Mestrado em Arte e Educação | Master's Degree in Art and Education - TMAE
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Arte e Educação | Master's Degree in Art and Education - TMAE by Subject "A/r/tografia"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- O corpo pluralPublication . Martins, Carla Sofia de Jesus; Saldanha, ÂngelaNa investigação O Corpo Plural pretende-se, a partir da base metodológica da A/r/tografia, refletir sobre a multiplicidade, a multidimensionalidade do que é ser simultaneamente artista, professor e investigador, refletindo igualmente sobre os interstícios, o entre, as aberturas onde se entrecruzam estes três “eus” que vivem num mesmo corpo. Assumem, por isso, grande importância os registos de caráter autobiográfico, produzidos com recurso às ferramentas da arte contemporânea, que traçam uma narrativa complementar à que se esboça no estudo sobre o objeto artístico Opus 3, espetáculo de cariz performático e itinerante, destinado à primeira infância, que é mote e está na origem desta investigação.
- "Cultura popular a dançar: a sabedoria popular em movimento"Publication . Nunes, Carla Sofia; Saldanha, Ângela; Martins, AmílcarTomando como ponto de partida os provérbios populares (sendo estes deslumbramentos de infância da autora) e o seu potencial enquanto representantes da cultura popular e de um vasto universo imagético, foi criado e desenvolvido um trabalho de dança criativa com alunos do 1.º ciclo do ensino básico. Neste trabalho evidencia-se a importância do desenvolvimento e consolidação de competências no 1.º ciclo e de como é possível à dança criativa, alicerçada nos provérbios populares, assumir um papel marcante. Através da abordagem a/r/tográfica, com excertos autobiográficos, cuidadosamente distribuídos, que acrescentam sentido e humanidade a este estudo de caso, foi possível revelar e relevar o papel da autora enquanto artista/investigadora e educadora. Nestas páginas, acompanhamos um processo de criação artística recheado de teoria e práticas pedagógicas que têm a capacidade de se moldar à mutabilidade das circunstâncias. Nele a autora habita os espaços limiares dos seus papéis e funções. Demonstra-se ainda a importância da ligação e complementaridade entre arte e educação para o desenvolvimento pleno da Criança do Hoje, o Nosso futuro do Amanhã.