Browsing by Author "Leal, Maria João"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Interação social e participação num iMOOC:o papel e contributo do BOOTCAMPPublication . Morais, Diana; Leal, Maria João; Spilker, Maria João; Morgado, LinaOs Cursos Online Massivos Abertos (Massive Open Online Courses, MOOCs) têm vindo a provocar alterações nas instituições de ensino superior, obrigando à definição de novas metas e uma reflexão profunda sobre a forma de ensinar reconhecendo as oportunidades potenciais inerentes a estes cursos. O presente trabalho pretende sublinhar o significado e a importância de um módulo de ambientação/familiarização no âmbito de um MOOC como um elemento diferenciador de qualidade dos MOOCs oferecidos pela Universidade Aberta no âmbito de dois projetos europeus. Este módulo pretende ser uma introdução ao MOOC, promover a interação entre os participantes e fornecer informação sobre a estrutura e objetivos do curso e as características da plataforma social. O objetivo do estudo de caso consistiu na avaliação da importância do módulo de ambientação e o contributo do papel desempenhado pela equipa de facilitação para a experiência de aprendizagem nestes MOOCs.As mensagens disponibilizadas nos diferentes espaços (Curtas, Blogs e Fórum) foram analisadas. os resultados apontam para a importância atribuída a este módulo para o desenvolvimento do sentimento de grupo e da comunidade de aprendizagem. Contudo, será necessário um maior número de investigações na perspetiva do participante contribuindo para o sucesso da aprendizagem no contexto dos mOOCs.
- Microblogging e aprendizagem ubíquaPublication . Morgado, Lina; Noguera, Ingrid; Lopes, Joaquim; Leal, Maria João; Silva, Maria Paula; Spilker, Maria JoãoNeste simpósio, pretende-se apresentar e discutir práticas e resultados de investigação na utilização destes formatos em contextos de aprendizagem informal, não-formal e formal (neste caso, em diferentes ciclos de ensino) e o seu grande potencial em termos de inovação. Pretende-se que o simpósio possibilite uma interação entre os oradores, participantes e o canal aberto com o Twitter criando uma dinâmica para fora da sala. Está, por isso, organizado do seguinte modo: cada orador efetua uma apresentação curta (7-10 minutos) sobre as suas práticas e a partilha dos resultados de investigação. Estas apresentações serão curtas de modo a proporcionar um espaço de debate e partilha de conhecimento e das práticas entre os participantes, bem como o diálogo aberto com a comunidade que acompanha o simpósio através do Twitter via hastag #microblog4edu. Serão ainda usados recursos de microblogging para potenciar a comunicação e interação entre os participantes na sala do simpósio e aquele que se encontram, fora da sala (lista no Twitter, o Storify, o Twitterfall).
- The Boot Camp Module in MOOCs: experiences in 2 european initiativesPublication . Morais, Diana; Leal, Maria João; Spilker, Maria João; Morgado, LinaThe Massive Open Online Courses (MOOCs) imply, for the educational institutions and the target public, i.e. the participants, the formulation of new goals and addressing unique challenges. In this sense, this paper intends to reach out for the meaning and importance, as a differentiator in the participants’ perspective, of a familiarization module (Boot Camp Module) within a MOOC. This module intends to be an introduction to the MOOC, promoting the interaction between participants and providing information about structure and objectives of the course, as well as features of the supportive social and learning platform. Integrated in two European projects, “EMMA-European Multiple MOOC Aggregator” and “ECO-Elearning, Communication and Open-Data (ECO)”, the MOOCs from the Portuguese Open University has familiarization module, a Boot Camp. The primary goal of the case study consists in the measurement of the importance of the familiarization module and the role of the facilitators’ team, in the learning experience of MOOC participants, during this period of time. The messages posts in different spaces (The Wire, Blogs, Forum) were collected and analysed, resulting in an clear indication as for the importance of this module for the early setting of sense of group and a learning community. Further research should be conducted on the impact of a preliminary familiarization module on the success in context of MOOCs.
- The bootcamp module in massive open online courses: experiences in two european initiativesPublication . Morais, Diana; Leal, Maria João; Spilker, Maria João; Morgado, LinaIn recent years the European Comission increases effotrs in Open Education, Open Educational Resources (OERs) and Communications Tecnologies (TIC) in Education in Europe. The gateway of the European Innovative Learning offers acess to institutions, resources, courses and MOOCs.