LE@D | Mestrados
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Browsing LE@D | Mestrados by Sustainable Development Goals (SDG) "16:Paz, Justiça e Instituições Eficazes"
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- Educação a distância e eLearning no ensino superior em estabelecimentos prisionais em Portugal: realidades, desafios e perspetivas a partir da visão dos atoresPublication . Valente, Sónia Patrícia Silva; Moreira, J. AntónioEm Portugal, a educação é considerada um direito inalienável, sendo que a aplicação de uma pena privativa de liberdade pressupõe que o cidadão ou cidadã percam, apenas, o direito à liberdade física, devendo ser garantidas as condições necessárias para o gozo dos restantes direitos. Neste contexto de privação de liberdade, a Educação a Distância (EaD) pode assumir um papel determinante assegurando uma oferta diversificada ao nível da formação, quer a nível da aprendizagem ao longo da vida, quer a nível do Ensino Superior (ES). Com o intuito de tirar partido desta modalidade e, ao mesmo tempo, desenvolver competências de literacia digital e contribuir para a formação profissional e académica de pessoas em situação de exclusão social, em Portugal, está a ser desenvolvido um projeto na Universidade Aberta (UAb) de Educação a Distância e eLearning em Estabelecimentos Prisionais em Portugal, sendo que é neste contexto que desenvolvemos este estudo. Partindo, pois, da necessidade de realizar um retrato da realidade prisional a nível do ES a nossa investigação baseou-se numa metodologia de cariz qualitativo. Foram analisadas as perceções de estudantes reclusos da UAb (REES), de Técnicos/as Superiores de Reeducação (TSR) e elementos da Direção dos quatro estabelecimentos prisionais em análise (Coimbra, Leiria, Paços de Ferreira e Vale do Sousa), sendo que a informação recolhida foi analisada através da técnica de análise de conteúdo, como o intuito de estabelecer um quadro relativo às condições de aprendizagem dos estudantes da UAb em situação de reclusão. Através da análise realizada pudemos verificar que, à semelhança da população geral, a população reclusa está mais escolarizada, tendo novas exigências ao nível educativo e a EaD parece ser como uma resposta privilegiada para a frequência do ES e, embora não existam, ainda, espaços específicos para o ES dentro dos Estabelecimentos Prisionais (EP), existe a disponibilidade para os mesmos serem criados. Constatamos, ainda, que a principal dificuldade para a implementação do Modelo Pedagógico Virtual (MPV) da UAb em contexto prisional é o acesso à tecnologia – computadores e ligação à internet. Sendo consensual, entre todos os indivíduos participantes no estudo, que é necessário criar melhores condições para os REES e atendendo a políticas públicas como o INCoDE.2030, perspetivamos que a frequência de um curso do ES em EaD na modalidade de eLearning poderá, em breve, contribuir, para que os REES desenvolvam competência digitais – essenciais para a sua plena reinserção na atual sociedade digital.
- Modelo de design de MOOC adaptado às necessidades da formação a distância na estrutura da GNRPublication . Videira, Pedro Miguel Marques; Pedro Barbosa, Cabral; Teixeira, AntónioEste Projeto, entitulado “Modelo de design de MOOC adaptado às necessidades da formação a distância na estrutura da GNR”, pretendeu diagnosticar o estado atual da Educação a Distância (EaD) na Guarda Nacional Republicana e propor um modelo de MOOC, adaptado às exigências da instituição, inserida num contexto de transformação digital. O trabalho inicia-se com uma análise teórica da EaD, que aborda a sua evolução histórica, apresentando ainda uma discussão profunda sobre a Educação Aberta e os Recursos Educacionais Abertos (REA), realçando a sua importância na disseminação do conhecimento. A revisão sistemática da literatura, conduzida segundo o protocolo PRISMA, permitiu identificar a literatura relevante que conduziu às lacunas sobre a implementação dos processos de aprendizagem digital nas forças de segurança. Posteriormente, a caracterização institucional da GNR revelou as idiossincrasias do sistema formativo em vigor, apontando as fraquezas e oportunidades que devem impelir à transformação digital. A análise SWOT delineou os fatores internos e externos que influenciam a eficácia dos processos de formação, sublinhando a urgência de integrar novas metodologias que respondam à sociedade contemporânea. Este processo fundamentou a necessidade de uma abordagem inovadora para a formação na GNR, revelando quer os seus benefícios, quer os desafios. Assim, na planificação do projeto, optou-se pela plataforma NAU, e pela definição de um MOOC estruturado em sete módulos, com conteúdos centrados nos Direitos Humanos – tema estrutural e de fácil acesso – com atividades interativas e de avaliação automatizada. Conclui-se que a implementação de um modelo de design de MOOC ajustado poderá potenciar a transformação da formação na GNR, promovendo a atualização e a inclusão do efetivo, e reforçando o seu conhecimento e competências. Foram evidenciados alguns desafios, como a resistência à mudança e a necessidade de investimento em tecnologia e na formação de formadores, o projeto aponta para um caminho promissor que alia o rigor teórico a soluções inovadoras. Estes resultados evidenciam que a convergência entre as TIC e as práticas pedagógicas modernas pode servir de paradigma para futuras iniciativas de EaD na área da segurança.
