Ciências e Tecnologia Web | Web Science and Tecnology
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Browsing Ciências e Tecnologia Web | Web Science and Tecnology by Sustainable Development Goals (SDG) "09:Indústria, Inovação e Infraestruturas"
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- Acessibilidade dos conteúdos educacionais online na perspectiva da experiência do aluno cegoPublication . Lisboa, Isolda Veronese Moniz Vianna; Rocha, Tânia; Barroso, JoãoA educação a distância proporciona acesso a conteúdos educativos de forma assíncrona, síncrona e livre de barreiras geográficas, permitindo que um grande número de pessoas, que de outra forma não poderiam estudar, deem continuidade à sua vida acadêmica. O acesso, no entanto, deve ser oferecido a todas as pessoas de forma igualitária – independentemente das suas capacidades e habilidades - e não limitado ao nível instrumental, proporcionando um modelo de qualidade dinâmico que atenda as necessidades do aluno usuário. As plataformas de e-Learning têm o potencial para melhorar a qualidade do aprendizado e aumentar o acesso à educação desde que estejam atentas às necessidades dos diversos tipos de usuários. Perceber a possibilidade de contribuir investigando a experiência do usuário cego na sua interação com conteúdos educacionais online foi um dos motivos que motivou esta pesquisa. Este estudo pretendeu pesquisar o perfil de acessibilidade dos conteúdos dos sites educacionais à distância – eLearning - das instituições de ensino a distânciabrasileiras na perspectiva da experiência do aluno cego ao interagir com os conteúdos educacionais online. A experiência do usuário aluno cego ao interagir com os conteúdos educacionais nas plataformas de e-Learning é positiva? Há limitações que se apresentam para que ele atinja seus objetivos e tenha suas necessidades preenchidas? Usamos para a obtenção dos dados questionários qualitativos e quantitativos online. Efetuamos uma avaliação UX global de forma a apresentar uma perspectiva, a mais completa que nos seja possível dentro desse universo, sobre a real experiência do aluno cego ao interagir com os conteúdos educacionais - e-Learning - nas instituições avaliadas. Identificamos dificuldades vivenciadas pelo aluno cego na sua interação e propusemos linhas de orientação caminhos para proporcionar uma experiência positiva e de qualidade. Ainda, identificamos a necessidade de uma maior conscientização daqueles envolvidos na educação a distância sobre tais dificuldades e desenvolvemos uma ferramenta, no formato de quiz, para este fim, a ser amplamente divulgada para este público.
- Facial analysis with depth maps and deep learningPublication . Brito, Paulo; Carvalho, ElizabethA recolha e análise sequencial de dados multimodais do rosto humano é um problema importante em visão por computador, com aplicações variadas na análise e monitorização médica, entretenimento e segurança. No entanto, devido à natureza do problema, há uma falta de sistemas acessíveis e fáceis de usar, em tempo real, com capacidade de anotações, análise 3d, capacidade de reanalisar e com uma velocidade capaz de detetar padrões faciais em ambientes de trabalho. No âmbito de um esforço contínuo, para desenvolver ferramentas de apoio à monitorização e avaliação de emoções/sinais em ambiente de trabalho, será realizada uma investigação relativa à aplicabilidade de uma abordagem de análise facial para mapear e avaliar os padrões faciais humanos. O objetivo consiste em investigar um conjunto de sistemas e técnicas que possibilitem responder à questão de como usar dados de sensores multimodais para obter um sistema de classificação para identificar padrões faciais. Com isso em mente, foi planeado desenvolver ferramentas para implementar um sistema em tempo real de forma a reconhecer padrões faciais. O desafio é interpretar esses dados de sensores multimodais para classificá-los com algoritmos de aprendizagem profunda e cumprir os seguintes requisitos: capacidade de anotações, análise 3d e capacidade de reanalisar. Além disso, o sistema tem que ser capaze de melhorar continuamente o resultado do modelo de classificação para melhorar e avaliar diferentes padrões do rosto humano. A FACE ANALYSYS, uma ferramenta desenvolvida no contexto desta tese de doutoramento, será complementada por várias aplicações para investigar as relações de vários dados de sensores com estados emocionais/sinais. Este trabalho é útil para desenvolver um sistema de análise adequado para a perceção de grandes quantidades de dados comportamentais.
- HyperCube: as novas metáforas e algoritmos para conceção de interfaces, leitura imersiva e visualização da informaçãoPublication . Lima, Alessandro Rego de; Rocha, Tânia de Jesus Vilela daA Tecnologia da Informação cria recursos de hardware e software cada vez mais avançados, no entanto, a maioria dos aplicativos permanecem restritos aos paradigmas da metáfora do desktop. Esta tese propõe o modelo HyperCube como um conjunto de metáforas e algoritmos focada na Computação Centrada na Pessoa, baseada em hardware e software avançados, independente de dispositivo que explora as capacidades cognitivas-espaciais do utilizador e as propriedades geométricas do tesserato (hipercubo-4D), como possível novo paradigma de interface digital. Nesta tese, o hipercubo-4D e o tempo compõem o espaço de interação penta dimensional onde cada lado do tesserato é a viewport-3D de uma aplicação, chamada WorkScene. Além de gerenciar WorkScenes, o modelo possui um “DataAxis” para intercomunicação, que permite a edição simultânea de um mesmo arquivo por várias aplicações sem violar as regras do sistema operativo. Os elementos visuais são dispostos em três níveis de profundidade 1) A “BackCourtain”, imagem e cor semitransparente que auxiliam na imersão, presença e contexto espacial; 2) A viewport-3D, onde estão as faces agrupadas pelo bindery, e a câmara virtual; 3) A ShopWindow, que se assemelha a um desktop tradicional. HyperCube4X é o protótipo que implementa este conceito. Possui três WorkScenes que tratam diferentes visualizações a) HyperBook, gerenciador de imagens e leitor de e-books; b) HyperRelational, visualização de dados relacionais; c) HyperAnalyzer, visualizador de dados analíticos. Portanto, o modelo propõe uma experiência aprimorada combinando tecnologia, metáforas e algoritmos com a cognição humana para reduzir a curva de aprendizado e melhorar engajamento e produtividade.
- Uma proposta de escalonamento de tarefas sensível ao contexto de aplicações móveis no paradigma fog computingPublication . Barros, Celestino Lopes de; Silva, Hugo Alexandre Paredes Guedes da; Rocio, Vitor; Sousa, André Filipe Esteves deOs pedidos de execução de aplicações na arquitetura cloud e no paradigma fog são geralmente heterogéneos em termos de contextos ao nível dos dispositivos e das aplicações. O escalonamento dos pedidos nessas arquiteturas é um problema de otimização com múltiplas restrições. Apesar dos inúmeros esforços, o escalonamento de tarefas nessas arquiteturas e paradigmas continua a apresentar alguns desafios aliciantes que nos levam a questionar a forma como as tarefas são encaminhadas entre os diferentes dispositivos físicos, nós da fog e cloud. A fog é definida como uma extensão da cloud, que disponibiliza serviços de processamento, armazenamento e rede próximo da edge network, e devido à densidade e heterogeneidade de dispositivos, o escalonamento é muito complexo e, na literatura, encontramos ainda poucos estudos. Contrariamente, o escalonamento na cloud é amplamente estudado. Diversos trabalhos de investigação abordam, no entanto, essa questão na perspetiva de provedores de serviço ou otimizam os níveis da qualidade de serviço (QoS) da aplicação. Ignoram, porém, informações contextuais ao nível do dispositivo e dos utilizadores finais e as suas experiências de utilização (QoE). Procurando trazer contributos inovadores nas áreas de escalonamento de tarefas e computação distribuída, nesta tese, é proposta uma solução para o problema de escalonamento de pedidos sensível ao contexto para o paradigma fog que minimiza os tempos de execução da aplicação e maximiza as suas prioridades. Os diferentes parâmetros de contexto são normalizados através da normalização Min-Max. A prioridade de cada pedido é definida através da aplicação da técnica de análise Multiple Linear Regression (MLR) e o seu escalonamento com vista a otimizar a QoE dos utilizadores, é feito recorrendo a técnica de Otimização Multi-Objective Non-Linear Programming1 (MONLP). Os resultados experimentais, encontrados a partir de simulações no kit de ferramentas iFogSim, demonstram que a nossa proposta de escalonamento apresenta um melhor desempenho em comparação com as propostas não sensível ao contexto (First Come First Served, Shortest Job First e QoS-based), relativamente às métricas: percentagem de execução dos pedidos com sucesso, tempo de espera e QoE dos utilizadores.