REA | Ciências e Tecnologia
Permanent URI for this collection
Materiais de ensino, aprendizagem ou investigação sob domínio público ou licenciados de forma aberta, de modo a permitir a sua utilização, reutilização ou adaptação por terceiros.
Contém documentos da tipologia REA, depositados em auto arquivo na comunidade científica "Ciências e Tecnologia" e documentos do acervo do Arquivo Audiovisual da Universidade Aberta.
News
Recursos educativos que visam potenciar a criação de novos recursos educativos. O licenciamento aberto é construído no âmbito da estrutura existente dos direitos de propriedade intelectual, tais como se encontram definidos por convenções internacionais pertinentes, e no respeito pela autoria da obra.
Browse
Browsing REA | Ciências e Tecnologia by Title
Now showing 1 - 10 of 193
Results Per Page
Sort Options
- Análise de sistemas de informaçãoPublication . Negas, Mário Carrilho
- Ano Internacional da Química 2011: o que é a química?Publication . Caetano, Fernando J. P.; Oliveira, Carla Padrel de; Oliveira, PauloBreve explicação sobre o que é a Química. Participação do Professor Jorge Calado, do Departamento de Engenharia Química do Instituto Superior Técnico e Presidente da Comissão Nacional para o AIQ Ano Internacional da Química 2011.
- Ano Internacional da Química 2011: os mitos da químicaPublication . Caetano, Fernando J. P.; Oliveira, Carla Padrel de; Oliveira, PauloDesmistificação de alguns mitos da Química. O que é a Química? Participação do Professor Jorge Calado, do Departamento de Engenharia Química do Instituto Superior Técnico e Presidente da Comissão Nacional para o AIQ-Ano Internacional da Química, 2011.
- Ano Internacional da Química 2011: porquê 2011?Publication . Caetano, Fernando J. P.; Oliveira, Carla Padrel de; Oliveira, PauloPor que motivo 2011 foi escolhido para comemorar o Ano Internacional da Química (AIQ). Participação do Professor Jorge Calado, do Departamento de Engenharia Química do Instituto Superior Técnico e Presidente da Comissão Nacional para o AIQ-Ano Internacional da Química 2011.
- Armadilhas em consultas SQL: em bases de dados relacionaisPublication . Cavique, LuísEste documento pretende complementar a bibliografia da UC de Sistemas de Gestão de Base de Dados oferecida no 1º semestre do 3º ano, na Licenciatura em Engenharia Informática. Apesar da simplicidade do SQL, os estudantes estar cientes de algumas particularidades nas consultas do SQL. Neste trabalho pretende-se detalhar três armadilhas nas consultas SQL em bases de dados relacionais: (A) consultas em caminhos múltiplos, (B) armadilha do leque ou "fan trap", (C) armadilha do abismo ou "chasm trap". O conhecimento destas armadilhas é importante no processo de desnormalização das bases de dados relacionais, quando da construção e manutenção dos "data warehouses", bem como no processo de ETL ("extract, transform, load"). São incluídos exemplos para cada uma das três referidas armadilhas.
- Arquitetura de Computadores. Capítulo 1 - Representação digital da informaçãoPublication . Coelho, José; Carvalho, GracindaNeste vídeo, vamos explorar como a informação é representada digitalmente. Vamos aprender sobre as diferentes bases de numeração, como converter entre elas, como realizar operações aritméticas em base 2, quais são os códigos mais usados para representar caracteres e números, e quais são as unidades de medida da informação. Este é um tema importante para entender como os computadores funcionam e como armazenam e processam dados.
- Arquitetura de Computadores. Capítulo 2 - Funções lógicasPublication . Coelho, José; Carvalho, GracindaAbordamos as funções lógicas, a sua manipulação, diferentes formas de representação e implementação. Começamos com a álgebra de Boole binária, onde abordamos as funções lógicas e sua manipulação. Avançamos para a representação de funções lógicas, na sua forma normal disjuntiva e conjuntiva, e possibilidade de representação utilizando um só tipo de função. Terminamos com a implementação de funções lógicas.
- Arquitetura de Computadores. Capítulo 2 - Simplificação de funções lógicasPublication . Coelho, José; Carvalho, GracindaVamos abordar o tema da simplificação das funções lógicas, que é uma forma de reduzir o número de variáveis e operações necessárias para representar uma expressão lógica. Existem dois métodos principais para realizar essa simplificação: o método algébrico e o método de Karnaugh com indiferenças. O método algébrico consiste em aplicar as propriedades e regras da álgebra booleana para manipular a expressão lógica e obter uma forma mais simples. O método de Karnaugh com indiferenças utiliza um mapa bidimensional, onde cada célula corresponde a uma combinação de valores das variáveis, e permite identificar os termos que podem ser eliminados ou agrupados para simplificar a função.
- Arquitetura de Computadores. Capítulo 4 - Módulos combinatórios de média complexidadePublication . Coelho, José; Carvalho, GracindaVamos introduzir o conceito de modularidade, que permite construir circuitos complexos a partir de componentes simples e reutilizáveis. Vamos ver também alguns exemplos de módulos combinatórios muito usados na prática, como os descodificadores, os codificadores e os multiplexadores. Para ilustrar o funcionamento desses módulos, vamos usar o simulador Digital Works, que nos permite montar e testar circuitos digitais de forma interativa. Vamos explicar cada componente do simulador à medida que for necessário.
- Arquitetura de Computadores. Capítulo 4 - Utilização de módulos combinatóriosPublication . Coelho, José; Carvalho, GracindaVamos explicar como usar os módulos combinatórios que vimos no módulo anterior, como os descodificadores e os multiplexadores, para implementar funções lógicas. Um caso prático é a conversão de BCD para um display de 7 segmentos, que é usado em muitos dispositivos eletrônicos. Também vamos apresentar os circuitos iterativos, que são circuitos que usam realimentação. Um exemplo de circuito iterativo é o comparador iterativo, que pode verificar se dois números são iguais, maiores ou menores.