Mestrado em Estudos Americanos | Master's Degree in American Studies - TMEA
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Browsing Mestrado em Estudos Americanos | Master's Degree in American Studies - TMEA by Subject "20th century"
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- Da realidade à ficção : a singular heroína em The Scarlet LetterPublication . Sousa, Rita Paula Queirós de; Avelar, Mário
- Ethos e subversão em Twilight Sleep, de Edith Warton : uma convocação literária da sociedade americana na década de 1920Publication . Lopes, Olga Florbela Meirinho; Avelar, Mário
- Felicidade e tecnologia em Fahrenheit 451Publication . Pereira, Elisabete Cristina Figueiras Ribeiro de Jesus; Reis, Maria FilipaResumo - A tecnologia faz parte da vida do ser humano, constituindo a força motriz que impulsiona a sua evolução. Paralelamente, a busca da felicidade é uma constante que define o indivíduo, independentemente de diferenças económicas, sociais ou culturais. Todavia, a relação entre felicidade e tecnologia é ambígua, porquanto a última é frequentemente descrita como um meio de atingir a primeira, o que não raras vezes reduz o ser humano à demanda de significado na materialidade dos objectos. A problemática felicidade/tecnologia constitui uma das temáticas de Fahrenheit 451 e o presente trabalho de investigação propõe-se analisar de que modo esta dicotomia é apresentada, tratada e solucionada na referida obra, em que está subjacente a crítica ao efeito nocivo que o excesso de tecnologia pode causar no indivíduo e na sociedade. Como abordagem optou-se pela definição sumária do conceito de felicidade e busca de felicidade em várias épocas históricas, pela análise da importância da tecnologia em três momentos históricos distintos, pelo enquadramento histórico e cultural do momento em que se insere a obra, pela análise de Fahrenheit 451e pela definição do papel desempenhado pelos conceitos de conformismo e individualismo na busca da felicidade. Em Fahrenheit 451 a tecnologia é apresentada como a antítese da felicidade, que é passível de ser atingida através do regresso à Natureza e do contacto com a literatura e filosofia. Contudo, a tecnologia não é apresentada como um mal per se, mas como uma força neutra, sendo o utilizador responsabilizado pela aplicação daquela e pelas consequências daí resultantes
- A guerra-fria : uma análise comparativa dos filmes The Front e Dr. StangelovePublication . Moura, Maria de Deus Cravo Pereira Martins Pais de; Marques, Maria do CéuResumo - Este trabalho analisa a relação entre a situação sócio-política e a indústria do entretenimento, durante o período Macartista nos Estados Unidos, e a problemática da ameaça nuclear como consequência da Guerra-Fria. É dada ênfase particular à análise comparativa das produções cinematográficas The Front e Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb. Esta análise pretende estabelecer a relação entre cinema e história, tendo em conta a influência exercida na sociedade pelas circunstâncias de uma determinada época e revelar o leque de ligações entre os serviços governamentais e o desenvolvimento e difusão da propaganda política, conducente ao cerceamento das liberdades individuais, criando uma época de medo e perseguição. Pretende igualmente denunciar o exagero da paranóia instalada na sociedade norte-americana em relação à ameaça real do holocausto nuclear no período da Guerra-Fria e despertar a consciência sócio-política do espectador pretendendo desenvolver o seu sentido estético através do visionamento destas duas produções de teor humorístico
- Raymond Carver e Bret Easton Ellis : paisagens ficcionais emergentes de um “newly envisioned world"Publication . Pereira, Cristina Santos; Prata, RicardoAssistimos a uma multiplicidade de desafios lançada por esta nova era de finais do século XX: a inconsistência de uma sociedade mediatizada, os instantes fragmentários, a alienação individual, a coexistência constante com a ambiguidade, a ausência da melhor solução, em soma, os próprios questionamentos existenciais e sociais. A leitura da ficção de Raymond Carver e Bret Easton Ellis implica a veiculação do seu newly envisioned world, no qual os fragmentos do real são combinados enquanto construto consensual da experiência empírica. Ambos forjam um sentido diferente da identidade americana, produzindo uma variedade de perspectivas sobre o quadro contemporâneo através dos vários possíveis minimalismos que remetem para uma qualidade ou modo de experiência. Carver procura o sentido das palavras e das coisas no espaço doméstico, reflectindo o género do conto uma condição essencial da nossa era moderna, do nosso sentido de marginalidade no mundo e da nossa percepção, frequentemente ténue, de nós próprios. Por sua vez, Ellis oferece uma visão de um mundo subjugado por uma cultura cada vez mais comodificada, reencontrando-se capaz de reconhecer as jactâncias e as contradições desta nova era, dando lugar a uma reavaliação das lógicas desse quotidiano
- Representações da “estrada" na literatura americana do século XX (1939/1957)Publication . Marques, Eva; Avelar, Mário