasia constituído por diferentes factores interligados e a sua eficácia para o desempenho superior. Os gestores podem beneficiar dos resultados deste trabalho para a tomada de decisão acerca de como mudar e preparar a organização em mercados turbulentos e voláteis, assim como compreender melhor o efeito da utilização sistemática da aprendizagem e treino na cadeia de valor da organização.
- Do efeito país de origem ao uso da origem Portugal como estratégia de marca : contributo das atitudes dos consumidores portugueses relativamente ao tomate processado e ao azeite nacionaisPublication . Silva, Carlos António Pinheiro Francisco e; Porfírio, José; Almeida, Maria do Rosário
- A estratégia de auditoria orientada para a gestão dos riscos de negócio : contributos para a necessária alteração na abordagemPublication . Rodrigues, João Jorge de Oliveira; Porfírio, José; Marques, Maria da Conceição da CostaA metodologia do trabalho de auditoria tem evoluído ao longo do tempo. Em Portugal, a profissão completou recentemente quarenta anos e as metodologias adotadas variam consoante o tipo de auditor. As exigências no mundo atual são enormes: a ética dos gestores é debatida, o modelo de relato financeiro enfrenta importantes desafios, exigindo os stakeholders informação focalizada nas perspetivas futuras e, por outro lado, informação transparente. Os gestores têm-se sentido pressionados a apresentar cada vez melhores resultados. Como elemento credibilizador da informação financeira, o auditor tem um papel decisivo neste contexto. Os escândalos financeiros ocorridos há poucos anos tiveram importantes consequências na profissão de auditoria. A sua utilidade foi questionada mas o caminho seguido traduziu-se numa regulação pública da profissão, a qual foi forçada a melhorar a sua metodologia, concentrando-se numa abordagem focalizada no risco de negócio, tendo por base o conhecimento do negócio e o enfoque nos controlos e riscos de gestão, por oposição à auditoria tradicional, muito centrada em exames documentais. Na auditoria centrada nos riscos da entidade, o auditor procura entender o negócio do cliente e riscos associados, verifica como os gestores gerem esses riscos, valida controlos e asserções e efetua exame de transações na medida do estritamente necessário. Formular uma adequada estratégia de auditoria implica conhecer profundamente o negócio do cliente, os riscos de negócio, o ambiente de controlo do cliente e estudar e avaliar o sistema de controlo interno. O objetivo da presente investigação consistiu, através de um trabalho empírico, em aferir a metodologia atualmente seguida em Portugal pelos revisores oficiais de contas, procurando analisar eventuais falhas à luz da teoria, e tentar apresentar contributos para a sua melhoria. As conclusões revelaram que, apesar de existir uma preferência pela auditoria com base no risco do negócio, como forma de reduzir o denominado risco de auditoria, a mesma não é amplamente seguida. Variados constangimentos foram apontados, destacando-se os constrangimentos financeiros, falta de preparação da equipa de auditoria, bem como alguma dificuldade em superar barreiras colocadas pelos clientes. Por outro lado, notou-se a falta de envolvimento de especialistas em auditoria informática, o que poderá ser uma importante limitação à qualidade do trabalho de auditoria, tendo em conta o significativo uso de processamento automático da informação. Por fim, poderá concluir-se que os utentes das demonstrações financeiras estão cada vez mais preocupados com a qualidade da informação e do relatório dos auditores, o mesmo não se verificando no que se refere aos gestores.
- A integração dos portos nacionais e do "Ro-Ro" nos sistemas logísticos globais do automóvel : a formação de bipolaridadesPublication . Dias, João Carlos Quaresma; Gonçalves, AmílcarA emergência da globalização das economias e a explosão das redes da informação, está simultaneamente a globalizar e a acelerar a circulação física das mercadorias e produtos que, neste inicio de século e de milénio, assume proporções nunca antes imaginadas A racionalização dos recursos que intervêm nos diversos processos da produção e distribuição, já não é hoje vista apenas no âmbito estrito de cada um dos elementos que compõem o respectivo segmento, mas sim de uma forma integrada, de maneira a obter-se um processo global optimizado, ou seja, uma cadeia logística harmoniosa, sem atritos e tão porta-a-porta quanto possível. Uma cadeia optimizada em termos dos recursos consumidos, dos custos e dos tempos de circulação, e que, fundamentalmente, acrescente valor satisfazendo o cliente final que é a entidade que puxa toda a cadeia e promove o arranque de todos os ciclos nos respectivos sistemas logísticos. Tais sistemas, que quando se destinam à produção e distribuição de veículos automóveis, correspondem a um dos exemplos mais paradigmáticos desta movimentação logística global. Portugal, país ribeirinho, apesar de funcionar actualmente e em termos económicos, como periferia do centro, participa nas cadeias de valor deste produto cada vez mais popular e personalizado, o veículo automóvel e consegue, ainda, integrar a ligação por transporte marítimo entre a produção e o consumo deste bem. Consideramos que a investigação mostrou que, para o caso português, existe um modelo funcional de integração do transporte marítimo de curta distância nas cadeias logísticas dos veículos automóveis o qual reside na formação de bipolos logísticos entre pólos portuários e plataformas logísticas terrestres. Finalmente, espera-se que os diversos níveis de decisores possam encontrar neste trabalho informação útil à formulação das estratégias que, a bem da competitividade da economia nacional, é necessário implementar.
- Portugal e os novos desafios do processo de integração europeia : estratégias e perspectivas de evoluçãoPublication . Pinto, Nuno Gama de Oliveira; Gonçalves, AmílcarOs efeitos do alargamento da União Europeia sobre as necessidades no domínio da coesão económica e social são hoje inquestionáveis, embora difíceis de quantificar. Prevê-se que os candidatos à adesão e os novos Estados membros irão absorver cerca de 30% dos recursos financeiros dos fundos estruturais no período compreendido entre 2000 e 2006. De facto, não só a diferença de desenvolvimento entre os Países da Europa Central e Oriental e a União Europeia é mais acentuada do que aquela que, na década de 80, separava a, então, Comunidade Económica Europeia da Grécia, Portugal e Espanha, como, também, o próprio acervo comunitário é hoje consideravelmente mais vasto do que naquela altura. Adquire, assim, maior expressão a necessidade de compatibilizar a construção monetária europeia, o alargamento da União Europeia e a coesão económica e social. Ao manterem-se, no essencial, os parâmetros-base condicionadores das Perspectivas Financeiras actuais (1994-1999) para o período 2000-2006 não se toma na devida conta o considerável aumento das necessidades financeiras associadas à política de coesão económica e social que resultará do alargamento da União Europeia. Essa posição corresponde, aliás, à dos países com maior peso nas decisões comunitárias e acaba por explicar porque razão na preparação da União Económica e Monetária se insistiu tanto no cumprimento dos critérios de convergência nominal, sem que, no entanto, se tenha dado a mesma atenção à convergência real. No entanto, as análises da teoria económica sobre as uniões monetárias (englobadas na teoria das zonas monetárias óptimas) fariam esperar exactamente o contrário. De acordo com essas análises, a convergência nominal imposta pelos critérios de Maastricht e pelo Pacto de Estabilidade não é um pré-requisito indispensável, sob o ponto de vista económico, ao bom funcionamento de uma União Monetária. Em contrapartida, a teoria das áreas económicas óptimas assinala que existem sérios riscos de uma União Monetária não funcionar bem quando se verifica uma grande heterogeneidade entre as estruturas económicas das regiões que a compõem. É, pois, por isso que se tem sustentado que a União Económica e Monetária fará aumentar a necessidade de reforço das políticas de coesão económica e social e, em particular, tornará necessário que se aumente substancialmente o montante dos recursos do orçamento comunitário a aplicar em tais políticas. Contudo, é hoje evidente que a Europa já não avança a um só ritmo e que a diferenciação foi, de facto, aceite como princípio essencial no processo de construção da União Europeia do futuro. A Europa dos anos 80 e do início dos anos 90, a Europa que concluiu o Mercado Único aprofundando a coesão, corre sérios riscos de enfraquecer enquanto processo integrador e aglutinador. A Europa vive um fenómeno inédito que se traduz na criação de um espaço de integração, baseado na cooperação qualificada e na partilha de soberanias, dotado de instituições para a defesa de interesse comuns, que após a criação de um mercado único, baseado nas liberdades de circulação de pessoas, mercadorias, serviços e capitais, avança agora para a introdução de uma moeda única. A integração deixou, pois, de ser um fenómeno puramente económico, provocado pela globalização das relações comerciais, para se afirmar como um processo com inevitáveis e profundas repercussões políticas. Não existe um «modelo» de integração regional, havendo sim diferentes propostas para diferentes situações. Numa tipologia que vai da zona de comércio livre, que deixa sem alteração as pautas aduaneiras de cada país, a uma integração mais profunda, com políticas comuns em mercado único, passando pela união aduaneira, com pauta aduaneira exterior comum, pelo mercado comum, com liberalização da circulação de factores de produção e um mínimo de coordenação de políticas, e pela união económica, com harmonização das políticas financeiras e monetárias. A lógica de «desenvolvimento partilhado» obriga, porém, a pôr em prática um conceito de integração que salvaguarde uma composição equilibrada dos interesses comuns em presença; respeite as regras de concorrência comummente aceites, designadamente no âmbito da Organização Mundial do Comércio; favoreça os factores de integração e a coesão económica e social; considere a competitividade, a empregabilidade, as exigências de educação e formação e o combate à exclusão social. Não se trata, pois, de alargar os espaços de proteccionismo, mas de criar realidades abertas, nas quais a subsidariedade ganhe sentido e força, para a defesa dos interesses e valores comuns.
- Portugal e a integração europeia à luz da nova geografia económica : as implicações no domínio da estratégia empresarialPublication . Porfírio, José; Pinto, Nuno Gama de OliveiraA divergência entre países e regiões, como consequência dos processos de integração económica, parece ser hoje uma regra, mais que uma excepção. Na origem deste fenómeno parecem estar, assumindo cada vez um maior protagonismo, as atitudes estratégicas dos agentes económicos perante os desafios que estes processos lhes colocam. Com a globalização e a perda de poder dos estados soberanos, estas atitudes estratégicas, protagonizadas pelos agentes económicos mais activos, têm origem, de uma maneira geral, numa crescente capacidade evidenciada pelos mesmos para conceberem e implementarem estratégias que, devidamente orientadas no sentido da competitividade, acabam por ter a virtude de catalizar o desenvolvimento das próprias nações e promover a sua prosperidade. Perante a inconsistência de alguns dos critérios das teses da economia neoclássica, nomeadamente em termos de convergência automática entre países ou regiões, a teoria económica parece ter sido capaz de desenvolver um novo corpo teórico à altura das novas exigências, consubstanciado através do surgimento, na década de 90, da Nova Geografia Económica. Este novo corpo teórico tem a grande virtude, em nosso entender, de aliar saberes de índole macro e microeconómica, aumentando o seu carácter explicativo através do uso intensivo de técnicas matemáticas, desenvolvidas a partir dos conhecimentos da economia industrial, e ajustando os seus pressupostos a uma realidade cada vez mais caracterizada pela concorrência imperfeita e por essa importância acrescida que os agentes económicos assumem – em particular as empresas – na definição dos padrões competitivos das regiões onde se localizam. Desta forma, a NGE contribui para explicar, de uma maneira mais adequada, estes processos de convergência e divergência regional. Todavia, este novo corpo do saber económico evidencia, em nosso entender, algumas lacunas em matéria dos próprios pressupostos inerentes a esta actuação estratégica dos agentes económicos – a qual constitui a essência da dinâmica dos respectivos modelos. Estas, se devidamente consideradas, poderão ajudar a retirar-lhe algum carácter determinístico em matéria de resultados, nomeadamente no que concerne às suas previsões quase inevitáveis de divergência para as regiões periféricas dos processos de integração económica. Entendemos que a reacção empresarial, empreendida através de estratégias empresariais pró-activas ou, pelo contrário, mais reactivas, não constitui, até ao presente, um campo devidamente explorado neste novo corpo teórico. Ao tentarmos enriquecer a teoria com apports teóricos do campo da gestão estratégica, acreditamos que a dotaremos de maior poder explicativo e maior aderência à realidade, fazendo com que a mesma possa, desta forma, contribuir de forma mais efectiva, para o desenvolvimento e para a diminuição das desigualdades regionais hoje patentes, ao mesmo tempo que se promove um encontro mais efectivo entre dois ramos tão complementares do saber do mundo de hoje: a Economia e a Gestão. Todavia, aquilo que defendemos a este respeito só se torna activo, se os agentes económicos destas regiões periféricas tiverem, efectivamente, essa capacidade de actuação estratégica e não assumirem uma atitude padronizada e passiva que parece ser, afinal, aquilo que a teoria contempla em matéria da sua actuação. Perante o ciclo de divergência com os padrões europeus em que Portugal se encontra – e que parece dar razão ao que preconiza a NGE para regiões periféricas como é o caso do nosso país –, a pergunta que fizemos foi a seguinte: será que as empresas a operar em Portugal evidenciam capacidade em matéria de gestão estratégica que lhes permita contrariar a evolução vivida nos últimos anos em matéria de divergência com a Europa? A resposta a esta questão passou, na presente tese, por várias etapas: (i) em primeiro lugar por perceber o melhor possível os mecanismos de funcionamento da NGE, como teoria que enquadra todo o cenário de integração europeia, o qual constitui o cenário de base para o funcionamento das empresas portuguesas; (ii) em segundo lugar, alertar para as possíveis falácias de alguns pressupostos da NGE, nomeadamente no que concerne ao mecanismo de actuação estratégica empresarial, o motor crítico dos mecanismos de convergência e divergência que se operam nas regiões; (iii) em terceiro lugar tentar provar o efectivo ciclo de divergência que a economia portuguesa vem atravessando nos últimos anos, fazendo-o, não apenas na perspectiva macroeconómica mas, igualmente, indo de encontro ao que preconiza a NGE e avaliando as alterações estruturais, em matéria microeconómica e no padrão de especialização evidenciado pela indústria portuguesa; (iv) finalmente, analisar, à luz dos princípios teóricos essenciais da Estratégia, qual o estado da arte da gestão estratégica que é praticada pelas empresas nacionais e, a partir daqui, avaliar a capacidade das mesmas para implementarem verdadeiras estratégias competitivas, as únicas que têm efectiva capacidade para contrariar o ciclo de divergência previsto pela NGE para a região periférica que é Portugal. No final, concluiu-se que não era possível dizer que as empresas portuguesas, na sua maioria, demonstram padrões estratégicos objectivos que lhes permitissem, na prática, contrariar os efeitos negativos decorrentes dos movimentos de integração, bem como as próprias estratégias competitivas dos seus concorrentes além fronteiras. Acreditamos que os resultados deste trabalho ajudaram a desvendar algumas das relações que se estabelecem no interior dessas “caixas negras” que ainda continuam a ser as organizações empresariais para a teoria económica em geral, particularmente no que respeita às relações do domínio estratégico que se estabelecem no seu seio. Ao identificarmos aspectos concretos onde falha a capacidade da gestão no domínio estratégico, acabámos por apontar áreas críticas que dificultam a capacidade competitiva da economia nacional, identificando, simultaneamente, áreas prioritárias de actuação das políticas públicas e, em particular, de educação mas, igualmente, dos próprios gestores e outras instituições ligadas ao mundo empresarial. Assumindo-se que a principal fonte de criação de riqueza, nas economias contemporâneas são as suas organizações empresariais com fins lucrativos, os resultados obtidos poderão ajudar a perceber que tipo de condições se devem criar dentro dessas organizações para que as mesmas possam conceber e implementar verdadeiras Estratégias Empresariais e, só depois, pensar em matéria de competitividade (para elas próprias, e para o país, como um todo). Para um país como Portugal, a importância desta análise é manifesta. Este é um assunto que, não só tem a ver com a posição e desenvolvimento relativo do país no seio de outros países comunitários, como também se prende com a prosperidade da população e a posição relativa de desenvolvimento de cada região face às demais, e ao nível de desenvolvimento regional entre diferentes regiões e países no seio da UE.
- A influência dos factores estratégicos nas estruturas de distribuição e no desempenho : o caso das empresas seguradorasPublication . Freire, Carlos Manuel Robalo; Felício, José Augusto de Jesus; Gonçalves, AmílcarEste trabalho pretende avaliar em que medida as estruturas de distribuição são afectadas pelos factores estratégicos e influenciam o desempenho das empresas seguradoras. O focus reside em verificar a influência das estruturas de distribuição no desempenho das seguradoras. Considerando que este tipo de empresas distribui produtos do tipo vida e não vida, que os produtos são desenhados considerando as motivações dos clientes e que as seguradoras são sujeitas a factores de impacto internos e externos admitiu-se o seu efeito nos factores estratégicos, dos quais decorrem a escolha da estrutura de canais, com vista ao máximo do desempenho, medido este em rendibilidade das vendas, rendibilidade dos capitais próprios, crescimento das vendas e produtividade. A amostra foi constituída por 252 seguradoras a operar no mercado Português e Espanhol, referente ao período de 2005 a 2007. O questionário foi enviado a 431 empresas, correspondentes ao universo. Suportou-se o trabalho na teoria dos canais de distribuição e na teoria dos recursos. Utilizaram-se como técnicas estatísticas, o alpha de Cronbach, teste t de Student, teste de Mann-Whitney, teste Kolmogorov-Smirnov com correcção de Lilliefors e o modelo de equações estruturais. Recorreu-se aos softwares SPSS e AMOS. Concluiu-se, no essencial, que os factores estratégicos das companhias de seguros influenciam as estruturas de distribuição, que existe influência das estruturas de distribuição na rendibilidade, crescimento e produtividade das companhias de seguros e que as motivações de clientes e os factores de impacto (internos e externos) afectam os factores estratégicos, identificados por canais utilizados, recursos financeiros, recursos humanos, risco de subscrição de produtos e inovação de produtos e serviços. Não se comprovou, que o tipo de produtos afectem os factores estratégicos identificados.