Ciências da Educação | Capítulos/artigos em livros internacionais / Book chapters/papers in international books
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Browsing Ciências da Educação | Capítulos/artigos em livros internacionais / Book chapters/papers in international books by Sustainable Development Goals (SDG) "03:Saúde de Qualidade"
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- Debates transversais da saúde e educação digital em contexto prisionalPublication . Henriques, SusanaNo final de 2023 tive a oportunidade de participar do júri de doutoramento de Janaína Luana Rodrigues da Silva Valentim e de Janaína Luana Rodrigues da Silva Valentim e de com ela discutir algumas questões em torno da investigação que deu origem à tese, Um olhar além do concreto: formação humana mediada por tecnologia para a saúde no sistema prisional, que gora se apresenta em livro. É sempre um privilégio podermos discutir um processo de investigação e os seus resultados com o próprio investigador. Neste caso, tive esse privilégio! Em resposta a um amável convite, proponho revisitar algumas das questões relevantes que surgiram nesse momento de discussão pública da tese, contribuindo para os debates sobre o livro. Num estudo centrado na promoção de um processo de formação massiva em saúde no sistema prisional do Brasil, o primeiro aspeto a merecer estaque é a relevância do tema, que é, simultaneamente, científica e social. A relevância científica decorre do interesse suscitado pela problemática em estudo e expressa nas várias publicações realizadas durante o processo de investigação. A relevância social resulta da relação desta problemática com os Diretos Humanos e com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável definidos no âmbito da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. Trata-se de um objeto de estudo complexo que transcende a população privada de liberdade, na medida em que procura atender também às necessidades dos que com estes interagem, nomeadamente, os profissionais de saúde, os guardas prisionais (ou policiais penais), os familiares, a comunidade em geral. A complexidade do projeto desenvolvido beneficiou, do ponto de vista operacional do apoio de uma equipa multidisciplinar composta por especialistas de diversas áreas, tais como educação, ciências sociais, educação em saúde, estatística, computação, tecnologia e saúde. Aqui se revela a capacidade da investigadora em mobilizar todos os recursos essenciais à concretização do trabalho desenvolvido e que se apresenta neste livro. A par desta capacidade de trabalho, há ainda a destacar a sensibilidade e a criatividade revelada na seleção de apontamentos de poesia para introduzir as várias temáticas. O diálogo estabelecido a um nível mais teórico entre os três temas centrais que enformam e sustentam o objeto de estudo – o sistema prisional brasileiro, a saúde prisional no Brasil e a educação mediada por tecnologia na saúde – e ao nível empírico com o desenho da trilha formativa, traduziu-se no processo de construção de conhecimento enformado pela prática e vice-versa. Ou seja, à medida que o desenho da trilha formativa evoluía assente em fundamentos teóricos estabelecidos, contribuía também para o aumento do conhecimento nos três temas centrais e basilares. Do trabalho desenvolvido, destaco três questões que proponho trazer para o debate. A saber, desigualdades sociais, aprendizagem ao longo da vida e em todo o ciclo de vida e ensino-aprendizagem e mediação tecnológica.
- Estudos juvenis em português: capacitação especializada e superior para públicos estratégicos nos domínios da educação para a saúde e das vivências da sexualidadePublication . Henriques, Susana; Vieira, Cristina PereiraOs estudos juvenis constituem um campo científico dinâmico essencialmente focado na compreensão do desenvolvimento das gerações mais jovens, procurando uma visão abrangente das complexidades que enfrentam os adolescentes e jovens adultos em diversos contextos e condições. O entendimento sobre a juventude encontra-se em debate permanente e é influenciado por fatores históricos, sociais, culturais, políticos, económicos, etc. Neste contexto, adotamos o conceito de juventudes, enquanto categoria sociológica que reconhece a amplificação do entendimento das diversas situações, condições, culturas e práticas juvenis. Trata-se, pois, de um campo multidisciplinar que se tem centrado sobretudo nas universidades e centros de investigação situadas principalmente em países ocidentais. Contrastando com a dinâmica do campo no que se refere à investigação verifica-se, particularmente em Portugal, uma lacuna na oferta de formação especializada e superior para públicos estratégicos. Designadamente, todas as pessoas que têm atividades em setores ligados à Juventude, à Cultura, à Intervenção Social e Comunitária, tanto na Administração Central, como na Regional e Local, bem como em organizações que exijam uma formação de base sobre as problemáticas relacionadas com a juventude, incidindo sobre teorias, políticas, contextos e modos de intervenção. E, ainda, para docentes dos vários níveis de ensino e investigadores com interesse nos domínios da Juventude e da Intervenção Social. É neste contexto que surge a pós-graduação em Estudos Juvenis em oferta na Universidade Aberta (UAb). Trata-se de um curso de formação pós-graduada onde se procura conjugar uma componente fundamental teórica, conceptual, com uma outra componente mais orientada pela e para a prática, reforçando assim a interdisciplinaridade. Neste capítulo, propomos uma abordagem mais atenta a duas das áreas nucleares que integram o plano de estudos: Educação para a Saúde e Vivências da Sexualidade. Ambas são asseguradas por uma equipa docente que conjuga academia e trabalho de intervenção com jovens. As secções seguintes detalham a organização destas unidades curriculares.
- Jovens meninas capacitadas, uma questão de igualdade: educação, saúde e sexualidadePublication . Vieira, Cristina Pereira; Henriques, SusanaSerá para nós um verdadeiro desafio problematizar e ponderar sobre os temas que dão título a este capítulo, uma vez que temos a plena consciência que cada um destes temas é, por si só, alvo de grande complexidade reflexiva. Contudo, e dada a sua interligação, iremos neste ensaio procurar dar ênfase à importância da capacitação das e dos jovens (com particular enfoque sobre as jovens meninas mais pobres) para o sucesso de uma educação para a saúde, associada a uma consciencialização das opções, avaliando riscos e responsabilidades, para uma vida com saúde e para a obtenção dos direitos humanos, intrínseca à conquista da igualdade de género.
- Lazer, juventude e comportamentos aditivos e dependências: perspetivas da prevenção em PortugalPublication . Henriques, Susana; Vieira, Cristina PereiraA ciência da prevenção é um campo interdisciplinar e relativamente recente, pelo que se encontra numa fase de afirmação, em especial em Portugal. Decorre da necessidade de desenvolver intervenções preventivas suportadas por evidências científicas mais sustentáveis em contextos diversificados – família, escolas, locais de trabalho, contextos recreativos, contextos comunitários e comunicação social e em rede. No âmbito do quadro conceptual da ciência da prevenção, cruzam-se diversos eixos de análise, neste capítulo vamos deter-nos sobre os comportamentos aditivos e dependências, sobre as juventudes e sobre as práticas de lazer. Mais concretamente, vamos seguir as seguintes interrogações: Quais as principais características das juventudes atuais? Que relações estabelecem com os comportamentos aditivos e as dependências? Que evidências têm resultado das intervenções preventivas baseadas em práticas de lazer direcionadas para jovens? A nossa proposta é, seguindo estas interrogações, fornecer pistas de compreensão. Para tal, começamos por clarificar e aprofundar os diversos conceitos envolvidos. Seguidamente, recorremos a dados estatísticos capazes de ilustrar um retrato de Portugal a partir das orientações sugeridas. Finalmente, apresentamos pistas para aprofundar a investigação e a intervenção.