Mestrado em Estudos Americanos | Master's Degree in American Studies - TMEA
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Estudos Americanos | Master's Degree in American Studies - TMEA by Subject "American culture"
Now showing 1 - 10 of 20
Results Per Page
Sort Options
- Annie Hall e Manhattan : Woody Allen e a cidade de Nova IorquePublication . Melo, Ana Maria Pereira de Oliveira e; Marques, Maria do CéuResumo - Este trabalho centra-se na minoria étnica/religiosa judeus, porque foram eles, juntamente com outras minorias, que contribuíram para desenvolver o país que os acolheu, nomeadamente, no campo cinematográfico Fazemos também referência aos anos sessenta, porque o seu impacto cultural nos anos setenta foi incontornável e porque foi também, neste período, que os filmes Annie Hall e Manhattan foram filmados estreados, respectivamente em 1976 e 1979, em Nova Iorque, cidade de eleição de Woody Allen. O corpus do trabalho foi dividido em três capítulos: no primeiro tentamos dar uma contextualização histórica e social dos E U A.(adiante designados, por vezes, por América) e de Nova Iorque, mencionando o contributo de alguns judeus, como os pais de Woody Allen,de Woody Allen e de George Gershwin, entre outros, na sociedade WASP. Woody Allen nunca negou as suas raízes judaicas, mas nasceu em Nova Iorque e considera-se um americano com ascendência judaica. Tem ideias muito próprias sobre o Judaísmo e sobre os judeus americanos. No segundo capítulo abordaremos o filme Annie Hall e faremos uma abordagem ao meio artístico da época, anos setenta. O terceiro capítulo lida com alguns aspectos do filme Manhattan e uma atmosfera intelectual e elitista de Nova Iorque, durante os anos setenta
- Da realidade à ficção : a singular heroína em The Scarlet LetterPublication . Sousa, Rita Paula Queirós de; Avelar, Mário
- Deat poets society : um microcosmo da sociedade americana na década de 1950Publication . Cantante, Maria Celeste Henriques de Carvalho de Almeida; Marques, Maria do CéuResumo - A crescente desumanização das sociedades contemporâneas, onde o conformismo se tem instalado e o fundamentalismo e a intolerância têm vindo a desempenhar um papel cada vez mais relevante, tem-nos feito reflectir e investigar sobre as causas e consequências desta crise. Perante estes factos, pensamos que é urgente despertar perante os perigos do conformismo e retomar “The Song of Myself"1 à semelhança da Beat Generation que recriou e inovou a literatura e as artes plásticas através da introspecção, dos inner eyes of man, na década de 1950, nos Estados Unidos da América. No início deste milénio, apelar a Emerson, Whitman ou Thoreau2 e valorizar o aristocrata natural americano, o homem vulgar que é capaz de realizar coisas geniais, através da simplicidade do seu dia-a-dia, seizing the day, making lives extraordinary3, de forma consciente, é uma necessidade e um desafio. A sociedade reflecte os comportamentos, valores e pensamentos dos seus membros, o pensamento da classe dominante e, de igual modo, os seus conflitos, os movimentos discordantes e de contra-cultura. Por consequência, a literatura, as artes plásticas e o cinema propõem-nos a representação de microcosmos das sociedades a que se reportam e são testemunhos das épocas em que são criados. O cinema constitui um poderoso meio de comunicação de massas e, portanto, um veículo de transmissão de ideologias e de mensagens, razão pela qual decidimos privilegiar a sétima arte nesta dissertação, optando pela obra cinematográfica intitulada Dead Poets Society. Através da análise desta narrativa fílmica, procuramos referenciar as características da sociedade norte-americana dos anos de 1950, completando-a com uma abordagem social e cultural do filme Mona Lisa Smile. Estas duas obras cinematográficas permitem-nos reflectir sobre a essência do pensamento humanista ocidental, tradição da sociedade democrática em que estamos inseridos e na qual nos revemos e evidenciar a necessidade de manter vivo o desejo de ser man thinking
- Diálogos transdisciplinares em Girl with a Pearl Earring : a arte como representação da artePublication . Campos, Cristina Maria Susigan Almeida Costa; Marques, Maria do Céu
- E.U.A. e Hollywood : o desejo da projecção globalPublication . Roxo, Eduarda Silva; Marques, Maria do CéuResumo - Ao estudo de processos de globalização contemporânea, encontra-se subjacente, de forma reiterada, a referência a um dos países que parece tê-los impulsionado, os Estados Unidos da América. No âmbito do Mestrado em Estudos Americanos, e não descurando factores políticos e económicos, inclui-se a análise da internacionalização da cultura popular americana, que, ao longo do século XX, foi detendo características hegemónicas a nível mundial, uma vez que os seus símbolos, os seus ícones (cinematográficos e, entre outros, musicais), os seus meios de comunicação social, a sua fast food e o que se entende pela sua identidade cultural parecem ser, até à actualidade, facilmente identificáveis por uma grande parte da população mundial. Há um século que a indústria cinematográfica americana sedeada em Hollywood tem desempenhado um papel preponderante na construção de imaginários hegemónicos (mas também heterogéneos) americanos, fazendo as suas produções parte integrante da cultura popular numa amplitude mundial. A contestação americana e internacional, relativa à actuação dos Estados Unidos enquanto suposta força uniformizadora de identidades culturais e de mercados, foi acompanhada, ou mesmo instigada, por produtos cinematográficos americanos, na sua expansão global, sendo os mesmos, em simultâneo, reflexo e reflector da ascensão do país ao estatuto de superpotência global
- Ethos e subversão em Twilight Sleep, de Edith Warton : uma convocação literária da sociedade americana na década de 1920Publication . Lopes, Olga Florbela Meirinho; Avelar, Mário
- Felicidade e tecnologia em Fahrenheit 451Publication . Pereira, Elisabete Cristina Figueiras Ribeiro de Jesus; Reis, Maria FilipaResumo - A tecnologia faz parte da vida do ser humano, constituindo a força motriz que impulsiona a sua evolução. Paralelamente, a busca da felicidade é uma constante que define o indivíduo, independentemente de diferenças económicas, sociais ou culturais. Todavia, a relação entre felicidade e tecnologia é ambígua, porquanto a última é frequentemente descrita como um meio de atingir a primeira, o que não raras vezes reduz o ser humano à demanda de significado na materialidade dos objectos. A problemática felicidade/tecnologia constitui uma das temáticas de Fahrenheit 451 e o presente trabalho de investigação propõe-se analisar de que modo esta dicotomia é apresentada, tratada e solucionada na referida obra, em que está subjacente a crítica ao efeito nocivo que o excesso de tecnologia pode causar no indivíduo e na sociedade. Como abordagem optou-se pela definição sumária do conceito de felicidade e busca de felicidade em várias épocas históricas, pela análise da importância da tecnologia em três momentos históricos distintos, pelo enquadramento histórico e cultural do momento em que se insere a obra, pela análise de Fahrenheit 451e pela definição do papel desempenhado pelos conceitos de conformismo e individualismo na busca da felicidade. Em Fahrenheit 451 a tecnologia é apresentada como a antítese da felicidade, que é passível de ser atingida através do regresso à Natureza e do contacto com a literatura e filosofia. Contudo, a tecnologia não é apresentada como um mal per se, mas como uma força neutra, sendo o utilizador responsabilizado pela aplicação daquela e pelas consequências daí resultantes
- Forma sinistra de americanismo : o puritanismo na ética e na retórica do Ku Klux KlanPublication . Sousa, Luísa Maria Vilhena Ribeiro de; Reis, Maria FilipaRESUMO - Nas últimas décadas, os estudos sobre a proeminência sinistra dos grupos de supremacia branca nos Estados Unidos da América, nomeadamente do Ku Klux Klan, têm-se intensificado a nível internacional, embora concentrados na sua trajectória política, social e económica, no perfil psicológico e social dos seus membros ou nos seus motivos e intuitos pessoais. Neste contexto, afigurou-se-nos necessária e pertinente a realização de uma investigação sobre uma outra dimensão de análise – a apropriação da ética e da retórica puritanas pelo Ku Klux Klan. Com este trabalho, pretendemos essencialmente analisar o modo como este grupo de supremacia branca recupera, reproduz e actualiza determinadas concepções da colonização puritana a fim de justificar as suas actividades, convicções, rituais e objectivos propagados por toda a América. Interessa-nos, assim, desvendar as formas mais ou menos subtis de auto-legitimação do exercício de violência figurativa e literal por parte deste grupo, que parecem protegê-lo em termos sociais, políticos, económicos e histórico-culturais de uma extinção a que pretensamente estaria condenado. Para tal, privilegiamos como dimensão de análise fundamental a manifestação da herança puritana no discurso do Ku Klux Klan que perpassa actualmente nos seus sites oficiais, na medida em que nos permite contribuir de forma inovadora para desmascarar as diversas articulações entre os modos de produção de discursos por parte do Klan e os principais pilares em que assenta o Puritanismo americano. No prelúdio deste novo milénio, a interpretação e a explicação dos contornos do movimento do Klan reclamam um estudo aprofundado desse discurso ainda por explorar. Concluímos que a impunidade constitucional relativamente à divulgação da propaganda do Klan na Internet e a tolerância social face à sua promoção da classe média, branca, anglo-saxónica e protestante e à discriminação dos grupos minoritários revelam as fragilidades da sociedade americana, claramente permeável a formas de terrorismo interno
- A fragilidade da natureza humana em The Wings of the Dove : leitura fílmica versus leitura do romancePublication . Carneiro, Carla João Vieira Cunha; Marques, Maria do CéuResumo - À semelhança do texto escrito, o filme tem uma dimensão narrativa importante, servindo-se de uma linguagem própria e apresentando a mesma coerência interna. No presente estudo, na base da narrativa fílmica de The Wings of the Dove, esteve o romance homónimo de Henry James. Apesar de se tratar de uma adaptação livre, o argumentista Hossein Amini e o realizador Iain Softley encontraram um equivalente à prosa de James, substituindo, muitas vezes, os diálogos por gestos ou expressões que revelam o lado emocional das personagens, mantendo intacta a temática da fragilidade da natureza humana. A coerência interna do filme é dada pela divisão em três actos, cada um deles separado por um ponto de viragem que conduz a história numa nova direcção. Quanto às personagens, a protagonista, Kate, deseja casar-se com Merton, um jornalista da classe média, enfrentando a oposição da tia. Encontra a solução para o seu problema em Milly, a jovem americana rica, de cuja fortuna pretende apoderar-se, mas vai enfrentar conflitos diversos, um deles o interior, em que se debate com a sua própria consciência. As personagens envolvidas no triângulo amoroso constituído por Kate, Merton e Milly vão enfrentar conflitos diversos que vão desde o interior ao relacional, social, situacional e cósmico. Todos estes conflitos originam que as motivações, objectivos e acções que empreendem se vão alterando ao longo do filme, contribuindo para que o arco destas personagens sofra, também, alterações. O final do filme é inesperado, dado que Kate e Merton conseguem aceder à fortuna de Milly, mas perdem-se um para o outro. Aqui se encontra a moral do filme, que realça a inutilidade de meios ilícitos para se alcançar um objectivo e faz com que vejamos Kate como a heroína trágica da história
- A guerra-fria : uma análise comparativa dos filmes The Front e Dr. StangelovePublication . Moura, Maria de Deus Cravo Pereira Martins Pais de; Marques, Maria do CéuResumo - Este trabalho analisa a relação entre a situação sócio-política e a indústria do entretenimento, durante o período Macartista nos Estados Unidos, e a problemática da ameaça nuclear como consequência da Guerra-Fria. É dada ênfase particular à análise comparativa das produções cinematográficas The Front e Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb. Esta análise pretende estabelecer a relação entre cinema e história, tendo em conta a influência exercida na sociedade pelas circunstâncias de uma determinada época e revelar o leque de ligações entre os serviços governamentais e o desenvolvimento e difusão da propaganda política, conducente ao cerceamento das liberdades individuais, criando uma época de medo e perseguição. Pretende igualmente denunciar o exagero da paranóia instalada na sociedade norte-americana em relação à ameaça real do holocausto nuclear no período da Guerra-Fria e despertar a consciência sócio-política do espectador pretendendo desenvolver o seu sentido estético através do visionamento destas duas produções de teor humorístico