Mestrado em Estudos Portugueses e Interdisciplinares | Master's Degree in Multidisciplinary Portuguese Studies - TMEPI
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Browsing Mestrado em Estudos Portugueses e Interdisciplinares | Master's Degree in Multidisciplinary Portuguese Studies - TMEPI by Subject "Almeida Garrett, 1799-1854"
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- O motivo histórico em Frei Luís de Sousa de Almeida Garrett: para uma abordagem em contexto escolarPublication . Silva, Maria Madalena Cadima Leite da; Vasconcelos, Ana IsabelO presente trabalho tem como ponto fulcral a análise do Frei Luís de Sousa num desejado contexto escolar, na qual o elemento histórico surge como um elemento constituinte do próprio texto. Por isso, todo o trabalho aparece enformado à luz de um diálogo quase permanente entre a Literatura e a História. Num primeiro capítulo faz-se uma breve contextualização do autor, Almeida Garrett, relativamente ao seu percurso literário – desde a matriz clássica que vem da sua juventude até ao seu envolvimento na reforma do teatro em Portugal – naturalmente relacionado com o seu percurso profissional, em Portugal e no estrangeiro. Com o advento do drama histórico, cujos princípios teóricos nos chegaram sobretudo de França, a produção do drama histórico português que precedeu a publicação do Frei Luís de Sousa é contextualizada, tendo em conta duas formas diferentes de utilização da História: uma identificada com a obra Lopo de Figueiredo ou a Corte de D. João II, de Morais Sarmento, e a outra identificada com a obra Os Dous Renegados, de Mendes Leal. É, no entanto, neste contexto pautado pelos ideais liberais, de uma História cada vez mais próxima das ciências exactas, para o qual Alexandre Herculano teve grande importância, que Garrett publica Um Auto de Gil Vicente, a obra que o próprio considera o modelo do drama romântico, seguindo-se-lhe O Alfageme de Santarém. Ainda neste capítulo, tem lugar, com base num artigo de Kurt Spang, a caracterização do drama histórico à luz dos princípios teóricos actuais, para uma posterior aplicação à obra. Na segunda parte (capítulo II), procede-se ao reconhecimento do Frei Luís de Sousa como obra do cânone literário e escolar. Todavia, e após a análise de quatro edições didácticas de referência, observa-se a ausência da valorização do elemento histórico. É, por consequência, no Capítulo III que, na tentativa de colmatar o que consideramos ser uma lacuna existente, se procede a uma abordagem que tem no elemento histórico – cuja fonte privilegiada é o Prólogo à Segunda Parte da História de S. Domingos – o seu ponto de referência, mas para a qual são igualmente importantes os textos autorais: “Memória ao Conservatório Real”, as Notas do autor, e ainda o “Prólogo dos editores”.