Browsing by Author "Morais, Carlos"
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- Abordagens pedagógicas para ambientes onlinePublication . Miranda, Luísa; Morais, Carlos; Dias, PauloAs tecnologias suportadas pela Web podem constituir recursos de apoio ao processo de ensino e aprendizagem, cuja utilização e contextualização exige a definição e implementação de metodologias pedagógicas que contribuam para que as potencialidades dessas tecnologias possam ser úteis quer para os professores quer para os alunos, procurando conseguir transformar a informação em conhecimento, com a maior facilidade possível e no menor período de tempo. Embora as metodologias de implementação da educação online ainda tenham um largo espaço para crescer e se desenvolverem, salienta-se, com agrado, o reconhecimento do elevado número de investigadores envolvidos neste tema. Neste artigo salientam-se como tópicos de reflexão acerca das abordagens pedagógicas para ambientes de aprendizagem online, uma contextualização dos ambientes de aprendizagem online, apresentando-se, também, tópicos associados às metáforas de aprendizagem, designadas por metáfora da aquisição, metáfora da participação e metáfora criação do conhecimento, bem como referência às abordagens pedagógicas de Duart & Sangrà e à de Terry Anderson, com a perspectiva de contribuir para a fundamentação da educação online tornando-a cada vez mais desejada pelas pessoas, cuja utilidade pode ser essencial para que a formação e a educação ocorram de forma efectiva ao longo das suas vidas.
- Ambientes de aprendizagem na web: uma experiência com fóruns de discussãoPublication . Miranda, Luísa; Morais, Carlos; Dias, Paulo; Almeida, ConceiçãoA criação de ambientes educativos nos quais a aprendizagem possa ser promovida de forma activa e colaborativa, assentes na interacção entre os intervenientes directos na educação e a sociedade em geral, continua a ser um objectivo a perseguir por cada educador. Como sugere Figueiredo (2000), a aprendizagem deve acontecer no contexto de actividades e de interacções ricas, dentro de ambientes sociais culturalmente ricos proporcionados pela utilização das tecnologias suportadas pela web. Nesta comunicação apresentam-se algumas reflexões sobre as contribuições da web na implementação e enriquecimento de contextos educativos. Neste sentido, promoveu-se no contexto formal de ensino e aprendizagem a utilização de fóruns de discussão na web, aos quais se faz referência, salientando-se uma experiência com professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, na qualidade de alunos de um Curso de Complemento de Formação Científica e Pedagógica.
- Aprendizagem colaborativa em ambientes baseados na webPublication . Almeida, Conceição; Dias, Paulo; Morais, Carlos; Miranda, LuísaNesta comunicação apresentam-se algumas reflexões sobre a contribuição das tecnologias de informação para a criação e o enriquecimento de ambientes de aprendizagem que facilitem e promovam a aprendizagem de uma forma activa e colaborativa. Faz-se referência a uma experiência com alunos do 3º ciclo desenvolvida num ambiente baseado na web, no qual foi utilizado um programa de chat com o objectivo de promover a aprendizagem através da interacção comunicacional entre os alunos. Salientam-se exemplos do tipo de comunicação entre os alunos, bem como opiniões destes acerca da utilização do chat durante as aulas.
- Colaboração em ambientes online na resolução de tarefas de aprendizagemPublication . Miranda, Luísa; Morais, Carlos; Dias, PauloNuma sociedade em permanente mudança, com transformações profundas quer nas concepções de aprendizagem e construção das representações de conhecimento, quer na sua aplicação em situações reais e profissionais, surge uma enorme necessidade de aprofundar a compreensão dos processos de aprendizagem colaborativa a partir dos ambientes online, os quais pelas suas potencialidades são meios poderosos para o desenvolvimento da flexibilização das representações e da sua adequação aos contextos de prática. O sucesso da actividade colaborativa online depende de vários aspectos de entre os quais se referem a sua planificação e o acompanhamento das aprendizagens, tendo como referência a necessidade de se criar um sentimento de comunidade e de ligação entre os alunos, e entre estes e os professores, procurando o envolvimento dos principais actores no processo de ensino e aprendizagem na definição e consecução conjunta dos objectivos de aprendizagem. A colaboração e os seus modos de desenvolvimento nas comunidades de aprendizagem constituem um dos aspectos centrais do estudo referido e apresentam-se como um meio fundamental para a aprendizagem dos alunos, pois assim podem compreender questões, desenvolver argumentos e partilhar significados e conclusões (Bender, 2003). Admitindo a importância dos ambientes online, nesta reflexão, para além da abordagem dos temas ambientes de aprendizagem online e colaboração online, também apresentaremos resultados acerca das percepções de alunos do ensino superior, quando expostos ao desenvolvimento de actividades de aprendizagem em ambientes online, a partir de uma investigação realizada, no âmbito de uma tese de doutoramento, na Universidade do Minho.
- Complexidade na aprendizagem de conceitos numéricosPublication . Morais, Carlos; Almeida, Conceição; Dias, PauloHoje, mais do que nunca, temos meios disponíveis para podermos melhorar e criar estratégias de ensino e aprendizagem que facilitem a aquisição e a transferência de conhecimento nos mais variados domínios. Entre esses meios, consideramos que as Tecnologias de Informação (TI), podem ter um dos papéis mais relevantes. Nesse sentido, uma das questões que surge a qualquer educador, depois de acompanhar a evolução acelerada e multidireccional das TI, é saber o que fazer com estas tecnologias. Descobrir o que fazer com elas, passa necessariamente pela identificação de domínios, onde a sua utilização seja necessária e desejável, e pela preocupação de saber se a sua utilização proporciona ambientes de aprendizagem mais ricos do que aqueles que tradicionalmente são utilizados.
- Comunidades de aprendizagem na web: uma experiência com alunos do ensino superiorPublication . Miranda, Luísa; Morais, Carlos; Dias, Paulo; Almeida, ConceiçãoNesta comunicação apresentamos uma reflexão sobre a utilização de ambientes de aprendizagem baseados na Web, no sentido de os considerar como plataformas de apoio à criação de comunidades de aprendizagem, nas quais o conhecimento possa ser construído a partir da experiência e da partilha entre os vários intervenientes e, de modo particular, entre os alunos e entre estes e os professores. Vamos considerar um ambiente particular, designado por alfamat, que consiste de um site que disponibiliza fóruns de discussão e chat, o qual serve como estrutura de apoio ao ensino e aprendizagem de uma comunidade de alunos do ensino superior do Instituto Politécnico de Bragança. Esta comunidade alfamat engloba várias comunidades constituídas por alunos que frequentam determinadas disciplinas e pelos respectivos professores. Em cada uma destas comunidades discutem-se e partilham-se assuntos de interesse comum no âmbito de cada disciplina particular, podendo ainda os seus elementos, interagir e colaborar com os elementos de outras comunidades. No sentido de compreender qual o papel que têm, ou podem vir a ter, estes ambientes de aprendizagem, questionou-se uma amostra de alunos do ensino superior acerca de alguns dos aspectos que se consideram essenciais para que os ambientes online possam ser facilitadores nos processos de construção e partilha de conhecimento entre os seus intervenientes. Desses aspectos destacam-se, entre outros, a facilidade de utilização da comunidade alfamat, a metodologia de ensino e aprendizagem utilizada, a importância da comunidade alfamat na construção do conhecimento dos alunos e a interacção desenvolvida na comunidade.
- Estilo de uso del espacio virtual de alunos de la enseñanza superiorPublication . Goulão, Fátima; Barros, Daniela Melaré Vieira; Miranda, Luísa; Morais, CarlosLas Tecnologías de la Información y Comunicación (TIC) y más específicamente, la Internet,han traído nuevas formas de vivir la enseñanza y aprendizaje, tanto en la enseñanza presencial como en la enseñanza a distancia. Todavía, considerando que la enseñanza y el aprendizaje deben ser centrados en el alumno, se hace necesario identificar los estilos del uso del espacio virtual y desarrollar estrategias que tengan en cuenta esos estilos. Según Alonso y Gallego (2002), los estilos de aprendizaje son: activo, reflexivo, teórico y pragmático. Considerando estos estilos, se conceptualizaron los estilos del uso del espacio virtual, que Barros (2007) designa por: estilo del uso participativo en el espacio virtual, estilo de búsqueda y investigación, estilo de estructuración y planeamiento en el espacio virtual y estilo de acción concreta y producción en el espacio virtual. Con esta reflexión se evaluará la relación entre las modalidades de enseñanza presencial y a distancia de una muestra de alumnos de enseñanza superior y las variables uso de la Internet (años, frecuencia, sitio y objetivos del uso) y estilo de uso del espacio virtual. Los resultados obtenidos muestran que la mayoría de los sujetos utiliza la Internet todos los días, hace más de cinco años, en sus casas, para búsqueda de información. El estilo de uso del espacio virtual predominante es el estilo participativo.
- Estilos de aprendizagem em ambientes on-linePublication . Miranda, Luísa; Morais, Carlos; Dias, PauloA educação e a formação ao longo da vida constituem os pilares fundamentais do desenvolvimento para a Sociedade da Informação e do Conhecimento. De acordo com a abordagem construtivista a dinâmica deste processo tem como referência não só o desenvolvimento de novas estratégias para a implementação das aprendizagens orientadas para o aluno, como também a adequação aos estilos individuais de aprendizagem e aos procedimentos desenvolvidos nos ambientes colaborativos de aprendizagem online. Como contributo para este desenvolvimento propomo-nos orientar este artigo a partir da reflexão sobre o conceito de estilo de aprendizagem, a integração dos tipos de estilo predominantes em cada indivíduo e a importância deste conhecimento para a concepção e desenho dos ambientes de aprendizagem online, enquanto meios de promoção da flexibilidade dos processos de educação e formação nos LMS (Learning Management Systems). Neste sentido, privilegiaremos a abordagem seguida por Alonso et al. (1999), na qual é sugerido que as pessoas manifestam preferências no processo de aprendizagem que se concentram em etapas, convencionando atribuir a cada uma delas um estilo de aprendizagem. Assim, são identificados pelos autores referidos quatro estilos de aprendizagem: activo, reflexivo, teórico e pragmático, os quais pretendemos analisar no presente contexto experimental no plano da sua articulação com as práticas de educação e formação nos ambientes síncronos e assíncronos disponibilizados pelos LMS.
- Estilos de aprendizagem para uma coletividade aberta de pesquisaPublication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Henriques, Susana; Goulão, Fátima; Miranda, Luísa; Morais, CarlosO presente artigo aborda a teoria dos estilos de aprendizagem e suas possibilidades para uma coletividade aberta de pesquisa numa dinâmica de coaprendizagem entre os sujeitos. Toda esta discussão é contextualizada no âmbito da sociedade em rede, em que as tecnologias da informação e da comunicação assumem particular centralidade em diversas dimensões do quotidiano.
- Fóruns de discussão no ensino e aprendizagem: perspectivas de professores do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Almeida, Conceição; Dias, Paulo; Morais, Carlos; Miranda, LuísaDe entre as várias ferramentas suportadas pela internet, sobressaem os fóruns de discussão cujas características parecem ser de molde a facilitar a apropriação do contexto cultural, o desenvolvimento de um maior sentido de comunidade nos indivíduos que neles participam, e aprendizagens significativas através da comunicação e negociação de significados. Por outro lado, alguns resultados de investigação parecem indicar que os fóruns de discussão são um contributo valioso para o desenvolvimento profissional de professores que trabalham em situações de isolamento. Este é o relato de uma experiência de utilização de fóruns de discussão, no contexto de uma disciplina de Educação Matemática, em que participaram 31 professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. Os professores manifestaram atitudes favoráveis em relação, quer ao trabalho realizado, quer ao seu contexto tecnológico, e, em particular, aos fóruns de discussão, não deixando dúvidas quanto à viabilidade deste tipo de projecto e quanto aos seus efeitos positivos a nível, quer das aprendizagens, quer da motivação dos intervenientes. Os professores parecem ter interiorizado algumas das potencialidades dos fóruns de discussão e de algumas das suas implicações para o ensino/aprendizagem de Matemática no 1º Ciclo do Ensino Básico. No entanto, parece que mais trabalho é necessário para que os professores fiquem conscientes de todas as implicações e delas aprendam a tirar o máximo partido, quer para a renovação e inovação das estratégias de ensino/aprendizagem, quer para o seu próprio desenvolvimento profissional.