Mestrado em Estudos Comparados - Lit. e Outras Artes | Master's Degree in Comparative Studies - Lit. and Other Arts - TMECLOA
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Browsing Mestrado em Estudos Comparados - Lit. e Outras Artes | Master's Degree in Comparative Studies - Lit. and Other Arts - TMECLOA by Subject "Adaptação"
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- A poética do devir nos cruzamentos interartes: a expansão de sentidos da literatura à performance (dança)Publication . Dourado, Elisabete da Costa; Bello, Maria do Rosário LupiEste projeto tem o objetivo de evidenciar o devir que emerge dos cruzamentos artísticos, concretamente nos processos de “adaptação” da literatura para dança (performance) e aferir de que forma esse devir também se pode constituir como elemento de coesão textual na criação da nova obra de arte. Procurar-se-á explorar, entre outros aspetos, de que modo a temporalidade se assume como estratégia narrativa transmedial, possibilitando a (des)construção de textos e a expansão de sentidos e compreender a relevância do recetor na (re)construção de novos tempos narrativos. Na contemporaneidade, o devir nas artes serve-se não só da (des)construção estrutural, como da confluência de linguagens artísticas, na busca de novos sentidos, que se podem transformar e expandir para além do espaço e tempo narrativos até ao infinito. Efetivamente, o estudo fundar-se-á num enquadramento conceptual mais geral, no âmbito dos cruzamentos interartes, não só sobre o conceito de devir, integrado no panorama das artes contemporâneas - a noção de “adaptação” enquanto transcodificação intersemiótica -, como também privilegiará noções gerais de narratologia e de conceitos afetos à análise performativa (dança). Numa perspetiva comparatista, alicerçada no diálogo intermedial e intertextual, encarar-se-á o fenómeno de transposição intersemiótica como forma de criação de novas obras de arte independentes, com novos e inesgotáveis sentidos, ainda que, inexoravelmente, evocativas das obras que inspiraram a sua produção. Assim, o estudo incide na dinâmica relacional, no diálogo interartes, neste caso concreto, literatura (narrativa literária: romance(s) de José Saramago) e dança – performance (Deste mundo e do outro, 2022, de Olga Roriz). Pretende-se adotar uma abordagem comparatista, fundamentada em preceitos teóricos relativos ao conceito de “adaptação”, que envolve dois sistemas semióticos diferentes, evidenciando-se, numa perspetiva intertextual e intermedial, o cruzamento e a interseção de aspetos literários e performativos (dança), preservando-se a essência vital dos temas que se revelam, a relação semiótica entre a arte e a vida, a revelação poética do devir.
- "Sinais de fogo", do romance ao cinema : a adaptação e a (re)construção de significaçõesPublication . Pinho, Armando Jorge da Silva; Bello, Maria do Rosário LupiA literatura e o cinema sempre mantiveram uma relação de proximidade. Atualmente, verificamos que uma obra literária que se torne num best-seller apresenta forte possibilidade de ser adaptada para cinema. Neste sentido, a adaptação hoje, apresenta-se como um ato cultural, em que o leitor, quer seja de um filme ou de um livro, vai migrar entre as duas artes com aparente naturalidade. Nesta dissertação analisamos as aproximações entre estas duas artes que conduzem o espetador de um filme a procurar ler o livro que foi texto de partida e o caso contrário, o de um leitor literário a pretender visualizar a narrativa na versão cinematográfica. Esta inter-relação entre literatura e cinema é consubstanciada pela adaptação, resultado de um trabalho que procura transportar os sentidos de um texto escrito para um texto audiovisual, coloca o adaptador perante uma questão normalmente alimentada pelo espetador e pela crítica em geral, que é a fidelidade do filme ao romance, sobretudo quando este tem reconhecida qualidade literária. Abordaremos os fundamentos que atribuem relevância ao critério da fidelidade, averiguando se este é importante na relação entre estas duas manifestações artísticas, literatura e cinema, e qual o papel do adaptador neste processo. O cinema caracteriza-se por oferecer imagens ao espetador, que as apreende e as funde com as imagens que já fazem parte da sua memória, traduzindo-se numa constante atualização de informação. É uma arte com um carácter persuasivo, verificando-se que intervém na realidade através da veiculação de novas perspetivas, da transmissão de valores e ideologias e na construção da visão da história. Analisaremos este poder interventivo do cinema no imaginário da sociedade, de como o filme pode revelar mundos que são divergentes do mundo factual, alterando as perceções do seu público leitor. Todas estas questões que pretendemos elucidar serão apoiadas pelo estudo da adaptação cinematográfica do romance de Jorge de Sena, Sinais de fogo, realizada em 1995 pelo realizador Luís Filipe Rocha. Esta análise será de carácter comparativo entre as duas obras para melhor exemplificar as questões que vão sendo apresentadas.