Mestrado em Supervisão Pedagógica | Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP
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Browsing Mestrado em Supervisão Pedagógica | Master's Degree in Pedagogical Supervision - TMSP by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências da Educação"
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- Modelos e práticas de ensino no Ensino Secundário Geral do 2º ciclo da Escola Santa Teresinha do Menino JesusPublication . André, Ussene Eusébio; Oliveira, IsolinaEm Moçambique é recorrente a situação da qualidade de ensino, em quase todos níveis, estando a soar negativamente todo sistema nacional, desde o ensino primário ao ensino secundário. Várias palestras, análises e estudos são realizados de modo a encontrar as causas, sendo focadas várias, a mais recorrente tem sido a qualidade de formação dos professores, que desagua nas suas práticas de ensino. Consequentemente, o presente estudo visou averiguar os modelos e as práticas de ensino aplicados por professores do ESG2 da Escola Santa Teresinha do Menino Jesus – Zivava, durante as suas atividades letivas com os seus alunos. Neste contexto, ensinar pode definir-se como “um conjunto de ações, em resultado de escolhas entre objetivos e significados contraditórios que são feitos de acordo com os dados da situação em que o ensino tem lugar” (Gaspar, Pereira, Oliveira & Teixeira, 2015, P.47). Este estudo centrou-se na identificação das conceções dos professores sobre o processo de ensino - aprendizagem, na caracterização dos modelos de ensino e na análise das práticas de ensino, desenvolvidas pelos professores do Ensino Secundário Geral do 2º Ciclo da referida Escola, no total de dezassete professores, o diretor e o diretor adjunto pedagógico, perfazendo o universo de dezanove. O estudo assumiu uma abordagem de natureza mista assente numa diversidade de técnicas de recolha e tratamento de dados. Os dados foram recolhidos através de entrevistas, questionários, registos de observação de aulas, análise dos documentos orientadores da escola e registos fotográficos. Os resultados obtidos revelam a combinação de diversas conceções dos professores do ESG2 da Escola Santa Teresinha do Menino Jesus – Zivava com relação ao processo de ensino e aprendizagem, há uma tendência no sentido do construtivismo, sobretudo a nível do discurso, mas ainda é ténue a nível de prática, apegando-se fundamentalmente em métodos tradicionais, assentes num ensino conteudista. Em relação à avaliação, há valorização dos testes escritos embora transpareça o uso de outros instrumentos, não há uma explicitação dos critérios de avaliação e o uso da avaliação diagnóstica e da formativa é muito ténue, porém há indícios de mudança.
- O papel da supervisão pedagógica na mudança das práticas pedagógicas dos professores do 3º ciclo de aprendizagem do ensino básico : um estudo em duas escolas primárias completas, ZIP3 - Nhamatanda-LamegoPublication . Malenzua, João Maconha; Miranda, BrancaA Supervisão Pedagógica tornou-se uma preocupação no desenvolvimento profissional dos professores, em especial o desempenho dos supervisores pedagógicos no apoio e aconselhamento dos professores nas práticas diárias no processo de ensino aprendizagem, tendo em conta as transformações políticas e organizacionais que tem ocorrido nos Institutos de Formação de Professores para Ensino Básico em Moçambique, na perspectiva de garantir a qualidade de formação de professores para Ensino Básico. O estudo analisa os processos e os critérios de implementação das actividades de supervisão pedagógica e as formas de coordenação das actividades supervisivas nas Zona de Influência Pedagógica (ZIP) em particular na Escola Primária Completa de Macumba e Escola Primária Completa de Mão-Tsé-Tung. Os fundamentos do estudo versam os principais cenários de supervisão tendo em vista melhorar a qualidade do desempenho profissional dos professores relativamente ao processo de ensino aprendizagem. As perspectivas da supervisão pedagógica traduzem uma visão sobre as mudanças paradigmáticas da prática profissional, dando maior atenção ao desenvolvimento profissional do desempenho do professor, promovendo uma aprendizagem cooperativa entre professores. Jacobs e Goh (2008), salientam que a aprendizagem cooperativa que “significa que os professores ajudam os grupos de alunos a trabalhar juntos com mais eficácia, utilizando uma grande quantidade de teoria, pesquisa e experiência prática de nossos colegas educadores, tanto do passado quanto do presente” (p.7). Baseando-se especificamente nos professores estagiários do 3º ciclo de aprendizagem, pretende-se com este estudo traçar cenário adequado para a supervisão pedagógica, um modelo de supervisão que permita uma maior intervenção do supervisor pedagógico no acompanhamento e aconselhamento das actividades de práticas pedagógicas, que promova as mudanças da acção pedagógica e a promoção na carreira do professor estagiário. Reflectiu-se, através da análise dos fundamentos de vários autores, sobre a pertinência e sobre as contribuições que a supervisão pedagógica tem na vida do professor e no processo de desenvolvimento profissional do professor da função de docência. O estudo apresenta uma reflexão profunda sobre o envolvimento dos professores na criação de um ambiente favorável e na promoção de uma supervisão pedagógica sustentada num cenário adequado que contribui para a criatividade e rendimento prático do professor. O presente estudo tinha como objectivos específicos de: Caracterizar o papel do supervisor relativamente à mudança das práticas pedagógicas dos professores do 3º ciclo de aprendizagem; analisar as actividades de desenvolvimento profissional dos professores do 3º ciclo de aprendizagem das duas escolas em estudo; descrever actividades inerentes às mudanças das práticas pedagógicas; identificar as dificuldades sentidas pelos professores no desenrolar das actividades profissionais na sala de aula e propor medidas visando minimizar as dificuldades dos professores nas suas actividades profissionais. Neste estudo desenvolveu-se uma metodologia que assentou-se na abordagem qualitativa, porque permitiu-se uma maior interacção, compreender os resultados individualizados, compreender a dinâmica interna de programas e actividades, compreender os aspectos dos programas e avaliar os resultados difusos. Não obstante à metodologia, aplicou-se no estudo a técnica de escolha de dados através do recurso de questionários, a prática de entrevistas e por fim o estudo de documentos.
- Supervisão em contexto da avaliação do desempenho e o seu contributo para o desenvolvimento da profissionalidade dos docentes de Educação VisualPublication . Januário, Maria Helena do Nascimento; Miranda, BrancaO decreto-lei nº 75/2010, de 23 de junho, regulamentado pelo decreto regulamentar n.º 26/2012, de 21 de fevereiro introduziu o novo modelo de avaliação do desempenho e elegeu como objetivos: identificar, promover e premiar o mérito e valorizar a atividade letiva. Para alcançar os referidos objetivos, foram estabelecidos critérios de exigência, que promovam e garantam a melhoria da qualidade da escola pública, do serviço educativo e valorizem a profissão docente, instituindo modalidades de supervisão da prática docente e processos de trabalho simplificados, centrados na utilidade e no desenvolvimento profissional. No entanto, a atribuição cumulativa das funções de avaliação sumativa e de supervisão à avaliação do desempenho, cedo se revelou um problema de difícil resolução. Os professores sentem-se prejudicados/atraiçoados em relação ao contrato de trabalho, que assinaram com a tutela, no início das suas carreiras profissionais e suspeitam da supervisão instituída, que consideram uma intromissão à sua prática docente. Com tantos problemas, a implementação do novo modelo de avaliação tem enfrentado forte contestação por parte dos professores, pelo que decidimos realizar um estudo sobre a função da supervisão na avaliação do desempenho e os contributos para a profissionalidade dos professores de Educação Visual, do Ensino Básico Público. O título atribuído ao estudo, «Supervisão em contexto da Avaliação do Desempenho Docente e o seu contributo para o desenvolvimento da Profissionalidade dos docentes de Educação Visual, do Ensino Básico Público», tenta realçar a essência do tema e encerra em si a vontade de compreendermos como é que este grupo disciplinar/recrutamento vivenciou o processo de avaliação do desempenho, como encara a ação supervisiva que o mesmo implica, que tipos de supervisão ocorreram durante o processo avaliativo e como considera que estas ações podem contribuir para melhorar a profissionalidade destes docentes. Para realizar o estudo recorremos a uma abordagem qualitativa, através da realização de um estudo exploratório, com recurso à entrevista semiestruturada a aplicar a avaliadores e avaliados. A opção pela metodologia qualitativa justifica-se pela natureza do estudo e porque consideramos que através da realização de um estudo exploratório de análise qualitativa, com recurso à entrevista semiestruturada, nos é possível explorar e compreender melhor as perceções dos implicados sobre o tema.
- O supervisor pedagógico como promotor da melhoria da qualidade de ensino : estudo realizado em duas escolas secundárias do Distrito de ChókwèPublication . Mafuiane, Lúcia Pedro; Oliveira, IsolinaEste estudo discute o papel do supervisor pedagógico no âmbito da promoção da melhoria da qualidade do ensino sabendo-se que o Supervisor Pedagógico, segundo Alarcão & Tavares (2003), é um indivíduo dotado de experiência que lhe permite apoiar/orientar um outro professor ou candidato a professor no seu desenvolvimento pessoal e profissional. Neste contexto, o estudo leva-nos a perceber o que os supervisores pensam em relação à sua prática e a identificar as perceções dos professores em relação ao processo de supervisão nas suas escolas e a compreender a forma como este é conduzido, bem como avaliar o tipo de relações que tem sido privilegiado junto dos professores em exercício. Assim, o tema da investigação conduz-nos ao problema geral do estudo que incide nas dificuldades evidenciadas pelos Supervisores Pedagógicos em promover práticas supervisivas conducentes ao desenvolvimento pessoal e profissional docente que possam refletir-se na melhoria da qualidade do ensino. Do ponto de vista metodológico, o estudo empírico baseia-se na recolha de informações relacionadas com o trabalho desenvolvido pelos Supervisores Pedagógicos junto dos professores em exercício nas Escolas Secundárias de Chókwè e Ngungunhane ambas localizadas no Distrito de Chókwè. Para o efeito, adotámos uma metodologia que privilegia uma abordagem mista, de carácter descritivo, com recurso ao inquérito por questionário. Os resultados do estudo indicam que, não obstante a irregularidade com que é realizada, os supervisores têm levado a cabo a atividade supervisiva nas duas escolas em estudo, todavia, revelam que, na sua totalidade, não possuem formação especializada em supervisão pedagógica e na sua maioria não se tem beneficiado da formação contínua tal como acontece com os professores em exercício, fato que poderá justificar a forma como o processo da supervisão pedagógica tem sido conduzido bem como o seu impacto na melhoria da qualidade da educação e no desenvolvimento pessoal e profissional dos professores.