Browsing by Author "Carvalho, Madalena"
Now showing 1 - 10 of 41
Results Per Page
Sort Options
- Access to Open Educational Resources during the Pandemic: the case of the OER Community in the Portuguese Open University RepositoryPublication . Bastos, Glória; Carvalho, Madalena; Novo, AnaThe COVID-19 pandemic that affected the world in 2020 and 2021, imposed important changes in teaching and learning processes in many institutions, notably in Higher Education. During this period teachers and students had to access online quality resources which increased the importance of Open Educational Resources (OER). Universidade Aberta (Portuguese Open University) is the only university, in the Portuguese higher education context, that includes in its institutional repository an autonomous OER community. It was considered of particular interest to analyse access to resources made available in the OER community during the pandemic, verifying whether this scenario had an influence on access and download numbers. Results show that the number of OER archived in the repositories has been growing, but the most relevant difference is between years 2018 and 2019. During the analyzed two years of the pandemic (2020 and 2021) the number of new deposits had remain stable, but the number of these resources’ downloads is very significant showing an increase during the pandemic period. We conclude that this increase in use should be considered a valid argument to justify more internal actions to support the strengthening of the OER collection at the UAb, especially in the scientific areas with fewer deposits.
- Acesso Aberto: da visão à ação: contextos, cenários e práticasPublication . Carvalho, MadalenaA edição deste livro, uma iniciativa do Conselho Editorial da Universidade Aberta (UAb), assinala o décimo aniversário do Repositório Aberto. Partindo dos Objetivos Estratégicos (OE) da UAb, reúnem-se as reflexões dos responsáveis institucionais pelas diferentes áreas estratégicas, de modo a perspetivar a relevância que o Repositório Aberto assume no âmbito da visão e das dinâmicas de uma Universidade Virtual. Através dos contributos de autores externos à UAb, inclui-se um conjunto de artigos de análise e reflexão sobre contextos, cenários e práticas, consolidadas ou em curso, na área do Acesso Aberto e da Ciência Aberta.
- Arquivo Audiovisual da Universidade Aberta: recursos educacionais em acesso abertoPublication . Carvalho, MadalenaO trabalho tem como objetivo partilhar a experiência da Direção de Serviços de Documentação da Universidade Aberta com a utilização do “Banco de Vídeo”, na disponibilização do acesso aos conteúdos do seu Arquivo Audiovisual. Este é um sistema automático de gestão, armazenamento e distribuição de conteúdos de vídeo em formato HD e Broadcast, que disponibiliza um mecanismo de registo e arquivo de vídeo, centralizado em metadados. A utilização do “Banco de Vídeo” possibilita à Universidade Aberta disponibilizar aos seus utilizadores, através de um interface web, o acesso a um banco de imagens, constituído pela sua produção audiovisual bem como das instituições que a antecederam. Os documentos em acervo assumem grande relevância científica e histórica, pois documentam a evolução das práticas de ensino a distância em Portugal. Através desta ferramenta é possível a disponibilização, em acesso aberto, de recursos educacionais de cariz científico e pedagógico, mas também histórico, pois para além do mais, os documentos em acervo, são testemunho dos métodos e práticas, utilizadas pelas instituições que em Portugal foram pioneiras no ensino a distância. Pelas suas características técnicas, o “Banco de Vídeo” constitui-se como uma ferramenta muito eficaz no acesso e reutilização da informação, permitindo que os utilizadores possam, de modo autónomo, pesquisar, consultar, guardar ou editar conteúdos do Arquivo Audiovisual, exportá-los para outras plataformas ou reutilizá-los em novas produções. A aposta no desenvolvimento desta ferramenta assume grande relevância para o sucesso do investimento que a UAb efetua no desenvolvimento e disponibilização de Recursos Educacionais Abertos (REA).
- Avaliação da integração dos ODS num repositório institucional através da aplicação da ferramenta SGD Impact toolPublication . Carvalho, Madalena; Caeiro, SandraO trabalho tem como objetivo avaliar a integração dos Objetivos do Desenvolvimento (ODS) Sustentável na produção científica de uma Instituição de Ensino Superior (IES), a Universidade Aberta, através da aplicação do software SGD Impact Tool. O SGD Impact Tool é uma ferramenta de autoavaliação gratuita, online e de aprendizagem que permite aferir o modo como determinada atividade, organização ou projeto de inovação interage com os ODS. Em simultâneo, a disponibilização da ferramenta tem como objetivo estimular o utilizador a percecionar a complexidade do Desenvolvimento Sustentável e os diferentes aspetos dos ODS. Pretende-se partilhar a experiência, as perceções e os ensinamentos colhidos com o trabalho desenvolvido pela Universidade Aberta com a utilização desta ferramenta.
- Bibliotecas da Universidade Aberta: integração e gestão de leitores através do software KohaPublication . Carvalho, Madalena; Rodrigues, Vítor; Marcos, Isabel MarquesPartilhar a experiência da Universidade Aberta com a aquisição do software Koha para a gestão das atividades das Bibliotecas da UAb. Para além do processo de implementação do software, apresenta-se o projeto de autenticação de leitores, integrado na dinâmica do Campus Virtual da UAb.
- Building an OER: OEP ecosystemPublication . Bastos, Glória; Carvalho, MadalenaSchool Access to digital content like OER has expanded and open repositories play a significant role in this field, but to improve the use and reuse of these OER it is important to understand how they can be used. To link OER to practices, Universidade Aberta (UAb) is developing an OER-OEP ecosystem, which includes the creation, description, preservation, sharing and possibility of reuse of educational resources used in open educational practices, that is, the articulation between resources and their didacticpedagogical contextualization, based on real pedagogical contexts of use. Besides, important aspects like quality through external validation and sustainability of the project are guaranteed considering the procedures that have been implemented. The case of UAb Open Repository, giving this kind of information, is an important tool to improve the effective use of OER and can be considered an example of good practices, of transversal interest for administrators of institutional repositories, teachers and other educational agents with an interest in open education.
- Como avaliar informação na Internet?Publication . Carvalho, Madalena; Bastos, Glória; Manuelito, HelenaEste Rep@ (Recurso Pedagógico Aberto), sob a forma de apresentação interativa, destina-se a todos aqueles que precisam de desenvolver competências para pesquisar, avaliar e selecionar as fontes de informação, presentes na internet, obtendo assim as mais credíveis e adequadas aos objetivos da investigação a desenvolver ou do trabalho a empreender.
- Contribuição da UAb para a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: o papel do Repositório InstitucionalPublication . Carvalho, Madalena; Caeiro, SandraO trabalho apresenta uma reflexão sobre desafios e oportunidades dos repositórios institucionais enquanto sistemas de informação que permitem gerar indicadores aplicáveis à gestão das organizações. Pretende-se, a partir de indicadores colhidos e analisados de modo sistemático ao longo dos dois últimos anos, demonstrar a relevância do repositório institucional da Universidade Aberta (UAb) - Repositório Aberto enquanto sistema de apoio à gestão. A UAb avalia, de forma sistemática, o desempenho da Sustentabilidade da Instituição, sendo a análise da produção científica uma das formas. Partindo da monitorização relativa ao reporte de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS das Nações Unidas, na produção científica do Repositório Aberto, perspetiva-se a relevância deste processo para obter, de forma sustentada, indicadores relativos ao compromisso da produção UAb para com os ODS e, a partir daí, ao desempenho da produção científica sobre sustentabilidade na Instituição. Apresenta-se uma abordagem teórico-reflexiva, orientada fundamentalmente, pela literatura especializada. Descreve-se o processo de recolha, análise e interpretação dos dados. Efetua-se uma análise da representatividade dos ODS, globalmente e segmentada por tipologia de comunidades. Avaliam-se os resultados e apresentam-se as conclusões.
- Depósito legal da produção académica: reflexões da Universidade Aberta (UAb), instituição de ensino superior público universitário português, premiada pelo RCAAP em 2018Publication . Carvalho, MadalenaOs estabelecimentos de ensino superior portugueses são responsáveis por facultar o acesso à Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência – DGEEC, aos conteúdos das dissertações de mestrado e teses de doutoramento defendidas nas suas instituições, e depositadas nos seus repositórios institucionais, para fins de recolha e processamento de indicadores estatísticos. Na Universidade Aberta, a articulação estabelecida entre a Direção de Serviços Académicos e a Direção de Serviços de Documentação, permitiu atualizar a informação relativa à totalidade das teses de doutoramento produzidas e às dissertações de mestrado defendidas desde o início de 2013. Concluída a defesa, os Serviços Académicos enviam as dissertações e as teses aprovadas para os Serviços de Documentação para efeitos de tratamento documental e depósito dos conteúdos digitais e respetivos metadados no Repositório. A certificação de que os documentos depositados são os defendidos e aprovados em provas públicas, é garantida por um procedimento do Sistema de Gestão da Qualidade da UAb. Ao integrar o Repositório, o documento passa a ter um identificador único e permanente “dc.identifier.uri” que é, juntamente com as “palavras-chave” atribuídas, inserido no RENATES pelos Serviços Académicos. Este registo garante a atribuição de um identificador numérico único “TID” ao documento. O procedimento relativo ao registo no RENATES é diferenciado para mestrados e doutoramentos. Nos doutoramentos é ao Conselho Científico que compete efetuar este registo aquando do início do Projeto de Tese, enquanto nos mestrados, a responsabilidade cabe aos Serviços Académicos e é efetuado após a conclusão das provas. A informação relativa ao identificador “TID” é inserida, pelos Serviços de Documentação, no campo de metadados “dc.identifier.tid” do documento, no Repositório. Em 2018 a UAb foi a instituição de ensino superior público universitário portuguesa que evidenciou o maior grau de cumprimento relativo ao Depósito Legal da sua produção académica - 100%.
- Evidências e reflexões sobre utilização de recursos educacionais abertos em contexto de pandemiaPublication . Bastos, Glória; Carvalho, MadalenaO estudo pretende contribuir para determinar de que forma a situação decorrente da pandemia de Covid 19 se refletiu no aumento do interesse pela utilização de recursos educacionais abertos (REA) disponibilizados pela Universidade Aberta de Portugal (UAb). Para percecionar a existência de padrões de utilização, antes e depois do período pandémico, é efetuada uma análise comparativa dos dados de utilização do repositório institucional da UAb, expressos em números e locais de utilização dos conteúdos da comunidade REA. O trabalho apresenta ainda uma reflexão acerca da contribuição dos REA para a globalização da ciência e da sua mediação pedagógica. A análise dos dados estatísticos descritos de modo comparado permite-nos evidenciar a relevância que o Repositório assume para aumentar a visibilidade das coleções e o seu impacto junto da comunidade científica e educacional, nacional e internacional.