Browsing by Author "Monteiro, Ricardo"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Desenho de recursos de realidade aumentada na articulação de diferentes contextos educacionais no ensino das artes visuaisPublication . Monteiro, Ricardo; Mendes, António QuintasAtualmente reconhece-se a importância da tecnologia na implementação de novas estratégias e dinâmicas em contextos educativos. No entanto, urge a necessidade de refletir sobre os desafios que as tecnologias emergentes, nomeadamente a Realidade Aumentada (RA), apresentam aos responsáveis educativos, no desenvolvimento de recursos e dinamização de atividades que promovam a aproximação entre diferentes contextos educacionais. Este artigo encontra o seu foco de estudo na primeira fase de uma investigação mais ampla sobre a “Realidade Aumentada e a sua ubiquidade na articulação entre os contextos de educação formal e não formal no Ensino das Artes Visuais”. A partir dos desafios e das oportunidades que a RA possibilita no (re)desenho de processos de ensino e de aprendizagem ubíqua, é apresentado um conjunto de estratégias de conceção e de produção destes recursos de modo a que estes permitam o estabelecimentos de novas ligações entre os diferentes contextos educacionais e no enriquecimento de experiências de ensino e de aprendizagem.
- Interação tátil: estudo de acessibilidade e usabilidade com cegosPublication . Simões, Marina; Monteiro, Ricardo; Valente, Tânia; Teixeira, Ana Rita; Orvalho, JoãoA “interação baseada no toque” por utilizadores cegos em dispositivos móveis depreende um esforço cognitivo suplementar. Como objeto de análise, a partir de um conjunto de tarefas, o registo dos tempos e dos erros das práticas de interação e as observaçõesdos utilizadoresfoi possível constatar a diferença na interação entre os sistemas operativos AndroideiOS. Existem diferenças significativas entre estes dois sistemas, os resultados permitiram identificar qual a interface e as técnicas de interação mais acessíveis, assim como a obtenção de informação relevante para a conceção de produtos que correspondam às necessidades destes utilizadores.
- La realidade aumentada en la creación de conexiones entre la escuela y el museoPublication . Monteiro, Ricardo; Mendes, António QuintasSe propone la creación de recursos y experiencias que permitam profundizar en los desafíos y las oportunidades que la Realidade Aumentada posibilita en el (re) deseño de procesos de enseñanza y aprendizaje en la enseñanza de Artes Visuales.
- Realidade aumentada e ubiquidade: articulação entre educação formal e não formal no ensino das Artes VisuaisPublication . Monteiro, Ricardo; Mendes, António QuintasO reconhecimento do impacto que as Tecnologias Digitais provocam na educação, nomeadamente na criação de novos espaços de construção do conhecimento, remete para a importância do seu estudo nos atuais e diversos contextos educativos. Nesse âmbito, a utilização da Realidade Aumentada (RA), quando espoletada pelos dispositivos móveis, reconhecidos como responsáveis e impulsionadores da descentralização da escola, adquire maior preponderância e permite acrescentar novas dimensões aos ambientes e experiências de aprendizagem. Este enquadramento encontra o seu sentido de investigação quando aplicado na articulação entre os tradicionais contextos educativos - Educação Formal - e os espaços educativos ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento - Educação Não Formal. Neste estudo propõe-se a criação de recursos e experiências que permitam aprofundar os desafios e as oportunidades que a RA possibilita no (re)desenho de processos de ensino e aprendizagem ubíqua e perceber se estas novas formas de visualização de informação e imersão virtual em cenários reais criam oportunidades de ligação entre os diferentes contextos de aprendizagem de Artes Visuais. Reconhece-se a importância da tecnologia na implementação de novas estratégias e dinâmicas em contextos educativos, no entanto, urge a reflexão sobre os desafios que as tecnologias emergentes apresentam aos professores, alunos e representantes dos espaços educativos não formais na dinamização de atividades e desenvolvimento de recursos que promovam a aproximação entre as diferentes estruturas educacionais.