Estudos Americanos | American Studies
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- Autovisões e alterovisões da universidade : o romance académico como documento culturalPublication . Reis, Maria Filipa; Pires, Maria Laura BettencourtTendo fundamentado, com recurso a vários autores, a existência do romance académico como subgénero literário, e tendo justificado brevemente a importância que julgamos que à Literatura deve ser atribuída em estudos de Cultura, colocámos a hipótese de poder o romance académico demarcar-se como documento privilegiado para análise cultural. As razões que nos levaram a sugerir tal hipótese prendem-se, por um lado, com o facto de o romance académico provir de uma instituição que é central à dinâmica social, e que mais promove mobilidade social positiva, pois desde a Segunda Guerra Mundial que, com a crescente democratização do acesso ao ensino superior, para a Universidade americana e inglesa, e para e para as Universidades da generalidade dos países do Ocidente, tem convergido um número cada vez maior de indivíduos provenientes dos mais diversos grupos populacionais; por outro lado, prendem-se também com o facto de vários autores, ao longo das últimas décadas, terem detectado no romance académico uma qualidade de microcosmo que reflecte o macrocosmo social. Norteando-nos pelo objectivo de demonstrar o valor do romance académico como documento privilegiado para análise de Cultura, começámos por enquadrar este subgénero literário no contexto em que surgiu e se desenvolveu e, neste âmbito, pusemos a descoberto a tensão constante que no romance académico e na Universidade se observa entre a opção pelas atitudes idealistas e a opção pelas atitudes pragmáticas, tensão que tende a desembocar no relativismo e na dificuldade em legitimar juízos de valor, e que, por sua vez, reflecte a crise de valores que permeia a própria sociedade do século XX. O universo de relatividade radical que, de modo consistente, transpareceu no romance académico abriu a possibilidade de neste subgénero encontrarmos um equacionamento, levado a cabo de uma óptica mais descentralizada do que é comum, de condições de diferença social fundamentais na evolução da cultura americana, da cultura inglesa, e, em geral, das culturas do Ocidente. Assim, partimos das visões que, no romance académico, a Universidade revela ter de si mesma, à descoberta da forma como, sobretudo ao longo do último meio século, esta instituição tem encarado a alteridade, as realidades sociais que ainda não acabou de integrar em si. Neste enquadramento, foram estudados os modos como, no romance académico e na Universidade, têm sido tratadas as diferenças entre culturas (americana e inglesa), as diferenças de classe socioeconómica e as diferenças étnicas/de raça. No que respeita ao tratamento destas diferenças, registámos que as problemáticas que afectam a sociedade se reflectem na Universidade e no romance académico, e por sua vez, depois do processo de interiorização e de intelectualização a que aí são sujeitas, transbordam de novo para a sociedade potenciadas com uma capacidade superior de consciencialização e de persuasão. O círculo repete-se e a Universidade funciona, assim, como locus privilegiado de apuramento e de potenciação de tendências e de movimentos, por vezes antagónicos, entre forças sociais. No presente estudo, o processo de demonstrar a qualidade do romance académico enquanto documento cultural teve como produto a explicitação dos modos como a Universidade se ‘autovê’, no enquadramento da geografia de interesses contraditórios que a envolve, e dos modos como, ao longo do último meio século, tem encarado, e progressivamente integrado em si, a alteridade.
- Is there a dream for today? O progresso dos africano-americanos desde o assassinato de Martin Luther King, Jr. : realidade ou utopia?Publication . Domingues, Natalina Graça Grilo de Bastos Silva; Pires, Maria Laura Bettencourt; Avelar, MárioNesta tese de doutoramento, pretende-se avaliar o modo como tem evoluído a situação dos Africano-Americanos desde 1968 até à actualidade. O que é que mudou na América desde a morte de King? Houve progresso? Será que superaram a discriminação ou estarão ainda longe de o conseguir? Numa primeira fase, são analisados os conceitos de cultura e de raça - considerando-se esta como uma ilusão socialmente construída – bem como o de racismo, o qual, tendo marcado os E.U de forma indelével, decorre de formas institucionais como a escravatura, o colonialismo e o imperialismo. Num segundo momento, examina-se a questão racial na América de hoje. Procura-se verificar se “The Veil of Race” continua ainda a constituir “An American Dilemma”. A última parte do trabalho aborda a problemática da dessegregação, cabendo a interrogação sobre se a mesma se verifica ou se tal não passa de ficção. No final, conclui-se que “They’ve made progress but they have not yet arrived”. A presente afirmação advém de dois grandes problemas com que os Africano-Americanos se debatem ainda no século XXI: o primeiro está relacionado com o facto de esse progresso ter atingido, entre eles, apenas 17%, ou seja, os descendentes privilegiados dos “Talented Tenth”, deixando para trás os da “underclass”; o segundo tem a ver com o racismo dissimulado que persiste na sociedade americana, diferente do do passado, mas não menos malévolo, uma vez que a sua presença nem sempre é detectável.
- News that last : quatro momentos de jornalismo literário americano no século XXPublication . Trindade, Alice Maria Quelhas Lima Donat; Pires, Maria Laura Bettencourt; Avelar, MárioO objectivo da presente tese é, como o título refere, o estudo das ‘notícias que perduram’, veiculadas por artigos incluídos no designado jornalismo literário nos Estados Unidos da América ao longo do século XX. Assim, a tese compreenderá duas partes fundamentais: 1. A localização do ‘género’ jornalismo literário, face às duas formas de escrita que lhe dão origem: o jornalismo e a literatura; 2. A análise de quatro textos específicos com o objectivo de inquirir acerca dos processos narrativos diferenciados que exploram o tema da alteridade em quatro momentos do século XX americano. O jornalismo literário progrediu ao longo do século em estudo, partindo de uma tradição que remontava já à centúria anterior. A circunstância da sociedade americana ser muita diversa em termos humanos, sociais e mesmo geográficos, bem como algumas de índole económica e de mercado editorial, propiciam a existência deste tipo de escrita que interpreta, e não só reporta, sobre factos e indivíduos. A vastidão do acervo disponível exigiu critérios de selecção que permitissem uma linha em que fosse reduzido o número de variáveis para melhor ser apreciada a análise da alteridade. Assim, foram seleccionados textos publicados num espaço de cerca de cem anos (1898-1992), em Nova Iorque, sobre residentes nova-iorquinos que se destacavam dos seus concidadãos por características que os colocavam fora da norma da sua contemporaneidade. O foco principal do estudo incide sobre os critérios da selecção e combinação da informação dada e, em que medida tal reproduz o pensamento coevo sobre o fenómeno do ‘Outro’, sendo para o efeito seguida metodologia que avalia a interligação entre os elementos tidos em conta nesta análise; ambiente social, criador, receptor e objecto cultural. Conclui-se que este tipo de texto revela uma interacção criativa em constante evolução, demonstrada a cada momento de forma própria, com possibilidade de ser desenhado um traçado da evolução do conceito de “Outro" ao longo do século em apreço.
- Manhattan capital do mundo : contributos para a compreensão de Nova Iorque no imaginário mundialPublication . Filipe, Raúl; Pires, Maria Laura BettencourtEsta tese é composta por quatro capítulos. No primeiro capítulo é apresentada uma perspectiva histórica de Manhattan e são focadas algumas semelhanças e contrastes com outros centros populacionais. São ainda abordadas as políticas governamentais e as suas consequências na cidade. No segundo capítulo são estudadas questões relacionadas com os povos e etnias que vão construindo Nova Iorque: Holandeses, Ingleses, Irlandeses, Italianos, Porto-riquenhos, judeus, negros e outros grupos étnicos. A imigração e a forma como a demografia contribuiu para o carácter da cidade são também objecto deste capítulo. Abordamos ainda as consequências económicas destes movimentos demográficos. O Turismo e as Atracções são os temas do terceiro capítulo onde damos informação sobre as atracções mais procuradas, sobre os fluxos turísticos que rumam à cidade e sobre as consequências do 11 de Setembro ao nível do turismo. Neste capítulo é ainda abordada a vida cultural na cidade: a música, o teatro e as artes. O quarto capítulo é dedicado a Central Park, o primeiro parque público americano onde foi aplicada a técnica do ajardinamento paisagístico e que constitui uma das atracções mais procuradas por turistas e residentes. Posteriormente, nas considerações finais, é apresentada uma síntese dos resultados alcançados e uma reflexão pessoal. Embora esta tese tenha como tema principal Manhattan, não podemos abstrair-nos do facto de a cidade de Nova Iorque ser constituída por cinco boroughs, todos eles intimamente ligados, o que por vezes não tornou possível um enfoque exclusivo em Manhattan e nos levou a utilizar os termos “Manhattan” e “cidade de Nova Iorque” quase como sinónimos.
- The world is in my head : my body is in the world : a condição paratópica em Paul Auster : incidências e projecções do espaço na produção literária em prosaPublication . Marta, Maria Clara Magalhães; Reis, Maria FilipaEste trabalho analisa, de forma detalhada, as representações do espaço na produção literária, em prosa, de Paul Auster, publicada entre 1987 e 2004. Partimos do princípio de que cada obra austeriana analisada funciona como mapa de uma colocação individual e social, porque nela escritor e leitor encontram a possibilidade de aspirar a um entendimento do real. Neste pressuposto, que procuramos dilucidar ao longo da investigação – quer no plano da selecção do enquadramento teórico, quer na posterior envolvência dele com a análise do corpus – considerámos que, com subtilezas de intensidade, cada produção literária observada concretiza o nexo vida-livro, ao ponto de tornar lícita a declaração de que, em Auster, a vida se configura como epifenómeno da literatura. De acordo com esta premissa – que radicámos na condição paratópica inerente ao lugar problemático na estrutura espacial, social e identitária a que o escritor se encontra votado – a hipótese que procurámos verificar com o escrutínio do corpus é a de que cada obra, enquanto condição e produto da paratopia austeriana, se constitui localidade paradoxal e parasitária, consequente de uma carência de lugar de pertença na realidade. Neste contexto, o enquadramento teórico percorre obras que elegeram o espaço como principal objecto de estudo no âmbito da literatura mas a capacidade enunciativa e o poder evocativo da produção literária austeriana também impuseram a necessidade de procurar o contributo de autores que, não tomando como centro de reflexão a questão espacial à luz deste ramo do conhecimento, se debruçaram, num momento ou noutro, sobre problemáticas do espaço ou a ele atinentes. Com base nas propostas enunciadas, o intuito primeiro do estudo foi avaliar até que ponto cada produção literária consubstancia a oscilação de desenraizamentos, níveis entrecruzados de acções e reacções, ajustamentos instáveis e identidades negociadas entre o biografismo e a ficção de Paul Auster.
- Espiritualidade e androginia : um estudo sobre a figura do Berdache nas culturas índias norte-americanasPublication . Machado, Ana Paula; Pires, Maria Laura BettencourtTendo por tema a figura índia do berdache, foi nosso intento investigar em que medida ela se encontrava ligada ao mito transcultural do ser andrógino e salientar a sua essência fundamentalmente espiritual, em consonância com a mundividência das culturas nativas americanas. Tivemos por base as críticas à obra de Walter Williams The Spirit and the Flesh, tentando aferir até que ponto estavam correctas e eram relevantes ou, pelo contrário, eram indicativas de um outro tipo de preconceitos, tentando simultaneamente averiguar acerca da existência da figura com as características que lhe eram imputadas por aquele autor. Por havermos tido a oportunidade de alargar os nossos conhecimentos sobre a mundivisão dos Índios norte-americanos, aquando da elaboração da nossa dissertação de Mestrado, inclinámo-nos a ver a figura como fazendo parte de um todo maior e a integrá-la nesse pano de fundo constantemente, tendo explorado a sua relação com o mundo do Mito no Capítulo I, aprofundado o conceito de espaço-tempo mítico no Capítulo II; estabelecido a ligação com o mito do ser andrógino no Capítulo III, apresentado as principais características da mundividência índia no Capítulo IV; salientado a conexão do berdache com outras figuras índias que unem ou invertem as polaridades, no Capítulo V; tentado dar um relato abrangente dos registos – históricos, antropológicos e míticos – da figura, assim como delinear as tensões e conflitos em torno do seu estudo e dos próprios indivíduos, actualmente, no Capítulo VI. Nesse processo, recorremos amplamente à obra de autores creditados, pois necessitávamos de fundamentar devidamente as nossas propostas mais arriscadas. Concluímos que o berdache se encontra de facto na mesma linha dos seres míticos andróginos índios e que se torna impossível abordá-lo de qualquer ângulo único, sem arriscarmos dele transmitir uma imagem parcial e incompleta. Durante o curso da nossa pesquisa, tendemos a deixar gradualmente para trás as questões iniciais – confirmando, muito embora, a autenticidade das afirmações de Williams – prosseguindo com a nossa própria investigação até a um campo que nos levou a reconhecer a possibilidade de existência de várias formas de cognição e de uma Epistemologia índia própria.
- Itinerários na representação do corpo : um olhar sobre Sylvia Plath e Muriel RukeyserPublication . Almeida, Valentina Isabel Oliveira de; Avelar, MárioEste estudo procura descrever e analisar de que forma Muriel Rukeyser e Sylvia Plath utilizam a imagética corporal nos seus textos, testando paradigmas e os limites da representabilidade, numa sociedade predominantemente visual. Estas imagens são confrontadas com outras fontes contemporâneas (nomeadamente fotográficas ou pictóricas) e com representações anteriores do feminino ou de corpos marginais, com o objectivo de, por um lado, auxiliar a leitura crítica da obra e, por outro, aferir da sua presença e restruturação no texto enquanto consequência de factores sociais, políticos e culturais específicos. Ao estudar as representações do corpo, consideram-se os contributos teóricos de Michel Foucault e, nomeadamente, a sua noção de corpo dócil e a aplicação da figura do panóptico à sociedade moderna, mas também o conceito de um corpo vivido, postulado por Merleau-Ponty. O corpo social construído sob o predomínio de um olhar fixo (“gaze") é desconstruído pela possibilidade perceptiva do olhar passageiro ou do vislumbrar (“glance") e pela importância do toque. Na desconstrução das representações corporais de um Outro, onde o Feminino surge como figura de alteridade, pondera-se ainda as possibilidades de uma revisão e rescrita dos mitos tradicionais ou a criação de uma “biomitografia" própria.
- Ralph Waldo Emerson : internal conflict of the soul : a romantic unsolved issuePublication . Camacho, João Augusto; Avelar, Mário; Shaffer-Koros, Carole M.O objectivo deste estudo é o de identificar o tema Emerson’s Conflict of the Soul no contexto do Séc. XIX, durante o qual a América procurava defenir a sua própria identidade através duma procura espirítual. Tendo em conta o passado, esta tese, explora as diferenças básicas entre os discursos românticos Europeu e Americano. Os primeiros dois capítulos preparam um quadro teórico, delineando dois principais aspectos do Romatismo Europeu: as novas atitudes perante a natureza; a dicotomia entre o consciente e o inconsciente; a discrepância entre a realidade e a aparência para transcender o fenómeno externo e interno; arte e história; e diferentes significados e origem da palavra “romântico;” em segundo lugar, o clima intelectual (Influências heterogéneas de Emerson), ou o amor intelectual e visão científica para afirmar o Principium of individualism; para celebrar o conflito entre o microcosmo e o macrocosmo; o gosto artístico estrangeiro; as polaridades e fragmentações do eu romântico para cantar a sua própria canção de fidelidade e introduz uma distinta linguagem literária e formas para manifestar ideais transcendentais. A visão da nova teoria orgânica da evolução é desenvolvida no segundo capítulo. O terceirro capitulo descreve duas abordagens geométricas (Razão e Compreensão: Vectores do Dilema Romântico)com o objectivo de desvendar os enigmas secretos do discurso de Emerson. Finalmente, o quarto capítulo examina as raízes de Emerson’s Quest of Romantic Truth ; os seus impulsos racionais e irracionais ; o conflicto entre mundo interior e exterior. Conclui-se que a atitude romântica se torna objecto do discurso artistico, culminar e resultado do produto criativo, e veículo através do qual Emerson’s Conflict of Soul: A Romantic Unsolved Issue surge associado aos temas românticos e a circunstâncias simbólicas da sua vida : Beauty, Love, Suffering, and Immortality, emergem, então, como temas recorrentes e inter-relacionados a partir do começo do Romantismo em 1800. Emerson é, deste modo, retratado como pioneiro, não só no ambito da nova filosofia designada Trancendentalista, mas também como poeta da democracia americana que assegura a perfectibilidade moral da sua sociedade.
- Richard Wright, James Baldwinn e Barack Obama : da ficção às narrativas autobiográficas e o dilema americanoPublication . Ferra, Filomena Valentina Relva; Avelar, MárioA literatura é um dos meios de representação de um povo e de uma nação, desempenhando um papel central na ilustração do percurso histórico da sociedade que pressupõe ilustrar. No contexto dos EUA, a comunidade africano americana apresenta uma singularidade extremada, não apenas por se constituir como a única comunidade que foi transplantada e agrilhoada à força para território americano, como igualmente, e daí derivar, a sua subjugação a um sistema de escravatura feroz, durante séculos, no Sul profundo, repleto de plantações de algodão e de pórticos incandescentes pelo sol poente. Perante a perspectiva da eleição de um presidente africano americano, pela primeira vez, afigurou-se-nos uma boa altura para tentarmos entender em que medida a questão da igualdade racial se tinha concretizado, ou não, e em que termos evolutivos. Dado esse macro-objetivo, selecionámos três obras de escritores representativos de épocas históricas diversas, a saber, Richard Wright, anos 40 do século passado, James Baldwin, anos 60 do mesmo século e, por último, o atual presidente americano, Barack Obama, cuja autobiografia é bem contemporânea. O tema central da nossa investigação é tentar perceber que evolução histórica, que sintomas evolutivos, ao nível da questão racial, se foram registando na sociedade americana, e que se podem detetar, através da análise das obras em causa, que permitiram a eleição de um presidente africano americano. Elaboramos a nossa análise com base no estudo das obras dos autores citados – Native Son, Notes of a Native Son e Dreams from My Father – que espelham, com minúcia, a posição de cada autor perante o período temporal da sociedade que lhe coube viver, e de que modo a questão da igualdade racial, ‘The American dilemma’, se foi colocando ao longo dos tempos e é nelas retratada.