Ciências da Vida | Comunicações em congressos, conferências, seminários / Communications in congreses, conferences, seminars
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Ciências da Vida | Comunicações em congressos, conferências, seminários / Communications in congreses, conferences, seminars by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Departamento de Ciências e Tecnologia [DCET]: 2012-2016Publication . Moura, Ana Pinto de; Sousa, Nuno; Nicolau, Paula Bacelar; Nunes, Catarina S.Power point institucional do Departamento de Ciências e Tecnologia (DCeT) para o período 2012-2016, no âmbito das atividades do Grupo de Gestão de Imagem do DCeT. Com o apoio profissional do Serviço de Produção Digital (SPD) da UAb.
- New challenges for e-learning post-graduate course on sustainable food systemsPublication . Moura, Ana Pinto de; Oliveira, Maria Rita Marques de; Caetano, Fernando J. P.The purpose of this explorative study is to evaluate the post-graduate online course on Sustainable Food Systems, considering the following variables: i) structure of the e-learning activities; ii) educational resources; iii) interactive situations; iv) teacher profile; and v) students’ profile.
- Pós-graduação a distância em sistemas alimentares sustentáveis na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa: relato de experiência na disciplina “Árvores de Problemas e de Soluções da Malnutrição"Publication . Pacheco, L. F. G.; Moura, Ana Pinto de; Oliveira, M. R.Entender e exercitar o processo de construção de árvores de problemas e de soluções em processos formativos no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e em cenário virtual, tem sido uma experiência desafiadora e enriquecedora pelas possibilidades de trocas e de construção coletiva que tem proporcionado. Este estudo trata-se de um relato de experiência de uma disciplina em curso de pós-graduação a distância desenvolvido com países da CPLP, que visou realizar o planejamento de oficina participativa e a construção de árvores de problemas e de soluções para a má-nutrição. Tem abordagem qualitativa, é descritivo e metodológico no campo da governança das políticas públicas. Referencia-se teoricamente em Paulo Freire na perspectiva da participação social e da Educação Popular. São apresentadas as atividades desenvolvidas, com base em sequência didática, bem como as trocas, discussões e adaptações desenvolvidas ao longo da disciplina. Este relato evidenciou que o desenvolvimento de habilidades para o exercício de metodologias participativas em processos de desenvolvimento comunitários pode ser efetivo em cenários de aprendizagem virtual. Ressaltou também que a diversidade de perspectivas no contexto de propostas para solução de problemas amplifica as possibilidades de respostas e nos faz repensar as formas de ver e estar no mundo.