Ciências da Educação | Capítulos/artigos em livros nacionais / Boock chapters/papers in national books
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Browsing Ciências da Educação | Capítulos/artigos em livros nacionais / Boock chapters/papers in national books by Sustainable Development Goals (SDG) "08:Trabalho Digno e Crescimento Económico"
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- Diversidade e mobilidade no ensino superiorPublication . Moreira, Darlinda; Antão, GabrielA tendência crescente dos estudantes portugueses para procurarem o prosseguimento de estudos no estrangeiro insere-se no movimento geral de mobilidade. Designadamente, esta tendência é verificada no ensino especializado da música a nível superior em Portugal – e em especial no caso dos instrumentos de sopro de metal – que é bastante recente, e cuja formação é dirigida para um mercado de trabalho muito próprio e reduzido, já que são poucas as orquestras de grande dimensão existentes no país. A aspiração de aproveitar a mobilidade académica para estudar e, por vezes, trabalhar no estrangeiro é acompanhada de novas experiências culturais e sociais que exigem adaptação a vários níveis por parte dos estudantes portugueses. Este capítulo aborda a problemática da mobilidade no Ensino Superior e das experiências culturais vivenciadas pelos estudantes do ensino especializado da música para se integrarem nas escolas estrangeiras e nas orquestras alemãs. Entendemos que esta problemática deve ser aprofundada no contexto da formação superior para que, tanto professores como alunos, entendam melhor os processos socioculturais vivenciados pelos estudantes internacionais, e, deste modo, melhor se prepararem para os desafios da continuação dos estudos no estrangeiro.
- O fosso digital continua abissalPublication . Moreira, DarlindaA importância das tecnologias de informação nas sociedades atuais, nomeadamente, ao nível do trabalho, educação, lazer, participação social e acesso ao conhecimento, tem vindo a evidenciar o problema do fosso digital, no sentido em que um conjunto de regiões do planeta, de bairros, de comunidades rurais e de pessoas individuais, sobretudo pobres, ficam, sistematicamente de fora do grupo dos que acedem e permanecem nos ambientes online. Neste quadro, o fosso digital entre os que “acedem à Net” e os “outros” ultrapassa largamente a questão tecnológica para se revelar e transformar num problema de desigualdade social, económica, política e educativa que atinge, atualmente, uma dimensão global. Este texto explora as questões das desigualdades digitais, com especial destaque para as questões educativas nas suas múltiplas relações com o uso das tecnologias de comunicação e das reais possibilidades de “log on”, do poder para permanecer e das competências para participar na inúmera variabilidade dos contextos online.