Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia | Master's Degree in Multimedia Educational Communication - TMCEM
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- O projecto “Karaoke para flauta" na educação musical do quinto ano de escolaridadePublication . Mateus, João Paulo Guerreiro; Bidarra, JoséEste trabalho incide sobre um novo método para tornar mais eficaz o processo de aprendizagem dos alunos do quinto ano de escolaridade no instrumento flauta, na disciplina de Educação Musical. O método apresentado tem no multimédia o principal factor de comunicação e motivação. O método, que se pode enquadrar no âmbito dos Produtos Educacionais Multimédia, procura apoiar o aluno no estudo e execução de melodias populares (entender como muito conhecidas), de cariz tradicional, na flauta, através da criação de um DVD Karaoke no qual a relação som/nota é sublinhada pela mudança de cor da respectiva figura musical, a qual é acompanhada pela imagem da posição da flauta necessária para a obtenção de cada um dos sons na flauta. O estudo recai sobre a comparação de resultados obtidos pela execução de uma melodia através da pauta em suporte papel e através da pauta em suporte multimédia
- Utilização de wikis na disciplina de matemática do 2º ciclo do ensino básicoPublication . Azevedo, Paulo Jorge Santos de; Tinoca, LuísAs ferramentas da Web 2.0 estão cada vez mais presentes em todos os níveis do ensino. Estas ferramentas são utilizadas em diferentes disciplinas para o desenvolvimento e/ou divulgação de projetos de diferentes naturezas. Os wikis são um exemplo de ferramentas cujas potencialidades têm sido investigadas nos últimos anos, tanto no ensino a distância como no ensino presencial. A possibilidade de se desenvolverem atividades de aprendizagem colaborativa tem sido relatada como motivadora para os alunos. Mas as potencialidades dos wikis vão para além da motivação. A criação de páginas de Internet, visíveis para o público ou apenas para um determinado grupo de pessoas, editáveis por quem for autorizado para tal, que se constituem não apenas como um repositório de texto, imagem e gráficos, mas como instrumentos ou artefactos de aprendizagem, torna os wikis em recursos de aprendizagem a considerar no ensino presencial. Os alunos podem tornar-se, assim, construtores do seu conhecimento, um conhecimento em construção, fruto da colaboração e da negociação. O novo programa de Matemática do Ensino básico, homologado em 2007, e as tarefas propostas pelo Ministério de Educação colocam ênfase na atividade/tarefa realizada em grupo, recolocando o aluno no papel cimeiro do processo de aprendizagem. As recomendações constantes do programa referem a utilização de recursos tecnológicos como meios de exploração de conteúdos. Os meios tecnológicos, hoje disponíveis nas escolas portuguesas, permitem envolver os alunos em atividades colaborativas e interativas que devem ir para além da assistência passiva, de efémero deslumbramento com apresentações animadas ou da exposição unilateral de conteúdos. Pretendemos com este estudo identificar potencialidades e constrangimentos da utilização de um wiki em contexto de sala de aula de Matemática, com uma turma do 6.º ano de escolaridade. Pretendemos também saber se a utilização de uma ferramenta wiki, na disciplina de Matemática, no Ensino básico, como recurso a ser explorado por alunos de forma orientada, pode conduzir ao sucesso das aprendizagens. Concluímos com este estudo, que a utilização de wikis na aprendizagem de conteúdos matemáticos é útil e eficaz, se apoiar aprendizagens colaborativas e for suportada por uma planificação cuidada, com a definição adequada de conteúdos a abordar e com atividades suportadas por guiões de trabalho que coloquem os alunos no centro do processo de construção do conhecimento.