CIAC-UAb - Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Polo da Universidade Aberta
Permanent URI for this community
Este grupo de investigação visa a realização de pesquisa tanto ao nível da computação e dos computadores como das tecnologias dos media juntamente com a conceção de experiências estéticas altamente apelativas e envolventes que fundamentem o desenvolvimento de artefactos computacionais criativos e inovadores fortemente interligados com cenários de fruição e uso de cariz artístico, intercultural e socialmente intervencionistas, permitindo compreender e alargar as fronteiras da arte e da tecnologia, da cultura, do entretenimento e da educação e as suas implicações no quotidiano.
Browse
Browsing CIAC-UAb - Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Polo da Universidade Aberta by Sustainable Development Goals (SDG) "08:Trabalho Digno e Crescimento Económico"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Ciberperformance: da transposição à inovaçãoPublication . Veiga, Pedro Alves daEste artigo visa explorar e identificar formas de ciberperformance nativas do meio digital e/ou telemático, com especial ênfase nas surgidas durante o período pandémico. As tecnologias digitais contribuem para a alteração ou disrupção de práticas estabelecidas, criando oportunidades de inovação em toda a economia criativa. Este fenómeno foi potenciado pela pandemia do COVID-19, que ao dificultar a fruição dos espaços públicos, contribuiu para um aumento significativo de experiências ao vivo nas principais redes sociais. Para tal, a resposta imediata de artistas e instituições das artes foi a transposição literal dos seus eventos e criações para sistemas de videoconferência ou videodifusão, como Zoom, Microsoft Teams ou Google Meet. No entanto, os nativos digitais encontraram caminhos e motivações para ir além da simples transposição da exibição ou performance tradicional para as redes sociais e media digitais, dando origem ao que se pode designar por ciberperformance nativa, constituindo novos formatos artísticos e produtos culturais, cuja criação é moldada pelas próprias tecnologias e redes de informação. Importa, pois, explorar a natureza da literacia digital artística, criativa e performativa. E importa entender como a experiência estética, participativa e de interação social das audiências é moldada pela fruição artística destas ciberperformances nativas.
- A influência da média-arte digital no instrumentista e na performance: novos caminhos performativosPublication . Travasso, Rui; Veiga, Pedro Alves da; Gomes, JoséO objetivo deste artigo é identificar e discutir a evolução impulsionada pelo uso das tecnologias digitais na performance musical instrumental. Limitamos o foco à performance musical de instrumentos identificados como pertencentes à família orquestral da tradição ocidental, de modo a auferir as repercussões, quer na performance, quer no instrumentista e considerando três aspetos chave da média-arte digital: interatividade, aleatoriedade controlada, e virtualidade. Por um lado, a junção destas duas áreas - média-arte digital e a performance musical instrumental - proporciona a aquisição de caraterísticas digitais aos instrumentos tradicionais e à sua performance, fornecendo novos caminhos interativos e iterativos. Por outro lado, a mesma junção, favorece também um nível de performance único devido ao elevado nível de especialização dos instrumentistas, possibilitando que a obra seja singular e irrepetível. Tudo isto conduz a uma evolução da notação musical, a uma criação de novas técnicas instrumentais e performativas, novos conceitos, uma ampliação multidisciplinar do papel dos instrumentistas e uma evolução na relação da média-arte digital com a música instrumental. No que concerne à estrutura, o artigo realiza primeiramente uma definição sobre ambas as áreas abordadas e posteriormente desenvolve os três aspetos mencionados com a adição da generatividade como aspeto inerente, identificando as diversas formas em como estas características artísticas se vão relacionando e evoluindo, assim como a sua repercussão na performance musical instrumental.
- Patient Zer0: creating online generative art during the COVID-19 PandemicPublication . Veiga, Pedro Alves daPatient Zer0 is an interactive generative artwork, designed around the poem “In Memory of Anyone Unknown to Me” by Elizabeth Jennings and created during the first confinements imposed by the COVID-19 pandemic in 2020. While it has been showcased in several online exhibitions, this article details and analyses, for the first time, the artwork's algorithmic approach, as well as its aesthetics, the different media components, and the artist's intentions behind their inclusion and combination. In line with Springgay's, Irwin's, and Kind's a/r/tography, a recent creative research method is presented here, a/r/cography, which is complemented by a phenomenological dimension, as the author experienced the events from a physical, intellectual, and emotional perspective, in isolation, while at home in Portugal. The whole process was documented in a digital journal, which not only supported the underlying research but also documented the artwork variants and evolution. Patient Zer0 was entirely coded in Processing.js.
- Poetics of instability: subversion of gravity through digital performative artPublication . Trigo, Clara; Santana, Ivani; Veiga, Pedro Alves daEste artigo aponta a subversão da gravidade como uma das características da poética de instabilidade, conceito já anteriormente proposto e desenvolvido pelos autores, a partir da seleção e análise de nove artefatos de média-arte digital, cujo mote poético principal é o interesse em desestabilizar as percepções sobre a gravidade. Nesta fase inicial foram analisadas imagens disponibilizadas pelos próprios artistas em plataformas abertas na internet. Interessava saber: que efeitos/sensações são perseguidos e provocados? Quais as estratégias artísticas para realizar a desestabilização? Que diferenças e semelhanças há entre estas iniciativas? Como diferentes estratégias podem provocar diferentes impactos nos processos e nos resultados? Para melhor responder a estas questões foram destrinchadas as estratégias de subversão – ou desestabilização – da gravidade encontradas nos artefatos e foram elaboradas categorias de análise pautadas nas relações entre as variáveis observadas. Os achados estão detalhadamente discutidos e sintetizados em tabelas.