RCC - Revista de Ciências da Computação
Permanent URI for this collection
Revista científica com âmbito multidisciplinar, intervém em áreas como fundamentos e linguagens de programação, análise de sistemas e sistemas de informação, inteligência artificial e sistemas de apoio à decisão e redes e multimédia.
Tem por missão disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico e contribuir para uma maior democratização mundial do conhecimento.
Browse
Browsing RCC - Revista de Ciências da Computação by Sustainable Development Goals (SDG) "10:Reduzir as Desigualdades"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Acessibilidade nas plataformas de webconferência BigBlueButton V0.81 e Colibri 2.0 (Adobe Connect): caso IPLeiriaPublication . Sousa, Norberto; Rodrigues, Vitor; Esperança, Cláudio; Francisco, ManuelaNo âmbito dos testes de acessibilidade à plataforma de eLearning (Moodle 2.7) do IPLeiria, onde foi integrada a plataforma de webconferência BigBlueButtonv 0.81, realizou-se uma sessão de teste, com leitores de ecrã, com o objetivo de avaliara acessibilidade do interface e das funcionalidades disponíveis para a audiência e para o apresentador. Foram também realizados testes de acessibilidade ao serviço Colibri 2.0 (plataforma de gestão de reuniões e Adobe Connect), uma vez que este serviço é disponibilizado, de forma gratuita, pela FCT/FCCN, às instituições de ensino superior portuguesas. Foram tidos como critérios de seleção da ferramenta a sua integração com a plataforma Moodle, as funcionalidades de partilha de documentos, ecrã e a gravação das sessões, assim como a acessibilidade a diferentes perfis de utilizadore a diferentes tecnologias. Foram realizados testes de perícia na validação da acessibilidade das plataformas, nomeadamente a navegaçã por teclado e com leitor de ecrã. Verificou-se que a plataforma BigBlueButton integrada no Moodle do IPLeiria é mais amigável para os leitores de ecrã.
- AcessWeb: uma perspetiva sobre a acessibilidade web em PortugalPublication . Gonçalves, Ramiro Manuel Ramos Moreira; Pereira, Jorge; Martins, José; Branco, Frederico; Peixoto, CarlosA Internet é uma tecnologia imensamente poderosa para a disseminação de informação e para promover e facilitar a interação entre os membros de uma sociedade. De forma a maximizar o seu impacto, esta deveria estar acessível a todos, inclusive para aqueles que possuem uma qualquer deficiência ou incapacidade. Este artigo apresenta um resumo da situação Portuguesa em termos da acessibilidade Web e propõe um modelo cujo objetivo é fomentar o incremento dos níveis de acessibilidade Web em Portugal.
- Interação tátil: estudo de acessibilidade e usabilidade com cegosPublication . Simões, Marina; Monteiro, Ricardo; Valente, Tânia; Teixeira, Ana Rita; Orvalho, JoãoA “interação baseada no toque” por utilizadores cegos em dispositivos móveis depreende um esforço cognitivo suplementar. Como objeto de análise, a partir de um conjunto de tarefas, o registo dos tempos e dos erros das práticas de interação e as observaçõesdos utilizadoresfoi possível constatar a diferença na interação entre os sistemas operativos AndroideiOS. Existem diferenças significativas entre estes dois sistemas, os resultados permitiram identificar qual a interface e as técnicas de interação mais acessíveis, assim como a obtenção de informação relevante para a conceção de produtos que correspondam às necessidades destes utilizadores.
- Interfaces tácteis e portabilidade nas competências funcionais: estudo de caso com um jovem com T21Publication . Reis, Sofia; Moreira, Paulo Jorge; Almeida, Ana Margarida PiscoO presente artigo especifica o processo de conceção, prototipagem e validação de uma aplicação mobile, destinada a apoiar jovens com Trissomia 21 em atividades funcionais do seu quotidiano. Para o estudo de caso aqui descrito foi simulado o cenário de uma ida ao supermercado, com recurso a um dispositivo móvel de interface táctil (iPad®). Para o processo de validação do protótipo foram implementadas três sessões, as quais decorreram num período de duas semanas, instanciadas em momentos de Pré-evento; Evento em curso e Pós-evento. As sessões foram registada sem vídeo para posterior análise de conteúdo, sendo instrumentadas através de técnicas de recolha de dados sustentadas num paradigma qualitativo. Os resultados obtidos permitiram validar um modelo formal de estruturação das atividades de acordo com a hierarquia “cenário/evento/tarefa”. Do mesmo modo, a instanciação dos momentos permitiu testar a contextualização das tarefas com atividades prévias e posteriores a cada evento, revelando-se esta estratégia de aprendizagem importante, no contexto das Necessidades Educativas Especiais (NEE).
- Making mobile touch screens more usable using SUM metrics modelPublication . Bessa, Allan Telles; Ferreira, Simone Bacellar Leal; Alvim, Adriana Cesário de Faria; Cavalcante, Ney Wagner Freitas; Alves, Aline da SilvaCell phone interaction haschanged with the advent of touch screen and smartphones. Given this, designers find obstacles when trying to build interfaces able to cater to special users as well as the ordinary one. This present research aims for minimizing such obstacles by adopting usability and accessibility evaluations focused on the elderly in order to identify pros and cons of systems like Android, iOS and Windows Phone, as well as propose recommendations on these systems so as to make interaction easier and more pleasant for this group.This research involved 170 answers to a questionnaire about registration and use profiles. Twenty users took part in the experiment by testing the three systems mentioned above,and thenproduced a list of recommendations that made several this clear: each system has advantages that could be shared among each other’sfor the purpose of development and facilitation.