Mestrado em Relações Interculturais | Master's Degree in Intercultural Relations - TMRI
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Browsing Mestrado em Relações Interculturais | Master's Degree in Intercultural Relations - TMRI by Subject "1º Ciclo"
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- A minoria cigana na Comunidade Barreirense: o caso da escolaridade das crianças da Quinta da Mina: análise dos processos de inclusão/exclusãoPublication . Santos, Maria Cecília Freitas Esteves Brás dos; Bastos, Glória
- O multiculturalismo na escola: o caso dos alunos de etnia ciganaPublication . Gabriel, Fernando Manuel Silva; Aires, LuísaResumo - A presente investigação pretende lançar um olhar sobre as concepções pedagógicas dos professores do 1.º Ciclo, da Área Metropolitana do Porto, face à escolarização das crianças de etnia cigana, assim como as expectativas que estas crianças têm sobre a escola. Tendo em conta a problemática em estudo, o universo em análise e a especificidade do tecido sociocultural, recorremos à entrevista como técnica dominante, utilizando, também, fontes de análise documental, dado tratar-se de um procedimento essencial em todos os momentos da pesquisa. A nossa análise será, naturalmente, suportada por quadros teóricos produzidos no âmbito da investigação nas áreas da educação e comunicação intercultural. Considerando que as comunidades dos alunos estudadas se enquadram nas chamadas “classes desfavorecidas”, as diferenças socioeconómicas que existem entre si e as redes sociais em que se movimentam influenciam de forma diferenciada a sua integração na escola, a sua capacidade de interacção e comunicação e as suas expectativas face à mesma. Os professores revelam nos seus discursos alguma preocupação com os alunos de etnia cigana, mas essa preocupação não se traduz, na grande maioria, no desenvolvimento de forma integrada da cultura de etnia cigana, em contexto de sala de aula, e na implementação de práticas pedagógicas diferenciadas e interculturais. O discurso dominante da generalidade dos professores para explicar o insucesso escolar dos alunos de etnia cigana enfatiza muito as tradições culturais e sociais do povo cigano. Os professores colocam a responsabilidade do insucesso escolar sempre do lado das famílias e não do lado da escola. O ensino ministrado nas escolas insere-se maioritariamente num modelo monocultural. Os professores, ao agirem em conformidade com os interesses da cultura dominante, estão a privilegiar a transmissão de conhecimentos e valores sem considerar as realidades sociais e familiares dos alunos, um pressuposto da escola tradicional, de carácter monocultural. Na sequência desta investigação, considera-se indispensável uma mudança nas concepções e nas práticas pedagógicas dos professores sobretudo para que seja vivida uma aprendizagem intercultural em meio escolar
- Um olhar sobre o (in)sucesso escolar na diversidade cultural: estudo de casoPublication . Martins, Lina Susana Trindade Rodrigues; Noronha, Maria Teresa deResumo - O estudo que apresentamos inscreve-se num estudo de caso, no campo da Educação Intercultural. Tem como principal objectivo investigar se o meio influencia o sucesso escolar dos alunos ciganos, africanos e lusos, a relação entre a cultura escolar e a cultura destes alunos, bem como, as expectativas destes grupos culturais face à escola. No processo de investigação usou-se a metodologia qualitativa correlacionada com a quantitativa uma vez que esta se enquadra num estudo etnográfico. Esta pesquisa desenvolveu-se numa escola de 1.º ciclo do distrito do Porto, frequentada por alunos pertencentes ao grupo cultural cigano, africano e luso, predominando actualmente o grupo cultural cigano. Observamos a situação escolar destas crianças, num período de 4 anos (no período de 2002 até 2006); focamo-nos na análise dos questionários distribuídos a uma amostra de docentes e nas entrevistas realizadas com uma amostra de alunos dos vários grupos culturais considerados com insucesso e sucesso escolar. De um modo geral, verifica-se que os alunos ciganos apresentam elevado absentismo escolar e frequentes problemas de adaptação, o que não se verifica nos alunos lusos e nos alunos africanos. É significativo o número de retenções no 2.º ano de escolaridade e o abandono escolar precoce dos alunos ciganos. Nesta abordagem mostramos como é fundamental a utilização de metodologias adequadas e de uma formação de professores centrada numa abordagem inter/multicultural