Ciências da Educação | Relatórios/Documentos de trabalho / Reports/Working papers
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Browsing Ciências da Educação | Relatórios/Documentos de trabalho / Reports/Working papers by Sustainable Development Goals (SDG) "17:Parcerias para a Implementação dos Objetivos"
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- Narrativas da educação a distância em Portugal e no Brasil: meta-análise de sinopses de unidades curriculares da "Licenciatura em Educação" e da "Licenciatura em Pedagogia"Publication . Souza, Sandoval Antunes de; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroNeste relatório dá-se sucintamente conta do trabalho de investigação realizado na Universidade Aberta, o qual foi acolhido pelo Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D), unidade 4372/FCT, e Departamento de Educação e Ensino a Distância (DEED), no âmbito do pós-doutoramento em Educação a Distância e Elearning, intitulado "Narrativas da Educação a Distância em Portugal e no Brasil: meta-análise de sinopses de unidades curricular da 'Licenciatura em Educação' e da 'Licenciatura em Pedagogia'".
- Plano estratégico 2019-2023: por uma Universidade Aberta ao mundo, inovadora e sustentávelPublication . Oliveira, Carla Padrel deO Plano Estratégico acompanha o programa de candidatura da Reitora eleita e estabelece as linhas estratégicas orientadoras da governação da Universidade Aberta, no quadriénio 2019 a 2023. Inesperadamente, Portugal, à semelhança do resto do mundo, viu-se perante o cenário de pandemia COVID-19, cujo impacto gerou uma crise generalizada em todos os setores da vida quotidiana, nomeadamente no sistema educativo. Assim, a continuidade das atividades de ensino de matriz presencial foi assegurada após a rápida adoção de soluções tecnológicas que permitiram um ensino à distância. Estas soluções, válidas num contexto emergencial, nada têm a ver com o ensino a distância praticado há mais de 30 anos na Universidade Aberta. As exigências que na atual conjuntura impendem sobre a Universidade Aberta, como universidade pública portuguesa de ensino a distância, são elevadas, pelo que esta precisa de ser capaz de se transformar e fortalecer internamente e de estabelecer relações adequadas quer com a tutela e outros setores da governação, quer com instituições e pessoas que prosseguem objetivos convergentes, tanto no campo do ensino a distância como no campo da promoção da língua, cultura e interesses de Portugal no mundo. Sendo o ensino a distância um desafio político, social e, essencialmente, pedagógico, o presente plano estratégico, procura definir, com visão e rigor, as prioridades, linhas de intervenção e ações para o futuro, apostando na flexibilidade da oferta formal, na transversalidade das diferentes áreas científicas e no desenvolvimento de formações não formais, num contexto de aprendizagem ao longo da vida. Enquanto universidade pública com uma missão diferenciada no sistema de ensino superior português, os objetivos e ações deste plano visam um governo socialmente responsável que se deve traduzir num aumento da eficiência de todos os colaboradores – docentes e não docentes – e da eficácia geral da instituição. A política de desenvolvimento que propomos destina-se a criar dinâmicas que envolvam toda a comunidade académica, incentivando a criatividade e fomentando a participação de todos no cumprimento da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nas dimensões de inclusão, responsabilidade ética, acesso aberto, educação científica e comprometimento da cidadania.