Ciências da Educação | Livros / Books
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Browsing Ciências da Educação | Livros / Books by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
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- Quem te viu e quem te vê: os sentidos do caminhoPublication . Mouraz, Ana; Torres, Ana Cristina; Fonte, RuiEste livro decorre do processo de intervenção e investigação do projeto Quem te viu e quem te vê (WAY). O projeto está em curso em quatro Agrupamentos de Escolas das Regiões Norte e Centro de Portugal, a saber: Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco (Famalicão), Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim; Agrupamento de Escolas de Ribeirão ( Famalicão) e Escolas de S. pedro ( Vila Real). O projeto é investigado e monitorizado por uma equipa de investigadores de três Universidades portuguesas ( Universidade Aberta – Laboratório de educação a Distância e e-Learning; Universidade do Porto – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação – Centro de Investigação e Intervenção Educativas; e Universidade de Trás os Montes e Alto Douro), que trazem para o projeto a complementaridade dos assuntos que têm Investigado. O projeto é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia ( referência 2022.01025.PTDC), decorre até 2026 e está a entrar no seu segundo ano de implementação. O WAY visa aprofundar o conhecimento sobre o desenvolvimento da aprendizagem autorregulada de alunos do ensino secundário, através do seu envolvimento na observação dos pares durante as aulas. O título do projeto resume, não só, a estreita conexão entre a autorregulação das aprendizagens dos alunos e a observação dos pares que a equipa pretende estudar, mas também da importância da voz dos alunos e da sua participação nestes processos de pesquisa.
- Referencial de qualidade socialmente referenciada para cursos superiores a distânciaPublication . Moreira, J. António; Henriques, Susana; et all.; Lima, Daniela da Costa Britto Pereira; Daniela da Costa Britto PereiraA Educação a Distância (EaD) tem sido objeto de crescente debate no meio acadêmico, especialmente no que diz respeito à sua qualidade e regulamentação. Este estudo, desenvolvido no âmbito da Rede de Pesquisa em EaD Brasil/Internacional, propõe um modelo de qualidade socialmente referenciada, baseado em dimensões e subdimensões que refletem as necessidades e realidades de diferentes contextos educacionais. Por meio de uma revisão bibliográfica e de uma abordagem metodológica qualitativa, foram identificados os principais elementos que impactam a qualidade da EaD, organizados em três níveis de análise: macro (políticas globais e nacionais), meso (gestão institucional) e micro (processos pedagógicos e didáticos). A pesquisa destaca a importância de considerar a diversidade cultural, socioeconômica e tecnológica na formulação de critérios de qualidade, distanciando-se de abordagens economicistas e promovendo a equidade e a inclusão na educação superior a distância. Os resultados deste marco referencial contribuem para a consolidação de indicadores socialmente referenciados, que podem servir como referência para a avaliação e aprimoramento da EaD em contextos transnacionais. Conclui-se que a qualidade na EaD não deve se limitar a métricas quantitativas, mas sim integrar dimensões qualitativas que reflitam a complexidade dos processos educacionais e seu impacto no desenvolvimento social.