Língua, Literatura e Cultura Portuguesas | Livros / Books
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Língua, Literatura e Cultura Portuguesas | Livros / Books by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Desafios em língua portuguesa: do olhar da linguística textual à perspetiva retórica-argumentativaPublication . Seara, Isabel; Marquesi, Sueli Cristina; Ferreira, Luiz AntônioEste e-book, que ora se apresenta, é a celebração escrita do encontro. A escrita, essa forma indelével de gravar as palavras, as reflexões, as memórias. É a solenização escrita de diálogos travados em múltiplos encontros de investigadores e pesquisadores que, ao longo das últimas décadas, se têm cruzado em eventos científicos e neles têm entretecido verdadeiras ligações, quer de reflexão científica, quer de construção de elos de amizade. É o resultado de diálogos profícuos que fomos construindo em vários colóquios internacionais sobre Escrita e Leitura, organizados pela PUC - São Paulo, nos congressos do Grupo ERA - Estudos Retóricos e Argumentativos da PUC - São Paulo, bem como nos Simpósios Internacionais sobre Análise do Discurso na Universidade Federal de Minas Gerais e na Universidade Federal do Espírito Santo, bem como de Linguística Textual na Universidade Federal do Ceará. Do lado português, na Universidade Aberta, na NOVA de Lisboa, e na Universidade do Porto, em que organizámos, da mesma, encontros internacionais sobre diferentes temáticas. É, concomitantemente, o encontro de estudos do âmbito do texto e do discurso, domínios que os autores têm privilegiado e que aqui, correspondendo a um pedido dos organizadores, souberam colocar em diálogo: a Linguística textual, a Retórica, a Argumentação e a Análise do Discurso.
- O essencial sobre José SaramagoPublication . Reis, Carlos; Grünhagen, Sara«Aquilo que neste livro se entende como essencial em José Saramago corresponde à sua específica identidade como escritor, com a singularidade e com as propriedades que o diferenciam, nos seus fundamentos e manifestações. Mas isso não é tudo. No autor de Memorial do Convento afirma-se também uma condição de cidadão e de homem político, pensando o seu tempo e os fenómenos sociais e culturais que o conformam. Para o que aqui importa, isso é igualmente essencial em Saramago, até porque aquela condição de cidadão não é estranha às obras literárias com as quais ela interage, em termos muito expressivos.»
- I Congresso Internacional de Humanidades UAb. Humanidades: heranças e desafiosPublication . Vila Maior, Dionísio; Novo, Ana; Chenoll, Antonio; Seara, Isabel; Childs, Jeffrey Scott; Bello, Maria do Rosário Lupi; Dix, SteffenNum cenário cultural contemporâneo (vivido sob o signo intimidante do tempo), partilham os coordenadores (Docentes do Departamento de Humanidades, da Universidade Aberta) deste volume a ideia de que se deve trabalhar cada vez mais a confiança nas Humanidades, privilegiando-se a sua centralidade e a convicção positiva nos valores da Cultura, da Literatura, das Artes, da Linguística, da História, da Filosofia, da Comunicação e Informação, dos Estudos Comparados, da Sociologia.
- João Anastácio RosaPublication . Brilhante, Maria João; Vasconcelos, Ana IsabelJoão Anastácio Rosa (1812?-1884) foi um distinto ator da geração romântica, que começou a sua carreira em 1839, no Teatro da Rua dos Condes, em Lisboa, dirigido por Émile Doux, tendo depois integrado a primeira companhia do Teatro Nacional D. Maria II, em 1846. A autora, analisando o que sobre ele se escreveu e partindo em busca de traços do ator moderno, evidencia aspetos singulares da arte e da existência pública do ator que justificam a sua inscrição na história do teatro português.
- João GuedesPublication . Salema, Francisca; Brilhante, Maria João; Vasconcelos, Ana IsabelJoão Guedes foi uma figura fascinante, ligada ao Teatro Experimental do Porto desde a primeira hora. A presente biografia permite alargar o nosso entendimento de como se podia estar no teatro e no cinema de uma forma singular, sem que essa singularidade se convertesse em vedetismo ou anulasse uma consciência permanente da dimensão coletiva e engajada do trabalho artístico. O percurso traçado pela autora revela um homem que, num tempo de restrições, censura e grandes sonhos de um teatro transformador e atuante, soube sempre que caminhos trilhar e que oportunidades aproveitar para manter aceso o seu amor pelo teatro e uma emprenhada missão (trans)formadora.
- Visão sensorial, visão espiritual: as suas expressões ibéricas no longo século XVPublication . Gomes, Joana Matos; Moreira, Filipe Alves; Correia, Mário João; Mário JoãoO presente volume reúne um conjunto de estudos que têm como tópico comum o tema da visão – tanto nas suas dimensões sensoriais como espirituais – na literatura da Península Ibérica do longo século XV. O objetivo que orientou a sua conceção foi o de discutir de que forma o sentido da visão é retratado num conjunto heterogéneo de textos escritos em Portugal e Castela durante este período, procurando determinar se existe uma perspetiva comum sobre a visão enquanto experiência percetiva ou mental ou se, pelo contrário, existem dissonâncias e posições variadas sobre este conceito. Os estudos aqui reunidos demonstram como a visão, tanto na sua dimensão sensorial como na sua dimensão espiritual, se manifesta como um importante elemento integrador, marcando presença em vários domínios da cultura escrita medieval ibérica, e em distintas áreas do saber como é o caso da literatura, da filosofia, da teologia, da historiografia e dos manuais de ensino de surdos. A variedade de perspetivas e dos temas tratados contribui para uma compreensão mais aprofundada das modalidades de expressão da experiência visual no período em estudo.