Browsing by Author "Trigo, Clara"
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- Graus de interação em obras de média-arte digitalPublication . Trigo, Clara; Veiga, Pedro Alves da; Santana, IvaniEste artigo visa apresentar uma forma de categorizar obras de média-arte digital a partir do nível de interação com o público que a obra oferece. Embora esta abordagem tenha sido elaborada a partir da análise de dez obras de dança com mediação digital, tendo o vídeo como matéria principal, propõe-se aqui a expansão da sua utilização na classificação de outros tipos de obras de média-arte digital, não performativas. São propostos, e justificados, quatro graus de interação: grau 1 – artefatos de via única; grau 2 – artefato de engajamento público; grau 3 – artefato de manipulação digital; e grau 4 – artefato de diferencial interativo. Esta categorização pretende reconhecer aspectos da interação do público com a obra, a partir dos recursos digitais utilizados. Não pretende atribuir valor hierárquico entre as diferentes escolhas e resultados artísticos. Pretende-se, assim, sugerir a sua utilização em ambientes de investigação e ensino, de maneira a introduzir mecanismos formais de análise e classificação deste tipo de artefato, bem como permitir que os artistas/criadores possa tomar consciência das variações e possibilidades ao seu dispor.
- Poetics of instability: subversion of gravity through digital performative artPublication . Trigo, Clara; Santana, Ivani; Veiga, Pedro Alves daEste artigo aponta a subversão da gravidade como uma das características da poética de instabilidade, conceito já anteriormente proposto e desenvolvido pelos autores, a partir da seleção e análise de nove artefatos de média-arte digital, cujo mote poético principal é o interesse em desestabilizar as percepções sobre a gravidade. Nesta fase inicial foram analisadas imagens disponibilizadas pelos próprios artistas em plataformas abertas na internet. Interessava saber: que efeitos/sensações são perseguidos e provocados? Quais as estratégias artísticas para realizar a desestabilização? Que diferenças e semelhanças há entre estas iniciativas? Como diferentes estratégias podem provocar diferentes impactos nos processos e nos resultados? Para melhor responder a estas questões foram destrinchadas as estratégias de subversão – ou desestabilização – da gravidade encontradas nos artefatos e foram elaboradas categorias de análise pautadas nas relações entre as variáveis observadas. Os achados estão detalhadamente discutidos e sintetizados em tabelas.