Ciências da Informação / Information Sciences
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Browsing Ciências da Informação / Information Sciences by Sustainable Development Goals (SDG) "17:Parcerias para a Implementação dos Objetivos"
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- Contribuição da UAb para a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: o papel do Repositório InstitucionalPublication . Carvalho, Madalena; Caeiro, SandraO trabalho apresenta uma reflexão sobre desafios e oportunidades dos repositórios institucionais enquanto sistemas de informação que permitem gerar indicadores aplicáveis à gestão das organizações. Pretende-se, a partir de indicadores colhidos e analisados de modo sistemático ao longo dos dois últimos anos, demonstrar a relevância do repositório institucional da Universidade Aberta (UAb) - Repositório Aberto enquanto sistema de apoio à gestão. A UAb avalia, de forma sistemática, o desempenho da Sustentabilidade da Instituição, sendo a análise da produção científica uma das formas. Partindo da monitorização relativa ao reporte de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS das Nações Unidas, na produção científica do Repositório Aberto, perspetiva-se a relevância deste processo para obter, de forma sustentada, indicadores relativos ao compromisso da produção UAb para com os ODS e, a partir daí, ao desempenho da produção científica sobre sustentabilidade na Instituição. Apresenta-se uma abordagem teórico-reflexiva, orientada fundamentalmente, pela literatura especializada. Descreve-se o processo de recolha, análise e interpretação dos dados. Efetua-se uma análise da representatividade dos ODS, globalmente e segmentada por tipologia de comunidades. Avaliam-se os resultados e apresentam-se as conclusões.
- Recursos Educacionais Abertos e Agenda 2030: a Universidade Aberta de Portugal (UAb)Publication . Carvalho, MadalenaA educação e a formação, aspetos cruciais do desenvolvimento humano, desempenham um papel central na construção de um mundo sustentável. Para corresponder aos novos contextos de inovação e às exigências da sociedade digital e assegurar a ampliação do acesso à educação, a Universidade Aberta de Portugal disponibiliza, de modo agregado, através da comunidade Recursos Educacionais Abertos (REA) do Repositório Aberto, materiais de ensino, livres em termos de acesso, de transformação e de partilha, cujas temáticas cobrem diversas áreas do saber, transversal a diferentes perfis de utilizadores. A todos os documentos estão associados metadados que asseguram a sua autenticidade, compreensão e utilização, nomeadamente no que concerne ao direito de autor, à utilização legal e legítima em contexto educativo. A cooperação e o intercâmbio com instituições congéneres, constituem uma área de desenvolvimento estratégico, contribuindo para transformar e acrescentar valor à sociedade, dentro e fora das fronteiras nacionais. Para promover a ampliação do acesso aos conteúdos, foi empreendida uma estratégia de estabelecimento de protocolos e parcerias, que permitem, pela interoperabilidade, a integração do Repositório Aberto em redes de produção e disponibilização de Recursos Educacionais Abertos. Os dados estatísticos, expressos no número e nos locais em que os downloads são efetuados, evidenciam que a UAb cumpre o objetivo de promover a qualidade da educação e a capacitação de grandes massas populacionais em contextos geográficos e socioeconómicos diferenciados - ODS-4. As parcerias, o trabalho colaborativo e a interoperabilidade estabelecida sustentam o papel da UAb no apoio internacional para a implementação eficaz e orientada da capacitação em países em desenvolvimento e o reforço da parceria global para o desenvolvimento sustentável – ODS 17.
- Recursos Educacionais Abertos: UAb e Fiocruz, um diálogo institucionalmente provávelPublication . Carvalho, Madalena; Furniel, Ana; Mendonça, Ana Paula; Carvalho, José; Mendes, RosaneO trabalho constitui-se como uma reflexão crítica sobre a parceria institucional, estabelecida entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Universidade Aberta de Portugal (UAb), relativa à interoperabilidade na área dos recursos educacionais abertos. Dois anos depois da assinatura do Protocolo é possível analisar os cenários decorrentes das dinâmicas de colaboração entre serviços e sistemas agregados ao projeto. Referencia-se a metodologia utilizada, nomeadamente os critérios subjacentes à seleção e agregação de documentos, os metadados aplicados à descrição dos conteúdos, as políticas de licenciamento e os mecanismos de aferição da qualidade estabelecidos. Dá-se especial ênfase ao papel desempenhado, nesse âmbito, pelo Serviço de Alojamento de Repositórios Institucionais (SARI) do projeto RCAAP. As percepções gerais e os indicadores colhidos são analisados criticamente a fim de identificar as forças e as oportunidades introduzidas, mas também as fraquezas e eventuais ameaças decorrentes do estabelecimento de projetos de interoperabilidade específicos. Para além da vertente operacional e técnica, o trabalho efetuado consubstancia-se como relevante para a partilha de percepções e desafios, extensíveis a comunidades com interesse na implementação de práticas educacionais abertas.
- O Repositório e o compromisso da Universidade Aberta com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)Publication . Carvalho, Madalena; Caeiro, SandraA Universidade Aberta (UAb) avalia, de forma sistemática, o desempenho da Sustentabilidade da Instituição. No caso da investigação, esta é avaliada através da análise às publicações científicas depositadas no Repositório Aberto. A partir de 2019, é possível associar a cada depósito, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) em que as publicações se enquadram. O objetivo deste trabalho é a partir da análise das publicações do Repositório Aberto, identificar os ODS sobre os quais a produção académica e científica e a investigação realizada na UAb incidem. Efetua-se uma análise da representatividade destes objetivos globalmente e segmentada por comunidade (Teses e Dissertações, Recursos Educacionais e Publicações Científicas) e afere-se o respetivo grau de comprometimento para com os ODS. Analisam-se as variáveis e os padrões de comportamento associadas ao perfil dos depositantes e reflete-se sobre as vantagens e desvantagens da indicação dos ODS no auto depósito. Os resultados preliminares sugerem que, embora possa existir alguma limitação na auto avaliação pelos autores, o que poderá enviesar os resultados, o Repositório Aberto se constitui um sistema de informação, agregador e fonte de verificação por excelência para o fornecimento de indicadores relativos ao nível de compromisso da investigação UAb com os ODS.