CEMRI | Capítulos/artigos em livros internacionais / Book chapters/papers in international books
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Browsing CEMRI | Capítulos/artigos em livros internacionais / Book chapters/papers in international books by Sustainable Development Goals (SDG) "08:Trabalho Digno e Crescimento Económico"
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- Educação ambiental, empregos verdes e sustentabilidadePublication . Ramos, Maria da Conceição PereiraAs alterações climáticas constituem um dos maiores desafios do século XXI e as suas respostas devem ser integradas em estratégias nacionais e internacionais. A degradação ambiental, percebida pelo desequilíbrio ecológico e a desigualdade social advindas do processo de desenvolvimento socioeconômico impuseram à população mundial um ônus incalculável. O processo das alterações climáticas e as múltiplas catástrofes naturais, como as secas ou as enchentes, bem como, a longo prazo, a desertificação ou a subida do nível médio da água do mar, forçam milhões de pessoas a deslocarem-se. O desenvolvimento sustentável reduz a vulnerabilidade a catástrofes ambientais e alterações climáticas, podendo esta redução atenuar um dos importantes problemas atuais, o da migração forçada, ou o dos chamados refugiados ambientais. A participação dos especialistas das diferentes ciências humanas e sociais é essencial para a promoção do desenvolvimento sustentável, havendo muito a fazer, nomeadamente, nos domínios da conscientização ambiental, da educação e da formação. O texto chama a atenção para a necessidade de uma educação multidisciplinar que busque uma consciência ambiental, valores cooperativos relacionados à sustentabilidade e ao bem-estar social, económico e ambiental. Tendo em conta este objetivo, o texto defende que o sistema educacional precisa fazer frente à necessidade de desenvolvimento de competências na área ambiental. Destaca igualmente a necessidade de um novo paradigma económico, uma economia multidimensional que reconheça a paridade entre os diferentes pilares do desenvolvimento sustentável, em que o bem-estar social, o econômico e o ambiental sejam inseparáveis para construir um mundo mais igualitário, culturalmente diverso e ecologicamente viável.
- Educação e comunicação na prevenção, segurança e saúde no trabalhoPublication . Ramos, Maria da Conceição Pereira; Patricio, OlívioO crescimento e a diversificação de riscos na sociedade contemporânea têm solicitado cada vez mais a ação e a aplicação aos riscos profissionais na segurança e proteção da saúde. Promover a saúde e a segurança no local de trabalho implica informar todos os intervenientes sobre as ações com esse objetivo utilizando diversos canais de comunicação (tais como cartazes, painéis informativos, intranet, reuniões, etc.), assim como diferentes tipos de formação. A promoção da segurança e saúde no local de trabalho baseia-se numa cultura saudável que exige uma gestão adequada do risco, implicando o risco a interação pessoa/trabalho, a possibilidade de que um trabalhador sofra um dano provocado pelo trabalho, constituindo-se assim como uma dimensão intrínseca à atividade. A formação e a informação têm uma importância fundamental na metodologia da prevenção e daí o relevo que lhes é dado na legislação e nos planos, estratégias e políticas nacionais e europeias, como veremos neste texto. Incluir na educação a temática da saúde e segurança no trabalho constitui um elemento fundamental para o desenvolvimento de uma cultura de prevenção e segurança, através do ensino das crianças e dos jovens adultos no sentido de viverem e trabalharem com mais segurança e qualidade. É importante uma abordagem multi/interdisciplinar integrada da SST, tendo em conta o bem-estar físico, mental e social das mulheres e dos homens nacionais e estrangeiros no trabalho, em todos os setores, público, privado e terceiro setor, e, sobretudo na economia informal. Esta abordagem global é fundamental no que respeita aos riscos novos e emergentes de SST, como o crescimento de riscos psicossociais, fruto das novas configurações laborais face a uma economia mutável, bem como para garantir um desenvolvimento económico e social sustentável. Para implementar programas e políticas de reforço da prevenção de acidentes e doenças profissionais são indispensáveis ações de divulgação e sensibilização, a melhoria contínua dos sistemas de SST, assim como o aperfeiçoamento de estratégias preventivas. É necessário um trabalho de sensibilização nas empresas que conduza a maior consciencialização de todos os envolvidos dos riscos e perigos associados ao ambiente de trabalho e aprendendo a evitá-los, e a boas práticas para garantir que empregadores e representantes dos trabalhadores encontrem soluções nos locais de trabalho que previnam os riscos laborais. Para desenvolver e sustentar uma cultura de prevenção em matéria de SST, é preciso melhorar a utilização dos meios disponíveis para favorecer a informação, a comunicação e o conhecimento dos riscos, assim como o modo de os prevenir e controlar. Meios de comunicação como a internet, as aplicações em linha e as redes sociais oferecem uma variedade de instrumentos que podem promover mais possibilidades para chegar a um número maior e mais diversificado de trabalhadores, nomeadamente aos mais jovens. Os aspetos multidimensionais da saúde e da qualidade de vida devem ser conjugados com políticas públicas e privadas eficazes, europeias e nacionais, que respondam aos principais desafios da saúde ocupacional na atualidade.