Mestrado em Administração e Gestão Educacional | Master's Degree in Administration and Educational Management - TMAGE
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Administração e Gestão Educacional | Master's Degree in Administration and Educational Management - TMAGE by Sustainable Development Goals (SDG) "09:Indústria, Inovação e Infraestruturas"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Análise comparada das políticas educativas para a educação à distância em três países: Brasil, Portugal e Irlanda, especificamente na pandemia Covid-19Publication . Xavier, Adriana Maria Sonego; Barros, Daniela Melaré VieiraEsta investigação é incentivada no contexto educativo da aprendizagem à distância no Brasil, em Portugal e na Irlanda, em diferentes perspectivas analíticas. A técnica de entrevista semiestruturada, investigação exploratória e qualitativa foi aplicada para contribuir para a recolha de informações. A análise comparativa recorda-nos a uma visão de metodologia de investigação no sistema educativo, contribuindo para a identificação de semelhanças e de diferenças no campo amplo das políticas educativas nos países em análise. No entanto, na educação comparativa, espera-se que as experiências positivas adquiridas sejam agregadas na educação durante todo o processo de aprendizagem. Ao longo desta investigação, verificou-se que a história econômica e o índice populacional dos três países analisados eram representativos para este estudo. Foi estabelecido que os impactos educativos aumentam a compilação de informações e de mecanismos de como cada país conduz as suas atividades educativas. As políticas públicas na educação à distância permitiram uma análise onde a prática pedagógica se destaca estrategicamente no cenário em que a tecnologia ajuda a aprendizagem com níveis de oportunidade para todos os que dela necessitam. O papel da educação à distância impulsionou a transformação de uma realidade virtual, especialmente com o impacto de Covid-19, que transformou novos paradigmas de utilização do ensino/aprendizagem em sala de aula, para o modelo de ensino da EaD, que integra a tecnologia até a atualidade.
- Características da teoria da complexidade na ação das lideranças escolares: estudo do processo educativo em quatro agrupamentos de escolas da região centro durante a crise Covid-19Publication . Silva, Carlos António Lopes Pais e; Neves, CláudiaA presente investigação tem como principal objetivo identificar as características da Complexidade associadas à ação das lideranças escolares. Foi utilizado o quadro teórico da Teoria da Complexidade que é caracterizado por uma visão sistémica, pela noção de que existem fortes ligações e interdependências entre elementos, em que os resultados constituem novos pontos de partida e cada sistema constitui uma parte de outro sistema mais vasto. A Complexidade ajuda a compreender que, embora as relações entre os elementos possam ser simples, através de processos iterativos, algo novo e extremamente complexo pode emergir num curto período de tempo dando origem à imprevisibilidade e turbulência. Um destes momentos, que ocorreu como resultado do encerramento das escolas em 16 de março de 2020 como medida preventiva para a pandemia de Covid-19, foi selecionado como o foco para explorar as perceções dos líderes escolares. Na época, as escolas continuaram o seu trabalho educativo com os meios ao seu alcance e enfrentaram grandes desafios. Este período merece uma reflexão e análise aprofundadas. O processo de investigação seguiu o paradigma qualitativo assente no estudo de casos. Foram realizadas entrevistas a líderes escolares (diretores de agrupamento de escolas e coordenadores de diretores de turma) de quatro agrupamentos de escolas de concelhos pertencentes à Comunidade Intermunicipal Viseu Dão-Lafões. Os resultados mostram que as características da Complexidade estão presentes no processo estudado o que se considera demonstrar a validade da matriz interpretativa da Teoria da Complexidade. A partir dos relatos obtidos, esta investigação permitiu realizar a descrição do que aconteceu durante este período construindo, assim, um registo do processo, dinâmicas e constrangimentos encontrados.
- O digital como contributo para uma escola ágil da pandemia à inteligência artificial generativaPublication . Soares, Luís Miguel da Silva Inês; Bidarra, JoséA pandemia de COVID-19 exigiu mudanças significativas na educação, forçando a transição para o ensino não presencial (EnP) e destacando o papel central das tecnologias digitais. Este estudo analisa o impacto desse processo num Agrupamento de Escolas, considerando a adaptação das atividades pedagógicas, o papel das lideranças e as perceções dos docentes sobre práticas letivas e tecnologias digitais, como a Inteligência Artificial Generativa (IAGen). A investigação combina a análise de mais de 3.200 atividades desenvolvidas durante o confinamento e um questionário realizado a professores. A análise compreende a sua categorização e a relação com as práticas e a sua adaptabilidade e eficácia em ambientes digitais. Adicionalmente, o estudo explora o conceito de "escola ágil", propondo a integração de tecnologias emergentes para promover práticas pedagógicas inovadoras e processos administrativos mais eficazes, propondo medidas e uma reflexão sobre a educação para além da IAGen, como a IAG (Inteligência Artificial Geral) e o processamento quântico.
- Implementação de manuais digitais em duas escolas da Região Autónoma dos AçoresPublication . Rato, Isabel da Encarnação Marques Batista; Bidarra, JoséA introdução da tecnologia digital na educação tem vindo a ganhar destaque nas últimas décadas, com a União Europeia a promover a integração de tecnologias digitais nos sistemas educativos para garantir uma educação de qualidade, inclusiva e acessível. Em Portugal, o Programa "Escolas Digitais", iniciado em 2018, visa modernizar o ensino, oferecendo ferramentas digitais e formação aos professores para integrar as tecnologias pedagógicas. A utilização de manuais digitais surge como uma das principais estratégias para alcançar esses objetivos, proporcionando recursos multimédia e interatividade. O Governo Regional dos Açores, começou a implementar os manuais digitais, no ano letivo de 2022/2023 em todas as escolas públicas aos 6º e 8ºs anos e nos anos seguintes aos restantes. O principal objetivo desta investigação, consistiu em perceber qual a perceção dos professores de uma Escola Básica e Integrada e de uma Escola Secundária da Região Autónoma dos Açores, acerca da utilização dos manuais digitais, nomeadamente no que diz respeito à forma como receberam a medida política, qual o papel das lideranças na gestão das medidas, principais desafios, vantagens, desvantagens e potencialidades e identificação de práticas de superação dos desafios. A metodologia adotada consistiu numa abordagem mista, combinando dados quantitativos obtidos através de questionários aplicados a professores, com dados qualitativos recolhidos através de entrevistas semiestruturadas a presidentes dos conselhos executivos e pontos focais das escolas envolvidas. A análise dos dados foi realizada com recurso à estatística descritiva e à análise de conteúdo, permitindo uma compreensão abrangente e aprofundada do impacto da digitalização no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados sugerem que, apesar das dificuldades associadas à implementação, como a escassez de recursos tecnológicos e a desigualdade no acesso a dispositivos e internet, os manuais digitais têm o potencial de enriquecer as práticas pedagógicas e melhorar o envolvimento dos alunos.
- Inovação pedagógica em escolas de educação básica da rede pública de ensino do distrito federal – BrasilPublication . Costa, Catarina Fontoura; Neves, Cláudia; Jesus, José Sérgio deTrata-se da Dissertação do Mestrado em Administração e Gestão Educacional que aborda o tema inovação pedagógica, com a análise empírica nas escolas públicas do Distrito Federal brasileiro, buscando responder à seguinte questão: Como ocorre a inovação pedagógica em escolas de Educação Básica da rede pública de ensino do Distrito Federal? Tem como objetivo geral analisar a implementação de projetos pedagógicos inovadores na Educação Básica da rede pública de ensino do Distrito Federal. O trabalho está estruturado inicialmente com o seu enquadramento geral que permite a contextualização do tema, questões de investigação, objetivos e a sua justificação. Em um segundo momento, é realizado o enquadramento teórico, com a discussão dos constructos: escola tradicional, inovação pedagógica e modelos pedagógicos, que sustentam e fundamentam o trabalho de campo. O percurso metodológico é descrito sob uma perspectiva qualitativa da investigação, tendo em vista que foi realizada a análise documental dos Projetos Político-Pedagógicos de duas escolas públicas do Distrito Federal consideradas inovadoras pela Secretaria de Educação do Distrito Federal e recolhidos dados por meio de entrevistas com as diretoras e coordenadora pedagógicas. Os dados gerados foram interpretados por meio da análise de conteúdo. Os resultados apontaram que os Projetos Político-Pedagógicos foram fruto de uma construção coletiva que culminou na eleição da gestão das escolas para implementação de um modelo pedagógico inovador, estruturado a partir de uma comunidade de aprendizagem. A percepção das gestoras aponta que o processo de implementação das ações pedagógicas inovadoras se encontra em estágio avançado em ambas as escolas e que os dispositivos pedagógicos propostos no projeto estão implantados, em sua maioria, e presentes no cotidiano escolar e na cultura organizacional. A participação dos atores sociais é efetiva no processo decisório e há uma prática coletiva no fortalecimento da missão e valores propostos para as escolas. Conclui-se que a comunidade de aprendizagem possui efetividade e que houve avanços consideráveis a partir da implementação do novo modelo pedagógico. Para pesquisas futuras, percebe-se a necessidade de ampliar a recolha de dados com outros membros da comunidade escolar como pais, alunos e parceiros, bem como estender a investigação para um número maior de escolas.
