Antropologia / Antropology
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Antropologia / Antropology by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Antropologia cultural: caderno de apoioPublication . Sousa, LúcioO Caderno de Apoio da disciplina de Antropologia Cultural tem como objectivo apresentar ao aluno os conteúdos e objectivos do programa e sua articulação com o livro adoptado, facultar textos e conceitos que complementem os temas abordados, desenvolver matérias não abordadas e propor um conjunto de indicações bibliográficas complementares para o estudo e aquisição de competências no âmbito da disciplina. O estudo, e a respectiva articulação entre livro adoptado e caderno de apoio, deve ser preparado tendo em conta das indicações dadas nos “Conteúdos temáticos e material de trabalho”, bem como no quadro “Onde estudar os conteúdos/objectivos específicos” que inicia cada um dos temas. Os temas 3. Origem e evolução das sociedades humanas e 5. Antropologia: mudança cultural, globalização e identidades, bem como os sub-temas 2.1 A evolução e variação biológica; 4.1 Estratificação social e 4.5 Antropologia e Arte, são trabalhados exclusivamente no livro adoptado. O Caderno é um instrumento de trabalho que se articula com o livro adoptado e com a página Web da disciplina que deve ser consultada regularmente e onde serão actualizadas fontes de estudo.
- As cobras no mundo, o mundo das cobras: narrativas de temor e reverência em Timor-Leste e um evento etnográficoPublication . Sousa, LúcioEste texto analisa a representação e narrativas sobre as cobras em Timor-Leste, procurando descrever os sentimentos ambivalentes, o temor e a reverência, associados à sua presença e interação com os humanos, vivos e antepassados.
- "Este é o princípio da relação”: o bétel e a areca como suportes materiais de tradução cultural em Timor-LestePublication . Sousa, LúcioO consumo de areca e de bétel é omnipresente no sudeste asiático. Em Timor Leste desempenha um papel fundamental nas sociabilidades diárias, mas também tem um papel essencial em contextos rituais. O objetivo deste artigo é analisar como o consumo de areca e bétel, enquanto suporte material de relações sociais, se pode deslocar das relações pessoais ou locais para uma tradução mais global, funcionando como artefacto e autor da tradução cultural, considerando a possibilidade de estas práticas estarem a ser convertidas / traduzidas em performances nacionais.
- Olhares sobre as narrativas de origem de Timor-LestePublication . Sousa, Lúcio; Apoema, Keu; Paulino, VicenteTimor-Leste é um país cuja diversidade etnolinguística tem, entre seus fundamentos, um amplo campo epistemológico de base oral e ancestral, no qual as narrativas de origem se constituem como um de seus elementos fulcrais. Tais narrativas, compreendidas como modos de apreensão do mundo visível e não visível, apresentam-se como dispositivos dinâmicos de interlocução e mediação entre grupos e Casas, tanto internamente, com os de dentro, como com outros, os de fora, colocando-se também, por isso mesmo, como chaves interpretativas para compreender e acessar as realidades locais em suas múltiplas dimensões, inclusive política. Este livro reúne artigos de pesquisadores de Timor-Leste, Brasil, Portugal, Espanha e Ástria com o objetivo de apresentar e discutir tais narrativas a partir de suas dinâmicas de manutenção, circulação e recriação, em diálogo com distintos cenários históricos constitutivos das diversas realidades comunitárias e da Nação. Dividido em quatro grandes temáticas, o livro aborda as narrativas de origem em suas relações com a Casa, suas redes de aliança e o território; as práticas rituais e conceitos de identidade e pertencimento a elas vinculadas; o outro, a alteridade e, por fim; a própria contemporaneidade em movimentos de continuidade e reinvenção.
- A prática da antropologia: caderno de apoioPublication . Sousa, LúcioA antropologia não se confina ao mundo académico e cada vez mais o papel dos antropólogos se destaca no domínio público. A presente disciplina pretende analisar as estratégias que têm vindo a ser desenvolvidas para a aplicação do conhecimento e instrumentos de investigação da antropologia na resolução prática de problemas sociais, desenvolvendo simultaneamente uma reflexão crítica sobre os princípios éticos que devem nortear esse desempenho.
- State appropriation of traditional actors and oral narratives in Timor-LestePublication . Sousa, LúcioIn Timor-Leste, the lia na`in (lian = word; na`in = lord, master) – leaders of customary practice – are becoming key to tradition, to “kultura” (culture), an emerging area of public cultural policies. Traditionally associated with the local communities and the mountains, they are the ones that know and pronounce the words that uncover the origin of the world, and the relationship between mankind, nature, and ancestors. Since 20 May 2002, when political power was handed from the United Nations to the Timorese authorities, several episodes have illustrated that the involvement of the lia na`in has shifted from their traditional local contexts to national ones. From small-scale sociopolitical agents, the lia na`in became a resource as buffers of conflict or of reconciliation, as council members of the suco, the smallest administrative division, and as actors in national state ceremonies, taking part in the process of (re)creating the nation’s cultural identity. The purpose of this article is to discuss the role assigned to lia na`in in state affairs and the nation, particularly the role concerning conflict resolution. The argument, I propose, is that the participation of the lia na`in, as a ritual authority, in state-sponsored ceremonies has become a major resource of credibility to the new national authorities.