Browsing by Author "Trigo, Clara"
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- O eterno desejo de voarPublication . Trigo, Clara; Veiga, Pedro Alves da; Santana, IvaniA informação de que a gravidade continua sendo um mistério para a ciência pode surpreender muitas pessoas. Por mais incontornáveis que os seus efeitos sejam para qualquer ser na terra, a gravidade ainda é um fenômeno de difícil compreensão. O animal humano – assim como todos os seres sobre a Terra – forjou-se nesta adaptação. O fenômeno gravitário constitui a existência humana, inclusive sua subjetividade, pois determina as formas de mover, perceber, sentir, em suma, acessar o mundo e desenvolver cognição. Não à toa, a questão da gravidade povoa as formas de fazer, as condutas artísticas e as preocupações da dança contemporânea. Este artigo oferece alguns exemplos dentre as mais variadas relações com a gravidade encontradas pela dança contemporânea, para sublimar o eterno desejo de voar. Apresentamos essas relações através dos seguintes aspectos: “Pelos ares”, “Pelas paredes”, “Espelhos e projeções”, “Caixas mágicas”, “Água” e “Outras forças fictícias”.
- Graus de interação em obras de média-arte digitalPublication . Trigo, Clara; Santana, Ivani; Veiga, Pedro Alves daEste artigo visa apresentar uma forma de categorizar obras de média-arte digital a partir do nível de interação com o público que a obra oferece. Embora esta abordagem tenha sido elaborada a partir da análise de dez obras de dança com mediação digital, tendo o vídeo como matéria principal, propõe-se aqui a expansão da sua utilização na classificação de outros tipos de obras de média-arte digital, não performativas. São propostos, e justificados, quatro graus de interação: grau 1 – artefatos de via única; grau 2 – artefato de engajamento público; grau 3 – artefato de manipulação digital; e grau 4 – artefato de diferencial interativo. Esta categorização pretende reconhecer aspectos da interação do público com a obra, a partir dos recursos digitais utilizados. Não pretende atribuir valor hierárquico entre as diferentes escolhas e resultados artísticos. Pretende-se, assim, sugerir a sua utilização em ambientes de investigação e ensino, de maneira a introduzir mecanismos formais de análise e classificação deste tipo de artefato, bem como permitir que os artistas/criadores possa tomar consciência das variações e possibilidades ao seu dispor.
- Poetics of instability: subversion of gravity through digital performative artPublication . Trigo, Clara; Santana, Ivani; Veiga, Pedro Alves daEste artigo aponta a subversão da gravidade como uma das características da poética de instabilidade, conceito já anteriormente proposto e desenvolvido pelos autores, a partir da seleção e análise de nove artefatos de média-arte digital, cujo mote poético principal é o interesse em desestabilizar as percepções sobre a gravidade. Nesta fase inicial foram analisadas imagens disponibilizadas pelos próprios artistas em plataformas abertas na internet. Interessava saber: que efeitos/sensações são perseguidos e provocados? Quais as estratégias artísticas para realizar a desestabilização? Que diferenças e semelhanças há entre estas iniciativas? Como diferentes estratégias podem provocar diferentes impactos nos processos e nos resultados? Para melhor responder a estas questões foram destrinchadas as estratégias de subversão – ou desestabilização – da gravidade encontradas nos artefatos e foram elaboradas categorias de análise pautadas nas relações entre as variáveis observadas. Os achados estão detalhadamente discutidos e sintetizados em tabelas.
