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- Controlo estatístico de processos aplicado à indústria mineira : exploração de carvão mineral na província de Tete em MoçambiquePublication . Miguel, Belchior Coelho; Oliveira, Teresa; Henning, ElisaO presente estudo apresenta uma revisão e aplicação de métodos de Controlo Estatístico de Processos na indústria mineira. A pesquisa incidiu no processamento e análise laboratoriais de qualidade do carvão mineral e foram definidas quatro (4) variáveis importantes que definem a qualidade do carvão térmico a ser fornecido ao cliente. A presença de algumas amostras com teores elevados de cinza, humidade e matérias volátil e, teores baixo de Carbono Fixo, comprometem o poder calorífico do carvão mineral. Trata-se de ocorrências provocadas por diferentes causas, causas estas que podem ser conhecidas ou não. O principal objectivo desta pesquisa é mostrar a utilidade dos gráficos de Controlo para monitorização da qualidade do carvão mineral. Para atingir o objectivo preconizado, aplicou-se o Controlo Estatístico de Processo(CEP), através de gráficos de controlo do tipo Shewhart (X), Soma Acumulada (CUSUM) e Média Móvel Exponencialmente Ponderada (EWMA), para identificar as amostras que apresentavam alguma variabilidade e posteriormente submeter a uma avaliação para a identificação das causas e suas possíveis correções. Verificou-se que dentre os três tipos de gráficos, com os gráficos de Soma Acumulada (CUSUM) e Média Móvel Exponencialmente Ponderada (EWMA) é possível verificar uma tendência de aumento ou diminuição das percentagens dos teores das variáveis analisadas. Dessa forma o estudo sugeriu que qualquer um dos gráficos analisados pode ser usado para a monitorização da qualidade do carvão mineral.
- A poesia no ensino do português do 2º ciclo : estratégias comparatistas na promoção da leitura literária-formar leitores para a vidaPublication . Silva, Graça de Jesus Melo; Coelho, Paula MendesNeste trabalho de Investigação-Ação, revelamos a relação intertextual da poesia com obras literárias e artísticas, nomeadamente: a pintura, a poesia visual e a música, tendo por base os preceitos da Literatura Comparada, mormente a intertextualidade e as relações intersemióticas que se operam no campo literário. No entanto, para melhor perspetivarmos a crucial relevância de formarmos leitores autónomos e para toda a vida, retrataremos o cenário social e educativo da leitura literária, nos dias de hoje. Não esqueceremos, contudo, a importância do papel do professor na promoção da leitura. Seguindo o contexto social, relataremos os fatores que contribuem para a redução da importância da leitura literária e veremos as consequências dessa irresponsabilidade, expressas no crescente fenómeno de indiferentismo social e na insensibilidade face à dor do outro. De acordo com esses parâmetros, observaremos a supremacia da leitura literária na educação plena do leitor ativo, reflexivo, crítico e criativo. Por conseguinte, na escola, é imprescindível que as estratégias de promoção da leitura literária estejam associadas às práticas comparatistas, de modo a promover o gosto pelo conhecimento, combater o atrofiamento da memória e, principalmente, para desenvolver valores essenciais à vida em sociedade.