Línguas, Literaturas e Culturas Estrangeiras | Artigos em revistas nacionais / Papers in national journals
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Browsing Línguas, Literaturas e Culturas Estrangeiras | Artigos em revistas nacionais / Papers in national journals by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
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- Emotions, online teaching and online evaluation in higher education during a pandemicPublication . Runa, Ana; Oliveira, Susana; Cardoso, CarlaThe present exploratory study aims to identify and assess positive and negative emotions felt by students from two higher education institutions regarding the change in the evaluation paradigm (from on-site to online) during the lockdown period resulting from the COVID-19 pandemic. A questionnaire with two Likert scales (emotional Well-being and emotional Ill-being) was applied for data collection. The results reveal the experience of more positive than negative emotions, indicating that online evaluation does not intensify negative emotions besides those usually associated with the evaluation process itself. On the contrary, there is a higher record of positive emotions related to the newly instituted evaluation model. The exploratory study also suggests that the new teaching and evaluation model may benefit students' emotions and improve their academic success, promoting emotional well-being.
- Gamificação e formação de professores em letras e educação: mapeamento sistemático de literaturaPublication . Larré, Julia; Relvas, Maria de Jesus; Oliveira, SusanaEste artigo apresenta os resultados de um mapeamento sistemático da literatura (PETERSEN et al., 2008) que identificou documentos científicos escritos em português e relacionados com o tema da Gamificação (BUSARELLO, 2016; ALVES, 2015; DETERDING et al., 2011) e da formação docente vinculada aos cursos de Letras e Educação. Para isso, definimos strings de busca, critérios de inclusão e exclusão e realizamos um mapeamento de documentos científicos para três grandes repositórios digitais: Repositórios Científicos de Acesso Aberto em Portugal (RCAAP), Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD – Brasil), SciELO – Brasil (Scientific Electronic Library Online). Os resultados mostram um pequeno número de documentos que surgiram nos últimos cinco anos (2018-2022), tratando do tema da Gamificação na formação de professores no contexto dos cursos de graduação em Letras e Educação. Devido à pequena quantidade de documentação no repositório, verificamos que ainda há muito espaço para pesquisas que analisem as possibilidades e limitações da Gamificação no contexto da formação de professores. Além disso, no contexto acima, concluímos que existe um amplo campo de experimentação sobre as formas de ensinar e aprender, e sobre a adaptação de ambientes virtuais de ensino-aprendizagem para a Gamificação de práticas didático-pedagógicas na formação de professores.