Mestrado em Administração e Gestão Educacional | Master's Degree in Administration and Educational Management - MAGE
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- Expectativas parentais em relação à escola pública dos 2º e 3ºCiclos do Ensino BásicoPublication . Domingues, Maria Alice; Fernandes, SousaRESUMO - Através desta investigação pretendeu-se conhecer as expectativas parentais em relação à Escola Pública do Ensino Básico dos 2º e 3º Ciclos, em meio rural e urbano, do distrito do Porto, com público escolar homogéneo – desfavorecido - a nível económico e social. Começámos por efectuar um trabalho de pesquisa literária que nos permitiu conhecer as perspectivas de autores diversos no que respeita às grandes alterações verificadas na sociedade e a inadaptação da escola a essas transformações. Seguidamente, referiu-se o ponto de vista de autores, segundo os quais, a democratização do ensino não conduziu ao êxito escolar de todos os discentes, constatando-se que o sucesso académico e social das crianças e dos jovens tem continuado a ser, regra geral, um privilégio daqueles que detêm o poder económico e social. Seguindo o pensamento de autores mencionados em notas de rodapé, foram referidas as atitudes a adoptar face à instalação da escola de massas no nosso país. Dado que era o objecto do nosso estudo conhecer as expectativas parentais sobre: finalidades e saberes escolares, currículo escolar e métodos de ensino/aprendizagem, corpo docente, recursos materiais da escola, relação escola família, procedeu-se a uma análise mais aprofundada destas temáticas. Seguiu-se a fase empírica da nossa investigação, tendo sido adoptados técnicas e modelos qualitativos e quantitativos. Constatámos que a grande maioria dos encarregados de educação, tanto do espaço urbano, como do espaço rural, deseja que a escola prepare os seus educandos para o prosseguimento de estudos superiores, para uma boa inserção no mundo laboral, para o exercício da democracia e da cidadania. Os pais manifestaram um profundo desejo de um futuro promissor para os seus filhos. Esperam que a todos, sem excepção, seja facultada uma escola de qualidade, onde impere a disciplina, o respeito e o trabalho, para que, em segurança, os alunos adquiram formação nas vertentes científica, social e ética. Os inquiridos evidenciaram, também, a disponibilidade de interagir, de algum modo, com a escola. Considerando as características relativas ao aspecto confidencial destes processo de obtenção de informações, estamos certos de que estas correspondem inteiramente aos anseios e inquietações parentais. Assim, Considera-se profícua a realização deste estudo, visto que facultou informações importantes quer para docentes, quer para directores escolares
- Lideranças intermédias na escola : o papel do coordenador dos directores de turma numa escola básica dos 2.º e 3.º ciclos do Concelho de Vila Franca de Xira : estudos de casoPublication . Oliveira, Ana Cristina Correia de; Bastos, GlóriaA coordenação dos directores de turma é uma estrutura de coordenação educativa e de supervisão pedagógica com relevância em termos de orientação, acompanhamento e supervisão dos docentes que exercem as funções de director de turma. Com o presente trabalho pretende-se compreender, com recurso à metodologia de estudo de caso, qual o papel do coordenador dos directores de turma, numa escola concreta, bem como o tipo de liderança por ele exercido. Para concretizar o nosso objectivo procedemos, em primeiro lugar, a uma análise da legislação em vigor e dos documentos internos da escola, bem como de outros estudos já realizados no âmbito desta temática. Posteriormente, recorremos à análise documental, às reuniões do conselho de directores de turma e à entrevista aos directores de turma, às coordenadoras dos directores de turma e ao presidente do conselho pedagógico, para procurar compreender e identificar as competências, as funções e as responsabilidades inerentes ao exercício do cargo de coordenador dos directores de turma e, também, o tipo de liderança exercido pelas docentes que exercem este cargo na escola que foi nosso objecto de estudo. Procurámos, ainda, elencar os aspectos positivos, negativos e a melhorar quer no trabalho das coordenadoras dos directores de turma, quer dos próprios directores de turma. Pudemos verificar que, para o exercício do cargo de coordenador dos directores de turma, é importante considerar as capacidades de relacionamento interpessoal, de liderança e o perfil individual, bem como o conhecimento aprofundado da legislação vigente. Salientamos, por fim, a grande ligação das coordenadoras dos directores de turma, e dos próprios directores de turma, às regras e à Lei, o que configura o exercício de cargos com uma grande carga burocrática.
- Processo de implementação da autoavaliação na escola : contributos para a sua definiçãoPublication . Areal, Andrea Rute de Almeida Barreto Dias; Barreto, Maria AntóniaPerante a exigência de escolas mais eficazes e eficientes, a avaliação das escolas assume-se como um instrumento fundamental para a sua consecução. Para além da avaliação externa, o DL 31/2002, de 20 de dezembro, contempla o processo de autoavaliação, o qual implica uma visão interna por parte de diferentes atores e permite a obtenção de informação mais rápida e fácil dos processos que lá decorrem. Desta forma, pretende-se que seja desenvolvido um processo de autoavaliação de acordo com o contexto específico de cada escola, através da identificação das fragilidades e potencialidades, que deve servir de base para a definição do respetivo plano de melhoria e desenvolvimento. Não se verifica na Região Autónoma da Madeira a exigência de um processo formal de autoavaliação, apesar de reconhecida como necessária, procedendo a maioria das escolas à mesma, embora de um modo informal. O presente estudo pretende conhecer as práticas e a cultura de avaliação existentes numa escola do ensino básico dos 2º e 3º ciclos e ensino secundário da Região Autónoma da Madeira, e auscultar os professores sobre os procedimentos a adotar nas diferentes fases do processo, caso a escola opte por um processo formal de autoavaliação, ou este passe a ser de cariz obrigatório na região. De uma forma geral, verificou-se uma convergência da opinião do corpo docente sobre a importância estratégica da autoavaliação, tendo sido identificados os aspetos facilitadores e constrangedores de implementação do processo e as estratégias para a promoção de uma cultura de autoavaliação, mudança e melhoria contínua.