Mestrado em Gestão | Master's Degree in Management - TMG
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Browsing Mestrado em Gestão | Master's Degree in Management - TMG by Sustainable Development Goals (SDG) "03:Saúde de Qualidade"
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- Os enfermeiros e as recompensas numa entidade pública empresarial do sector da saúdePublication . Fontes, Sérgio Alexandre Oliveira Peres; Martins, António Eduardo Pais Falcão BarbosaO aumento da eficiência e da produtividade no setor da saúde é considerado um fator preponderante para diminuir os custos da mesma e melhorar o acesso da população a cuidados de qualidade, que possam ser usufruídos quando se apresentem necessários. Neste sentido, os sistemas de recompensas tornam-se fundamentais para motivar e comprometer o colaborador com a empresa em que trabalha. Tendo em conta as restrições económicas sentidas por Portugal nos últimos anos, torna-se necessário ir à procura de recompensas que extravasem as puramente financeiras e que permitam melhorar a qualidade de vida e a satisfação. Assim realizou-se um estudo quantitativo, exploratório, focado nos Enfermeiros de uma determinada empresa, tornando o mesmo num estudo de caso, em que os dados foram recolhidos através da aplicação de um questionário de autopreenchimento com questões fechadas. Dos resultados obtidos observa-se que 58% dos respondentes consideram-se pouco ou nada recompensados com a realidade atual da empresa. Quando analisadas as recompensas mais importantes para que os colaboradores se sintam devidamente recompensados, obtemos um quadro misto com recompensas extrínsecas e intrínsecas. Mesmo tendo por base que algumas das recompensas (principalmente as de carácter financeiro), ultrapassam os poderes da empresa, há, no entanto, outras que podem ser postas em prática num modelo de recompensas estruturado. As recompensas mais importantes foram: Bom ambiente de trabalho; Possibilidade de progressão na carreira; Aumento de ordenado frequente; Plano de progressão na carreira; Pagamento de horas de trabalho extra; Comparticipação em formações, cursos ou especialização; Flexibilidade na gestão do horário; Comparticipação em seguros de saúde; feedback do desempenho individual; Segurança no posto de trabalho.
- O impacto da inteligência emocional na satisfação profissional nos TSDT: estudo de caso no SESARAM, EPERAMPublication . Sardinha, Elisa Carlota Flôr Rodrigues; Martins, António Eduardo Pais Falcão BarbosaA gestão de Unidades de Saúde é desafiadora, exigindo a harmonização entre a gestão, resultados e prestação de cuidados de saúde. Um gestor/líder, nestas organizações, deve procurar a melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados, para otimizar os resultados promovendo o bem-estar do utente/cliente. A liderança eficaz, cada vez mais, surge associada a competências emocionais podendo impactar de forma positiva a cultura e clima de uma organização e o desempenho da equipa. A satisfação profissional apresenta-se como um indicador do clima organizacional que pode influenciar os resultados de uma organização. Os referidos desafios não são indiferentes aos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica (TSDT). O objetivo principal consistiu em aprofundar o conhecimento sobre Inteligência Emocional (IE) e Satisfação Profissional (SP) nos TSDT. O estudo foi realizado através da aplicação de um questionário. Evidenciou-se que a IE não se correlaciona positivamente com a SP. Verificou-se uma correlação estatisticamente positiva (p<0,05) para IE e “Melhoria continua da qualidade”. Não obstante, de não se poder generalizar os resultados, tendo em conta a metodologia utilizada, indagar sobre uma possível correlação IE e SP posicionou-se como contributo a nível académico para a temática. Por fim, analisou-se possíveis diferenças de IE e SP com fatores sociodemográficos e profissionais contribuindo para avanços a nível académico bem como profissionais. Esta investigação foi realizada na Região Autónoma da Madeira, nos TSDT e impulsionou uma reflexão sobre IE e SP. A escassez de estudos aplicado nesta região, bem como aos TSDT, salienta a importância e contributo da presente investigação.
- Projeto aplicado ao desenvolvimento e avaliação de teleconsulta/ vídeo-consulta em start-up digital de saúdePublication . Figueiredo, Bernardo; Porfírio, JoséA Pandemia da Covid19 trouxe uma mudança de paradigma na entrega de serviços de saúde, nomeadamente, consultas em telemedicina. As restrições aplicadas e o medo de contágio levaram a um aumento do número de teleconsultas/ vídeo-consultas, realizadas em 2020 face a 2019 tendo esse número sido maior em 2021 (Serviço Nacional de Saúde, 2022). Esta alteração de paradigma suscitou o interesse de uma empresa portuguesa de e-health, que dispõe de serviços de monitorização à distância de pessoas doentes, vulneráveis, ou que vivam sozinhas. Pretendem agora aproveitar esta oportunidade para potenciar a sua oferta, complementando-a com serviços adicionais de telemedicina, nomeadamente teleconsultas/ vídeo-consultas. Decorrente de um projeto de âmbito profissional surgiu a necessidade de realização de um levantamento prévio junto de profissionais de saúde e e-patients para compreender melhor as perceções destes em relação às teleconsultas/ vídeo-consultas. Nos casos dos que já recorreram a este tipo de serviço, recorrendo à métrica Net Promoter Score (Reichheld, 2003) foi pedido para avaliarem o serviço. Após a análise dos dados recolhidos foi realizado um exercício de reflexão estratégica, nomeadamente uma análise SWOT da empresa e desenho do modelo de negócio atual. Foi dada uma definição do modelo de negócio a adotar recorrendo à metodologia do Business Model Canvas, (Osterwalder & Pigneur, 2009, 2020) e realização do Mapa de Utilidade do Comprador (Kim & Mauborgne, 2018) para a implementação das teleconsultas/ vídeo-consultas e consequente avaliação de serviço.