Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Desenho de recursos de realidade aumentada na articulação de diferentes contextos educacionais no ensino das artes visuais

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
rmonteiro_aqmendes_artigo EJML.pdf543.82 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Atualmente reconhece-se a importância da tecnologia na implementação de novas estratégias e dinâmicas em contextos educativos. No entanto, urge a necessidade de refletir sobre os desafios que as tecnologias emergentes, nomeadamente a Realidade Aumentada (RA), apresentam aos responsáveis educativos, no desenvolvimento de recursos e dinamização de atividades que promovam a aproximação entre diferentes contextos educacionais. Este artigo encontra o seu foco de estudo na primeira fase de uma investigação mais ampla sobre a “Realidade Aumentada e a sua ubiquidade na articulação entre os contextos de educação formal e não formal no Ensino das Artes Visuais”. A partir dos desafios e das oportunidades que a RA possibilita no (re)desenho de processos de ensino e de aprendizagem ubíqua, é apresentado um conjunto de estratégias de conceção e de produção destes recursos de modo a que estes permitam o estabelecimentos de novas ligações entre os diferentes contextos educacionais e no enriquecimento de experiências de ensino e de aprendizagem.

Description

Keywords

Realidade aumentada Educação formal Educação não formal Artes visuais

Pedagogical Context

Citation

Monteiro, R., Quintas-Mendes, A.(2018). Desenho de Recursos de Realidade Aumentada na articulação de diferentes contextos educacionais no Ensino das Artes Visuais. In: Carvalho, A. A. et. al. (Orgs). Atas do 4º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, pp. 456-466, Coimbra Editora CEIS20.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue