Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa - Investigação e Ensino | Master's Degree in Studies on Portuguese Language - TMELP
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa - Investigação e Ensino | Master's Degree in Studies on Portuguese Language - TMELP by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades:Línguas e Literaturas"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Alcance do discurso oral militar pronunciado por altas patentes : casos dos generais Savimbi e PattonPublication . Ekulica, Tarcísio Jeremias João Memória; Falé, IsabelA guerra é das realidades humanas que mais exige da língua expressa por palavras, sinais e gestos a força mística de uma comunicação eficaz. Não existe realidade humana que supere a comunicação exigente que a guerra impõe; no fogo cruzado, no corpo a corpo, na luta “fria” permito-me entender esta última como a propaganda, anúncios de ataques, mensagens por meio de emissários e sinais nas árvores, paredes de casas, postes elétricos etc. A guerra exige que os momentos interativos ou comunicacionais sejam estes protagonizados das altas patentes para a base, isto é na linha vertical descendente, ou entre pares, na linha horizontal ou ainda dos soldados para as altas patentes, comunicação vertical ascendente, sejam desprovidos de erros ou implicaturas só decifráveis com esforço acrescentado. É um erro tático usar enunciados difíceis de interpretar. A II Guerra Mundial em que se notabilizou o General George Smith Patton, Jr. constituiu o ponto de virada para repensar o todo da técnica – consequências, estratégias e linguagens da guerra moderna e a guerrilha, na qual o General Jonas Malheiro Savimbi se notabilizou. Da II Guerra Mundial às guerras de guerrilha modernas, os Generais (Altas patentes) que se tornaram carismáticos têm um padrão discursivo cheio de significados que neste trabalho pretendemos decifrar. As situações de guerra em qualquer contexto, tempo e lugar exigem Generais. Generais que pensam profundo na guerra e fazem seguidores, são carismáticos... Pelos seus discursos?! É com base no significado das guerras, que se torna útil descobrir porque os Generais são seguidos, aplaudidos e venerados como verdadeiros carismáticos – mesmo apregoando a morte, em períodos de grande crise ou sofrimento incomensuráveis. Tentamos buscar e perceber os contornos e o alcance do discurso das altas patentes militares em geral emanados nos discursos orais de dois generais que em dois espaços, tempos e situações diferentes viveram e comunicaram-se como Generais tornando-se carismáticos e verdadeiros “combatentes da linha da frente”. É esta comunicação discursiva que fazemos objeto do nosso estudo.
- Contos e lendas tradicionais ovimbundu em português : um contributo didáctico para a melhor compreensão da literatura pelos alunos da 10ª classe do Instituto Médio Politécnico da Humpata-Província da Huila, em AngolaPublication . Piriquito, Lázaro Sapalo; Dias, Isabel de BarrosO nosso trabalho intitula-se ″Contos e lendas tradicionais Ovimbundo em português: um contributo didáctico para a melhor compreensão da literatura, pelos alunos da 10ª classe do Instituto Médio Politécnico da Humpata, Província da Huila, em Angola″, tema que norteou a nossa investigação. Após apresentação de alguns aspectos introdutórios, abordamos a fundamentação teórica e a contextualização dos contos. Pelo que, no segundo capítulo, estudamos os conceitos básicos do tema, a importância dos contos e lendas tradicionais, os tipos de contos e lendas tradicionais, a origem histórica dos Ovimbundu, a cultura do povo Ovimbundu, a localização geográfica do Município da Humpata, a caracterização dos contos e lendas tradicionais Ovimbundu e a comparação entre os objectivos dos contos de autor e os contos tradicionais. Em relação ao terceiro capítulo, analisamos os dados de um inquérito aplicado duas vezes, em momentos diferentes do processo de ensino-aprendizagem. No quarto capítulo, apresentamos as conclusões e recomendações. Nestes termos, concluímos que os contos e lendas tradicionais são de extrema importância, pelo facto de os mesmos ajudarem grandemente os alunos, no âmbito da melhor compreensão da literatura, pelos alunos da 10ª classe, do Instituto Médio Politécnico da Humpata. Quanto às recomendações, as que mais se destacaram traduzem-se na necessidade de introduzir inovações, enquanto docentes, no sentido de aprender e partilhar questões culturais e literárias, à medida que vamos progredindo na academia. A Dissertação inclui ainda alguns anexos relacionados com o trabalho de pesquisa realizado.
- Formas de saudação, tratamento e cortesia no grupo dos ovimbundos no centro e sul de Angola : contributo para análisePublication . Amélio, Vasco Cassinda Evaristo; Seara, IsabelA presente investigação tem como objetivo o estudo de um corpus sociolinguístico constituído por diferentes formas de saudação, tratamento, cortesia, despedidas e desculpas resultado de um estudo e inquérito feito junto da população umbundo de Angola que ocupa maioritariamente as províncias do Bié, Huambo, Benguela, Huila e a parte Sul do Kwanza Sul. Durante a nossa investigação fizemos referência a diferentes formas que nos levaram a uma conclusão: este povo possui muitas semelhanças na sua maneira de viver e conviver que também nos dá o sentido de uso dessas formas em Português, língua que nos une de Cabinda ao Cunene e do mar ao leste. Com muitas interferências linguísticas e culturais vindas do próprio umbundo como língua materna encontradas nas seguintes situações: situação enquadramento familiar (S/E/F), situação enquadramento profissional (S/E/P), situação enquadramento eclesiástica (S/E/E) e na situação enquadramento comercial (S/E/C). Esta realidade foi alvo de investigação e posterior enquadramento nas teorizações dos atos da fala fundamentadas nas teorias dos filósofos americanos Austin (1962) e depois Searle (1969) quando desenvolveram investigação sobre os atos da fala e seu papel social na filosofia da linguagem. Convocámos igualmente a teoria Kerbrat-Orecchioni sobre a delicadeza linguística. Pretendemos evidenciar o valor sociocultural dessas formas nessas sociedades do Huambo, Bié, Benguela e Huila que por vezes são interpretadas na hora da sua aplicação no sentido cultural levando ao seu uso obrigatório de acordo o contexto linguístico que se vive. Após a descrição dessas formas, constatámos que, apesar da similitude de influências etnolinguísticas, o seu uso depende da pessoa e das necessidades linguísticas para selecionarem as corretas formas de saudação, de tratamento, de cortesia, de desculpas e de despedida. É de realçar que, entre as situações analisadas, destacou-se a situação familiar, profissional e eclesiástica em que se registaram formas que confirmam o grau de proximidade existente entre os umbundos e o intercâmbio cultural desses povos, o que comprova que os ovimbundos têm laços familiares, profissionais e religiosos mais fortes
- A poesia no ensino do português do 2º ciclo : estratégias comparatistas na promoção da leitura literária-formar leitores para a vidaPublication . Silva, Graça de Jesus Melo; Coelho, Paula MendesNeste trabalho de Investigação-Ação, revelamos a relação intertextual da poesia com obras literárias e artísticas, nomeadamente: a pintura, a poesia visual e a música, tendo por base os preceitos da Literatura Comparada, mormente a intertextualidade e as relações intersemióticas que se operam no campo literário. No entanto, para melhor perspetivarmos a crucial relevância de formarmos leitores autónomos e para toda a vida, retrataremos o cenário social e educativo da leitura literária, nos dias de hoje. Não esqueceremos, contudo, a importância do papel do professor na promoção da leitura. Seguindo o contexto social, relataremos os fatores que contribuem para a redução da importância da leitura literária e veremos as consequências dessa irresponsabilidade, expressas no crescente fenómeno de indiferentismo social e na insensibilidade face à dor do outro. De acordo com esses parâmetros, observaremos a supremacia da leitura literária na educação plena do leitor ativo, reflexivo, crítico e criativo. Por conseguinte, na escola, é imprescindível que as estratégias de promoção da leitura literária estejam associadas às práticas comparatistas, de modo a promover o gosto pelo conhecimento, combater o atrofiamento da memória e, principalmente, para desenvolver valores essenciais à vida em sociedade.