Repository logo
 
Publication

Interfaces tácteis e portabilidade nas competências funcionais: estudo de caso com um jovem com T21

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg10:Reduzir as Desigualdadespt_PT
dc.contributor.authorReis, Sofia
dc.contributor.authorMoreira, Paulo Jorge
dc.contributor.authorAlmeida, Ana Margarida Pisco
dc.date.accessioned2021-09-21T15:33:31Z
dc.date.available2021-09-21T15:33:31Z
dc.date.issued2015
dc.descriptionVol. 10, Nº especial: Acessibilidade como motor de inclusãopt_PT
dc.description.abstractO presente artigo especifica o processo de conceção, prototipagem e validação de uma aplicação mobile, destinada a apoiar jovens com Trissomia 21 em atividades funcionais do seu quotidiano. Para o estudo de caso aqui descrito foi simulado o cenário de uma ida ao supermercado, com recurso a um dispositivo móvel de interface táctil (iPad®). Para o processo de validação do protótipo foram implementadas três sessões, as quais decorreram num período de duas semanas, instanciadas em momentos de Pré-evento; Evento em curso e Pós-evento. As sessões foram registada sem vídeo para posterior análise de conteúdo, sendo instrumentadas através de técnicas de recolha de dados sustentadas num paradigma qualitativo. Os resultados obtidos permitiram validar um modelo formal de estruturação das atividades de acordo com a hierarquia “cenário/evento/tarefa”. Do mesmo modo, a instanciação dos momentos permitiu testar a contextualização das tarefas com atividades prévias e posteriores a cada evento, revelando-se esta estratégia de aprendizagem importante, no contexto das Necessidades Educativas Especiais (NEE).pt_PT
dc.description.abstractThis article specifies thedesign, the prototyping and the validationprocesses of a mobile applicationin order to support young people with Trisomy 21 in their functional daily activities. In this case study,a simulated supermarket scenario was explored with a mobile touch device (iPad®). To validate theprototype, three sessions were implemented and conducted in a two-week period, instantiated in times(moments)of Pre-event; Event and Post-event. These sessions were video recorded for subsequent content analysis. All data collection techniques sustained a qualitative paradigm. The findings of this study allowed us to validate a formal model of structuring activities according tothe hierarchy "scenario / event / task". The instantiation of the moments (Pre-event; Event and Post-event) enabled us to test the context of the tasks with prior and subsequent activities to eachevent, revealing itself as animportant learning strategyin the field of Special Education Needs.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationReis, Sofia; Moreira, Paulo Jorge; Almeida, Ana Margarida Pisco - Interfaces tácteis e portabilidade nas competências funcionais: estudo de caso com um jovem com T21. "Revista de Ciências da Computação" [Em linha]. ISSN 1646-6330 (Print) 2182-1801 (Online). Vol. 10, nº especial (2015), p. 37-60pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34627/rcc.v10iEspecial.63pt_PT
dc.identifier.eissn2182-1801
dc.identifier.issn1646-6330
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/11086
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Abertapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://journals.uab.pt/index.php/rcc/article/view/63pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDispositivos móveis de interface táctilpt_PT
dc.subjectiPad®pt_PT
dc.subjectMobile learningpt_PT
dc.subjectTrissomia 21pt_PT
dc.subjectMobile touch devicespt_PT
dc.subjectiPadpt_PT
dc.subjectTrisomy 21pt_PT
dc.titleInterfaces tácteis e portabilidade nas competências funcionais: estudo de caso com um jovem com T21pt_PT
dc.title.alternativeTactile interfaces and portability in functional competences: a case study with a young man with T21pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleRevista de Ciências da Computaçãopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RCC_Vol.10_Especial_p.37-60.pdf
Size:
1.75 MB
Format:
Adobe Portable Document Format