e-Letras com Vida - Revista de Estudos Globais: Humanidades, Ciências e Artes (e-LCV)
Permanent URI for this collection
Publicação científica semestral do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta (CEG-UAb) e do Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes (IECCPMA). Visa divulgar estudos originais sobre Literatura, especialmente encarada na sua inscrição cultural e em diálogo com a História, a Filosofia, as Artes e as Ciências
Browse
Browsing e-Letras com Vida - Revista de Estudos Globais: Humanidades, Ciências e Artes (e-LCV) by Sustainable Development Goals (SDG) "03:Saúde de Qualidade"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Apresentação [do] Dossiê Temático: Repensar a História da Assistência e Saúde em Portugal (séculos XII-XX)Publication . Braga, Paulo Drumond; Pinho, Joana Balsa deEste dossiê temático apresenta seis artigos sobre a história da assistência e da saúde em Portugal nas Idades Média, Moderna e Contemporânea. O mesmo integra-se nas atividades do projeto Hospitalis – Arquitetura Hospitalar em Portugal nos Alvores da Modernidade: Identificação, Caraterização e Contextualização (PTDC/ART-HIS/30808/2017), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e dirigido por Joana Balsa de Pinho.
- De porta em porta: os cuidados de saúde nas associações de socorro mútuo: o caso da ASMECLPublication . Pistola, RenatoEntre o final do século XVII e o início do século XX as associações mutualistas afirmaram-se como as principais instituições que prestavam socorros de saúde às classes mais desfavorecidas. O objetivo deste texto é analisar o papel do mutualismo nos modelos de cuidados de saúde existentes em Portugal e enfatizar a necessidade de aprofundar a análise dos mecanismos de proteção social desenvolvidos no período que medeia entre o final do Antigo Regime e a fundação das primeiras instituições mutualistas. A metodologia seguida privilegia um caso de estudo, a evolução da Associação de Socorros Mútuos dos Empregados no Comércio de Lisboa, a primeira associação mutualista portuguesa a desenvolver infraestruturas especificamente dedicadas à prestação de cuidados clínicos.
- EditorialPublication . Rita, Annabela; Martuscelli, TaniaO presente número da e-Letras com Vida traz como dossiê temático o fascinante estudo (sobretudo em tempos de pandemia) sobre saúde e assistência em Portugal, desde a Idade Média ao século xx, coordenado pelos historiadores Joana Balsa de Pinho e Paulo Drumond Braga. As demais secções (Artigos Multitemáticos, Entrevista, Leituras Críticas e Projeto) demonstram como este é um número diversificado que compagina o passado e a atualidade com alguma prospetiva, fazendo jus à redefinição do subtítulo desta revista: Revista de Estudos Globais – Humanidades, Ciências e Artes.
- Os Magalhães e a fundação de hospitais em Ponte da Barca (1560-1590)Publication . Gago, Alice BorgesPartindo do estudo de um arquivo de família, o Almada e Lencastre Bastos, à guarda da Biblioteca Nacional de Portugal, o artigo apresenta novos dados sobre a instituição de hospitais de assistência a pobres e peregrinos quinhentistas, em Ponte da Barca, pela família Magalhães, senhores da mesma localidade.
- "Maternidade ou antecâmara de um inferno feminino?": Alfredo da Costa e a saúde materno-infantilPublication . Reis, Maria de FátimaO artigo aborda as condições da enfermaria de partos de Santa Bárbara, do Hospital Real de S. José, partindo do entendimento de Alfredo da Costa, professor da Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa, médico obstetra nesse hospital e director dessa maternidade. Tanto as lições de abertura do Curso de Obstetrícia da Escola Médico-Cirúrgica, em 1899 e 1900, como o relatório entregue em 1906 ao Conselho da Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa, denunciam as condições deficientes do espaço e a grande carência de materiais, indispensáveis ao bom funcionamento da enfermaria, assim como o depauperado estado físico das parturientes.
- Preocupações caritativas das rainhas medievais portuguesasPublication . Braga, Paulo DrumondEste artigo procura estudar as várias vertentes da ação caritativa e assistencial das primeiras rainhas consortes portuguesas, entre o século XII e os meados do século XV.