Média-Arte Digital | Digital Media Arts
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Média-Arte Digital | Digital Media Arts by Sustainable Development Goals (SDG) "11:Cidades e Comunidades Sustentáveis"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Convergência intermediática para a disseminação e preservação de bens culturais: o caso das timbila de MoçambiquePublication . Hoguane, José João Augusto; Tavares, Mirian Nogueira; Boto, Sandra de JesusO interesse na preservação e sustentabilidade dos patrimónios culturais, veículos de transmissão das marcas culturais entre gerações e de construção de suas identidades, vem ganhando cada vez mais destaque, quer no âmbito académico, quer no político. Este estudo interessou-se na preservação das timbila, numa altura em que uma combinação de fatores adversos leva ao risco de desaparecimento desta marca cultural, parte da memória coletiva das comunidades Copi, no sul de Moçambique. O estudo alicerçou-se na tese de que a combinação de tecnologias gera convergência intermediática que contribui para disseminar a narrativa do bem cultural e conduzir à reflexão e consciencialização dos sujeitos em torno da preservação e produção sustentáveis, corroborando as recomendações da Agenda 2030 da ONU. Assente em bases teóricas em torno do património cultural, tradições, identidades, tecnologias digitais e preservação cultural, o estudo desenvolveu-se tendo como suportes o paradigma interpretativista e o modelo de pesquisa baseada na prática artística. Nele foram desenvolvidos uma Plataforma Digital e um artefacto/instalação que passaram pelas etapas de conceção, experimentação, reverberação, implementação e reflexão, envolvendo o pesquisador e sujeitos de diversas faixas etárias, sexos, níveis académicos e origens geográficas. Houve ainda o contacto com entidades locais bem como a imersão do pesquisador na Comunidade Copi, junto de praticantes e mestres das timbila. Os resultados da intervenção realizada mostram que a convergência intermediática permitiu uma boa disseminação de conhecimentos comummente transmitidos pela oralidade; levou os sujeitos a uma compreensão mais substancial da gravidade do problema que é a ameaça de desaparecimento das práticas culturais associadas às timbila; ajudou a criar consciência e sensibilidade sobre a necessidade de se pensar em soluções para a sua preservação e produção sustentáveis. Por ter-se verificado que os meios explorados foram eficientes e promissores para a preservação cultural, o estudo sugere que numa altura em que cultura e tecnologia coabitam fortemente os mesmos espaços, haja continuidade da exploração das possibilidades oferecidas pela media digital e de sua apetência aos nativos digitais e não só, para consciencializa-los da importância da preservação dos bens culturais, sobretudo os que estejam em risco de desaparecimento. Paralelamente, sugere-se a combinação de diferentes atores e ações para a preservação ambiental nas comunidades.
- I-lugar : imersão no património cultural mediado por média-arte digitalPublication . Guimarães, Francisco José Rosales Santana; Figueiredo, Mauro; Rodrigues, José Inácio de JesusUm lugar é um espaço geográfico delimitado pela natureza ou pela ação do homem. Mas alguns destes lugares tornam-se excecionais pela estética configurada pela ação da natureza, por estarem associados a eventos históricos, por terem servido de inspiração artística ou por serem eles próprios o resultado de produção artística. Estes espaços tornam-se assim lugares de património cultural (material, imaterial) ou natural, com memória e poética próprias, pela sua delimitação, configuração ou artefactos neles presentes, integrados numa narrativa que materializa o conceito de estética do lugar. A fruição destes lugares é efetuada normalmente por visita física, utilizando-se informação disponível sob a forma de folhetos, placas/sinalética e em alguns casos por guias digitais, ou por visita remota via website. No entanto, a evolução da tecnologia ao nível da realidade aumentada, hipermédia, utilização de Internet e dispositivos móveis, aliada ao conceito de média-arte digital, permite encontrar outras soluções. No entanto, estas soluções devem possibilitar uma forma de imersão e interação, enquadrada numa narrativa, que permita uma fruição mais reflexiva do lugar sob a forma de diálogo em busca da sua essência. Esta investigação utiliza um artefacto digital designado I-Lugar criado no contexto da investigação, utilizando website/blog (forma de hipermédia), narrativas digitais e realidade aumentada para testar este tipo de solução. O artefacto está centrado na necessidade de criar um meio de perceção da essência do lugar através da reflexão pela literatura, aplicando o pensamento de Heidegger (2016) relacionado com a origem da obra da arte e a literatura como forma de reflexão segundo Candido (2011), neste caso, aplicada a lugares de património. Seguindo uma metodologia baseada em estudos de caso, questionários e no processo de criação em média-arte digital, esta investigação descreve o artefacto I-Lugar e a sua aplicação a património natural (Jardim Calouste Gulbenkian) e património cultural (Fernando Pessoa e Street Art Lisbon). Como resultado da estratégia de validação da investigação são apresentadas as conclusões sobre a adequação do conceito utilizado na solução, face aos 45 questionários de avaliação sobre a intervenção com o artefacto I-Lugar e 16 questionários enviados a entidades gestoras de património, sobre o conceito em investigação. Em síntese, esta investigação tem como propósito estudar a forma como se podem conjugar narrativas digitais, hipermédia e realidade aumentada para melhorar a perceção e descoberta do público sobre a essência dos artefactos no seu contexto enquanto lugar de património. Isto é, na perceção estética que permita despoletar emoção na fruição, por imersão na poética do lugar, utilizando literatura para a reflexão sobre o lugar e seus artefactos.
- Média-arte locativa e mapeamentos dinâmicos na compreensão de fluxos urbanos : o contributo do dispositivo móvel na atividade do caminhar como prática artísticaPublication . Carvalho, Isabel Cristina; Bidarra, José; Mauro, FigueiredoO interesse pela análise de espaços urbanos através de dispositivos comunicacionais móveis (de meios digitais) – perspetivando a sua transformação contando com a participação colaborativa da população – traduz o enquadramento geral da investigação. As práticas artísticas, complementadas por métodos de estudo de cidades (capazes de abordarem a respetiva complexidade de modo multioperativo e flexível), foram integradas na pesquisa tendo em linha de conta o acentuado desenvolvimento que as mesmas têm conhecido para a compreensão da atual condição urbana. O resultado foca a hibridização de processos que permitem acrescentar conhecimento coletivo sobre estruturas urbanas, expresso em mapeamentos dinâmicos que promovem leituras aumentadas de realidades urbanas. Assente no enquadramento teórico e respetiva revisão da literatura (abrangendo áreas disciplinares da média-arte locativa, da análise urbana e dos mapeamentos dinâmicos), procedeu-se ao desenvolvimento de dois artefactos complementares, cuja elaboração implicou três fases: i) pré-produção; ii) produção; iii) pós-produção. Na primeira, conceptualizaram-se os artefactos, definindo-se critérios e especificando parâmetros de análise. Complementarmente, consideraram-se softwares a utilizar bem como a seleção de atores urbanos que participaram em experiências associadas à investigação. No que se refere à produção, encetaram-se diversas ações de apropriação e apreensão de espaços urbanos selecionados na Vila de Caminha, recorrendo à técnica do caminhar mediado pela tecnologia. Na terceira fase, a informação resultante foi analisada, comparada e sistematizada através de uma reflexão final. Registaram-se marcas e apropriações na Vila de Caminha, integrando abordagens da média-arte locativa, da morfologia urbana e tecnologias digitais. A partir desta metodologia, a resposta aos objetivos da investigação contribui para a colmatação da lacuna identificada no estado arte, dado demonstrar-se a relevância da convergência operativa entre a apreensão urbana e os fluxos informacionais e comunicacionais para o revelar de vivências espaciais urbanas quotidianas (passadas e presentes) que ocorrem sobre a estrutura física das cidades. Em síntese, as práticas artísticas, provindas da média-arte locativa, expressam – em mapeamentos dinâmicos e através de realidade aumentada – o devir coletivo de experiências individuais nos espaços das cidades, acrescentando histórias à sua memória e história urbana.