REA | Ciências da Vida, Ambiente e Sustentabilidade
Permanent URI for this collection
Materiais de ensino, aprendizagem ou investigação sob domínio público ou licenciados de forma aberta, de modo a permitir a sua utilização, reutilização ou adaptação por terceiros.
Contém documentos da tipologia REA, depositados em auto arquivo na comunidade científica "Ciências da Vida" e documentos do acervo do Arquivo Audiovisual da Universidade Aberta.
News
Recursos educativos que visam potenciar a criação de novos recursos educativos. O licenciamento aberto é construído no âmbito da estrutura existente dos direitos de propriedade intelectual, tais como se encontram definidos por convenções internacionais pertinentes, e no respeito pela autoria da obra.
Browse
Browsing REA | Ciências da Vida, Ambiente e Sustentabilidade by Sustainable Development Goals (SDG) "09:Indústria, Inovação e Infraestruturas"
Now showing 1 - 10 of 22
Results Per Page
Sort Options
- Barragem "Kinder Reservoir"Publication . Caeiro, Sandra; Silva, Helder Matta ePrograma de video sobre a barragem "Kinder Reservoir", UK
- Bioeconomia uma nova área de desenvolvimento económico (Tópico 3 EDS)Publication . Martinho, Ana Paula; Jacquinet, MarcUma primeira definição da bioeconomia é atribuída a Georgescu-Roegen (1975) num artigo sobre bioeconomia, que defendia uma perspetiva biofísica para a economia, embora esta atribuição não seja consensual entre os investigadores. O entendimento atual da bioeconomia, que foi desenvolvido na última década, está enraizado na ideia de que as matérias-primas industriais (por exemplo, materiais, químicos, energia) devem ser derivadas de recursos biológicos renováveis, utilizando a pesquisa e a inovação para determinar o processo de transformação. Pode-se assim dizer que a noção de Bioeconomia é multifacetada, onde se pode incluir três visões distintas, das quais pelo menos as duas primeiras parecem ser significativamente influenciadas por uma perspetiva de engenharia e ciências naturais. Essas visões de Bioeconomia são: 1. A visão da biotecnologia enfatiza a importância da investigação biotecnológica e a aplicação e comercialização da biotecnologia em diferentes sectores da economia; 2. A visão dos recursos biológicos centra-se no processamento e atualização de matérias-primas biológicas, assim como no estabelecimento de novas cadeias de valor; 3. A visão bio-ecológica destaca a sustentabilidade e os processos ecológicos que otimizam o uso de energia e nutrientes, promovem a biodiversidade e evitam monoculturas e a degradação do solo.
- Biotecnologia e agricultura : a essência dos processos biotecnológicosPublication . Pereira, António Nazaré; Bidarra, José; Ribeiro, IsabelAnálise genérica dos fundamentos da atividade dos seres vivos e das possibilidades da Biotecnologia para o progresso da Agricultura.
- Consumer determinants of acceptance of emerging food technologiesPublication . Moura, Ana Pinto de; Cunha, Luís Miguel; Cunha, Luís Miguel; Segovia, Purificación GarcíaThis module covers the theoretical background of the main determinants of acceptance of innovative food products regarding new food technologies. It is a part of the the Blended Intensive Program (BIP): Food Innovation and the Consumer funded by Erasmus+ and developed within an international consortium, participated by: Universidade Aberta, UAb, Portugal (Coordinator Institution); Universitat Politècnica de València, UPV, Spain; Faculty of Sciences, University of Porto, Portugal, National and Kapodistrian University of Athens, UoA, Greece. The BIP Food Innovation and the Consumer is developed in the context of the e-learning mode under the UAb Lifelong Learning Unit Organization, and is a 3 ECTS program.
- Educação para a sustentabilidade: eixos de atuação em educação para a sustentabilidadePublication . Caeiro, SandraVídeo de apresentação sobre um curso de Aprendizagem ao Longo da Vida Educação para a Sustentabilidade: Tópico eixos de Atuação em Educação para a Sustentabilidade.
- Educação para a sustentabilidade: implementação de projetos de educação para a sustentabilidadePublication . Caeiro, SandraVídeo de apresentação sobre um curso de Aprendizagem ao Longo da Vida Educação para a Sustentabilidade: tópico Implementação de projetos de Educação para a Sustentabilidade.
- Educação para a sustentabilidade: principais conceitos, políticas e estratégiasPublication . Caeiro, SandraVídeo de apresentação sobre um curso de Aprendizagem ao Longo da Vida Educação para a Sustentabilidade: Tópico Principais conceitos, políticas e Estratégias.
- Educação para sustentabilidade: introduçãoPublication . Caeiro, SandraVídeo de apresentação sobre um curso de Aprendizagem ao Longo da Vida Educação para a Sustentabilidade, referindo os seus objetivos, conteúdos e organização.
- Geografia de Portugal: meio físico e recursos naturais: a geografia entre a natureza e a sociedadePublication . Lema, Paula Bordalo; Azedo, Artur; Almeida, VítorIntrodução ao papel que a geografia (Física e Humana) desempenha na análise das relações entre a natureza e a sociedade, bem como à evolução das metodologias e técnicas próprias desta ciência.
- Geografia de Portugal: meio físico e recursos naturais: as Ilhas Atlânticas: AçoresPublication . Lema, Paula Bordalo; Azedo, Artur; Almeida, VítorEste videograma dá um panorama geral sobre a geografia dos Açores. Aborda nomeadamente os temas: localização geográfica, riscos naturais (vulcões e sismos), povoamento, agricultura, indústria, turismo, desenvolvimento regional, etc.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »