Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Interfaces tácteis e portabilidade nas competências funcionais: estudo de caso com um jovem com T21

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
RCC_Vol.10_Especial_p.37-60.pdf1.75 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente artigo especifica o processo de conceção, prototipagem e validação de uma aplicação mobile, destinada a apoiar jovens com Trissomia 21 em atividades funcionais do seu quotidiano. Para o estudo de caso aqui descrito foi simulado o cenário de uma ida ao supermercado, com recurso a um dispositivo móvel de interface táctil (iPad®). Para o processo de validação do protótipo foram implementadas três sessões, as quais decorreram num período de duas semanas, instanciadas em momentos de Pré-evento; Evento em curso e Pós-evento. As sessões foram registada sem vídeo para posterior análise de conteúdo, sendo instrumentadas através de técnicas de recolha de dados sustentadas num paradigma qualitativo. Os resultados obtidos permitiram validar um modelo formal de estruturação das atividades de acordo com a hierarquia “cenário/evento/tarefa”. Do mesmo modo, a instanciação dos momentos permitiu testar a contextualização das tarefas com atividades prévias e posteriores a cada evento, revelando-se esta estratégia de aprendizagem importante, no contexto das Necessidades Educativas Especiais (NEE).
This article specifies thedesign, the prototyping and the validationprocesses of a mobile applicationin order to support young people with Trisomy 21 in their functional daily activities. In this case study,a simulated supermarket scenario was explored with a mobile touch device (iPad®). To validate theprototype, three sessions were implemented and conducted in a two-week period, instantiated in times(moments)of Pre-event; Event and Post-event. These sessions were video recorded for subsequent content analysis. All data collection techniques sustained a qualitative paradigm. The findings of this study allowed us to validate a formal model of structuring activities according tothe hierarchy "scenario / event / task". The instantiation of the moments (Pre-event; Event and Post-event) enabled us to test the context of the tasks with prior and subsequent activities to eachevent, revealing itself as animportant learning strategyin the field of Special Education Needs.

Description

Vol. 10, Nº especial: Acessibilidade como motor de inclusão

Keywords

Dispositivos móveis de interface táctil iPad® Mobile learning Trissomia 21 Mobile touch devices iPad Trisomy 21

Citation

Reis, Sofia; Moreira, Paulo Jorge; Almeida, Ana Margarida Pisco - Interfaces tácteis e portabilidade nas competências funcionais: estudo de caso com um jovem com T21. "Revista de Ciências da Computação" [Em linha]. ISSN 1646-6330 (Print) 2182-1801 (Online). Vol. 10, nº especial (2015), p. 37-60

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue