Browsing by Author "Almeida, Ana Cristina"
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- A configuração de comunidades de aprendizagem em blended learning no ensino superiorPublication . Moreira, J. António; Almeida, Ana CristinaEm tempos de profundas transformações sociais, económicas e culturais e vertiginosa evolução das tecnologias de informação e da comunicação deparamo-nos com a necessidade de redefinir pedagogia, também, no Ensino Superior. O enfoque nas competências e o apelo à mobilidade pelo Processo de Bolonha convidam a um paradigma educacional que privilegie novas formas de pensar, desenvolver e avaliar os processos de formação centrados no estudante e nas suas estratégias de autorregulação e domínio de ferramentas mediatizadas pelas oportunidades tecnológicas e reflexividade em parceria, sob supervisão dos professores facilitadores da aprendizagem. Este trabalho visa, pois, ilustrar a operatividade de modelos em blended learning, analisando o impacto de novos cenários de aprendizagem na criação de comunidades, de aprendizagem baseada em problemas. Para tal, exploramos relações possíveis entre modalidades de ensino presencial e online, em que a relação pedagógica estabelecida face-a-face é confrontada com a criação de comunidades virtuais de aprendizagem e de investigação.
- Academic performance in constructivist learning environments supported by learning management systemsPublication . Moreira, J. António; Mendes, Alexandra; Almeida, Ana CristinaInstitutions of Higher Education in Portugal face today unique challenges. Aware of the change, in general, these institutions have been presented reform initiatives, covering in their strategic plans new frames of operation, where e-learning and / or b-learning is recognized. The present study aims mainly to know the impact that b-learning and the implemention of some pedagogical models adapted to these environments, may have on academic performance of students in higher education. To this end, we analyzed the academic performance of students in a curricular unit of a course of Physical Education and Sport, for four academic years from 2007/2008, during which the unit was initially taught only presential, by 2010 / 2011, a period that was taught in a combined modality (75% online and 25% presential). Data analysis, referring to the classifications obtained, suggests that the creation of virtual environments, combined with complementary or presential learning, and using pedagogical models adapted to online environments (eg, Comumunity of Inquiry Garrison et al, 2000; E-Moderating, Salmon, 2000), diversified learning objects (scripto, audiovisual and multimedia) and strategies that encourage students, may indeed contribute to a significant improvement in their academic achievement. We also concluded that this b-learning modality, supported by online pedagogical constructivist and collaborative models allow effectively equate the teaching-learning process in a different way. However, the change should not be seen only from a technological standpoint, since the use of an LMS is no guarantee of success, but must above all be seen in terms of changing attitudes and practices. This (new) reality implies a very large cultural change, as to rethink the roles of teacher and student, and the relationship between them, appropriate content, in addition to the implications that must be implemented in terms of structuring and planning of courses and curricula, evaluation systems and teaching and learning forms.
- Aprendizagem em ambientes online no ensino superior em PortugalPublication . Moreira, J. António; Nejmeddinne, Fouad; Almeida, Ana CristinaNeste artigo analisamos o impacto de ambientes online na perceção das competências de autoaprendizagem. Participaram na investigação 277 estudantes do ensino superior, constituídos formalmente em turmas, cuja orientação pedagógica comportou uma vertente de aprendizagem online. No final do semestre letivo, os estudantes responderam a uma escala de competências de autoaprendizagem, adaptada para aprendizagem em ambientes virtuais. Todos os participantes frequentavam unidades curriculares das Ciências Sociais e Humanas do ensino superior em Portugal em diferentes instituições. Os resultados do estudo mostram que os ambientes virtuais de aprendizagem, ancorados em designs centrado no desenvolvimento de competências e num modelo pedagógico baseado nos princípios do construtivismo, da autonomia e da interação podem ter efeitos muito positivos na perceção das competências de aprendizagem dos estudantes do ensino superior, nas dimensões consideradas: Aprendizagem Ativa ou Aceitação da Responsabilidade Pessoal pela Aprendizagem, Iniciativa de Aprendizagem e Orientação para a Experiência e Autonomia na Aprendizagem. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática, como da reflexão para o futuro dos processos educativos.
- Blended learning em contexto educativo: perspetivas teóricas e práticas de investigaçãoPublication . Monteiro, Angélica; Moreira, J. António; Almeida, Ana Cristina; Lencastre, José AlbertoCentrando-se, sobretudo, na análise de processos pedagógicos e de novos modelos de ensino, esta é uma obra que aborda as diferentes dimensões que devem ser consideradas quando se concebem, desenham, implementam e avaliam cursos, unidades curriculares ou disciplinas em blended learning. Esta complexidade é bem patente nos diferentes capítulos e nas duas partes que a compõem. Enquanto na primeira parte são apresentados referenciais teóricos acerca da temática em questão, na segunda parte apresentam-se três estudos realizados em Portugal que poderão constituir um importante instrumento de trabalho para aqueles que se encontram diretamente envolvidos na prática e na investigação neste domínio científico.
- CDU - Classificação Decimal Universal : tabela de autoridadePublication . Almeida, Ana Cristina; Santos, Manuela
- Communities of inquiry em blended learning: o 3.º elemento do processo de ensino-aprendizagemPublication . Moreira, J. António; Ferreira, António G.; Almeida, Ana CristinaNeste estudo pretende-se salientar a importância de grupos de estudantes participarem no processo de aprendizagem interactivamente, de modo sistemático e continuado em ambiente virtual. Além desse objetivo, procurou-se estudar o modo como diferentes grupos de estudantes do Ensino Superior, universitário e politécnico, se percecionam em presença pessoal-cognitiva, social e do professor ou orientação pedagógica com base na estrutura da Comunidade de Investigação (CoI) (Garrison, Anderson & Archer, 1991; 2000). O estudo envolveu 510 estudantes matriculados em cursos em modalidade de blended learning durante um semestre, através da plataforma Moodle. Abrangeu estudantes de diferentes escolas do ensino superior, públicas e privadas, em três áreas curriculares: Saúde, Educação e Psicologia. Moreira e Almeida (2011) sugerem que a estrutura da CoI é uma medida válida e fiável nas suas dimensões para a população portuguesa. Nesse sentido, assume-se o inventário CoI como uma ferramenta de avaliação útil sobre a eficácia dos cursos online na construção de comunidades de aprendizagem. Comparámos os diferentes grupos pedagógicos e constatámos que qualquer um deles se constitui como comunidade. Porém, apesar de partilharem entre si da perceção de forte presença social quando orientado o processo de aprendizagem por mediação web, o estudo evidenciou que os grupos analisados se distinguem na perceção dos efeitos cognitivos e da presença de ensino. Em particular, observamos que os estudantes de Escolas Superiores que frequentam cursos de Saúde e de Educação, no contexto atual, surgem diferenciados positivamente quando comparados com os estudantes da Universidade, do curso de Psicologia, que aparece como uma comunidade de investigação e de aprendizagem online menos robusta (ainda), eventualmente pelas escassas experiências de aprendizagem nesta modalidade.
- Comparing communities of inquiry in higher education students: one for all or one for each?Publication . Moreira, J. António; Ferreira, António G.; Almeida, Ana CristinaThe purpose of this study was to report evidence obtained in a survey based on the Community of Inquiry (CoI) framework (Garrison, Anderson & Archer, 1991; 2000) carried out in different groups. The study comprised 510 higher education students enrolled in blended online courses offered through Moodle platform during one semester. It considered students from different private and public Portuguese polytechnic schools and universities. Moreira & Almeida (2011) have suggested that CoI framework is a valid, reliable, and efficient measure of its dimensions within the Portuguese population. Although similarities in aspects of social presence were discovered among polytechnic and universities students, the two groups showed some differences. In particular, it was observed that the polytechnic students appear to be a more robust community when compared to university students.
- Educação online: pedagogia e aprendizagem em plataformas digitaisPublication . Monteiro, Angélica; Moreira, J. António; Almeida, Ana CristinaA presente publicação, Educação online: pedagogia e aprendizagem em plataformas digitais, reúne um conjunto de contributos conceptuais e estudos empíricos relativos a aspetos diferenciados da Educação online. Com esta obra pretende-se promover uma reflexão aprofundada, situada na realidade próxima, pela combinação de sinergias de investigadores e docentes de diferentes disciplinas e áreas de conhecimento, com experiência prática no trabalho mediado por plataformas digitais. Embora centrada em questões pedagógicas relacionadas com a aprendizagem em ambientes digitais, esta proposta de reflexão conjunta pretende alavancar o debate e participação interdisciplinar, pelo que a obra resulta multifacetada nas suas vertentes de análise e perspetivas dos autores, por ora, envolvidos.
- Education and learning in higher education in Portugal: evaluation of the self concept of competence in online environmentsPublication . Moreira, J. António; Almeida, Ana CristinaStudies focused on learning experiences have clarified the concept of education in higher education, particularly in Portugal, but few have elucidated about virtual environments on academic achievement and feelings of competence of students as they learn. On the assumption that academic success is influenced not only by the power of learning but also the way students perceive themselves, and that these factors predict their subsequent success, we've relied on national studies concerning self- concept of competence of students. The main issue was to situate the self-concept of competence of university students into new virtual learning environments through online methods of teaching.This research involved 278 higher education students enrolled in classes for courses in Social Sciences which was introduced a novel approach, with education mediated by web tools, and then appraised on their perception and self-concept of competence. We rely on the Self-Concept of Competence Scale, having adapted all 31 items to online environments. The main findings indicate that the students had high perceptions of their self-concept level of competence. The results suggest therefore that the application of online pedagogical models, may have a very positive impact on self-concept of competence of students in higher education, even in social dimensions.
- How reliable and consistent is our learning community of inquiry? Psychometric qualities of the community inquiry survey instrument applied to a sample of higher education portuguese studentsPublication . Moreira, J. António; Almeida, Ana CristinaThe purpose of this study was to report on the adaptation and empirical evidence to support the validation of the Community of Inquiry Survey Instrument based on the Community of Inquiry (CoI) framework (Garrison, Anderson & Archer, 2000). The participants for this study were undergraduate students (n = 280) enrolled in blended online courses offered through Moodle platform during one semester at different Portuguese high schools and university, involving students of diverse courses (specially in Health and Education). Factor analysis of student responses identified a three factor model which was tested through confirmatory factor analysis and found to be an acceptable fit to the predicted population model. Results from this study suggest that the instrument is a valid, reliable, and nefficient measure of its dimensions; thereby the CoI survey holds promise as a useful evaluation tool for providing formative and summative feedback about the effectiveness of online courses and programs considering Garrison and collaborator’s model for constructing effective learning environments. The study also discuses potential implications of the CoI measures for innovations in the field of New Technologies in Education peculiarly in the nearest context of teaching and learning of emergent communities of practice, of learning and of inquiry web mediated.