Browsing by Issue Date, starting with "2012-10"
Now showing 1 - 10 of 15
Results Per Page
Sort Options
- Oposição à aquisição da nacionalidade: a inexistência de ligação efectiva à comunidade nacionalPublication . Costa, Paulo ManuelNeste artigo fazemos uma breve análise sobre a jurisprudência portuguesa em matéria de nacionalidade, em especial quanto à verificação da existência de uma ligação efectiva a comunidade nacional dos candidatos à aquisição da nacionalidade.
- O Blended learning e a integração de sujeitos, tecnologias, modelos e estratégias de ensino-aprendizagemPublication . Monteiro, Angélica; Moreira, J. AntónioO mundo globalizado em que hoje vivemos originou uma “nova sociedade” com múltiplas denominações na literatura, como seja a de “sociedade da informação”, a de “sociedade em rede”, a “sociedade da aprendizagem”, a "sociedade do conhecimento", a “sociedade cognitiva” e muitíssimas outras adjetivações em que o denominador comum é o reconhecimento do papel das tecnologias na recon$guração dos processos de ensino-aprendizagem. Para Hamilton e Feenberg, “a integração da tecnologia no ensino está a dar-se e a derradeira forma que vai assumir ainda está por decidir... Se o que irá surgir é uma evolução positiva da tecnologia, dependerá, em parte, da capacidade das próprias pessoas do mundo académico de ultrapassarem as oposições estáticas e as posições absolutas que têm caracterizado os debates sobre estes temas.
- Rumos pedagógicos da educação física em PortugalPublication . Moreira, J. António; Ferreira, António G.; Mendes, AlexandraA obra Rumos Pedagógicos da Educação Física em Portugal reúne um conjunto de abordagens conceptuais e empíricas a aspetos diferenciados na área da Educação Física. Trata-se de um livro que pretende promover uma reflexão aprofundada nesta área, combinando sinergias de investigadores e profissionais que vêm desenvolvendo atividades neste domínio. Embora centrada, sobretudo em questões pedagógicas, relacionadas com a formação dos seus profissionais, com modelos educativos ou curriculares, esta é uma obra multifacetada não só nas suas vertentes de análise, mas também nas perspectivas dos autores envolvidos. Esta diversidade é bem patente nos vários capítulos e nas duas partes que a constituem. Na primeira parte são apresentados alguns referenciais teóricos e ensaios que, seguramente constituirão um valioso instrumento de trabalho, não só para aqueles que se encontram diretamente envolvidos no estudo e na investigação da Educação Física mas, também, indiretamente, para todos aqueles que são leitores ativos e assíduos de publicações nesta área. Por sua vez, na segunda parte são apresentados três estudos, de natureza quantitativa e qualitativa, que procuram traduzir, o “estado da arte” da investigação e prática em Educação Física, nomeadamente em domínios específicos como a formação de professores.
- Ensinar e aprender online com tecnologias digitais: abordagens teóricas e metodológicasPublication . Monteiro, Angélica; Moreira, J. AntónioA presente obra centra-se nos processos de ensino-aprendizagem online com tecnologias digitais. Conta com o contributo de professores de diferentes instituições que partilham olhares e perspectivas acerca das próprias práticas e que as fundamentam com referenciais teóricos relevantes e atuais. Trata-se de uma publicação que se debruça, sobretudo, sobre o ensinar e o aprender online em diferentes contextos de aprendizagem e formação e que procura contribuir para o desenvolvimento da reflexão e do pensamento sobre esta temática.
- Videojogos e desenvolvimento de competências nos estudantes adultosPublication . Lopes, Nuno; Oliveira, IsolinaOs videojogos são cada vez mais parte integrante da cultura do séc. XXI. A relação entre Videojogos e Aprendizagem é uma área de estudo relativamente recente, mas que tem nos últimos anos atraído alguns investigadores no nosso país. Mesmo assim, a maioria das pesquisas tem-se centrado em estudos de caso e com populações estudantis jovens. Este estudo pretendeu investigar de que forma os estudantes universitários de diferentes faixas etárias usam videojogos e como percecionam a existência de uma relação entre a utilização desses artefactos e a promoção de competências. Os resultados revelam que a grande maioria destes universitários já jogou videojogos. Estes consideram que é possível aprender com esses artefactos, nomeadamente a utilizar línguas estrangeiras, a compreender regras e a forma de jogar diferentes desportos, a usar as TIC, a aplicar estratégias cognitivas e a melhorar a capacidade de concentração.
- Communities of inquiry em blended learning: o 3.º elemento do processo de ensino-aprendizagemPublication . Moreira, J. António; Ferreira, António G.; Almeida, Ana CristinaNeste estudo pretende-se salientar a importância de grupos de estudantes participarem no processo de aprendizagem interactivamente, de modo sistemático e continuado em ambiente virtual. Além desse objetivo, procurou-se estudar o modo como diferentes grupos de estudantes do Ensino Superior, universitário e politécnico, se percecionam em presença pessoal-cognitiva, social e do professor ou orientação pedagógica com base na estrutura da Comunidade de Investigação (CoI) (Garrison, Anderson & Archer, 1991; 2000). O estudo envolveu 510 estudantes matriculados em cursos em modalidade de blended learning durante um semestre, através da plataforma Moodle. Abrangeu estudantes de diferentes escolas do ensino superior, públicas e privadas, em três áreas curriculares: Saúde, Educação e Psicologia. Moreira e Almeida (2011) sugerem que a estrutura da CoI é uma medida válida e fiável nas suas dimensões para a população portuguesa. Nesse sentido, assume-se o inventário CoI como uma ferramenta de avaliação útil sobre a eficácia dos cursos online na construção de comunidades de aprendizagem. Comparámos os diferentes grupos pedagógicos e constatámos que qualquer um deles se constitui como comunidade. Porém, apesar de partilharem entre si da perceção de forte presença social quando orientado o processo de aprendizagem por mediação web, o estudo evidenciou que os grupos analisados se distinguem na perceção dos efeitos cognitivos e da presença de ensino. Em particular, observamos que os estudantes de Escolas Superiores que frequentam cursos de Saúde e de Educação, no contexto atual, surgem diferenciados positivamente quando comparados com os estudantes da Universidade, do curso de Psicologia, que aparece como uma comunidade de investigação e de aprendizagem online menos robusta (ainda), eventualmente pelas escassas experiências de aprendizagem nesta modalidade.
- (Re)pensar o ensino com objetos de aprendizagem audiovisuais em ambientes presenciais e onlinePublication . Moreira, J. AntónioO início deste novo século colocou as escolas, e o ensino em geral, perante um panorama tecnológico repleto de informação digitalizada e de realidades virtuais e no meio de uma grande explosão de comunicação audiovisual. Perante este cenário de vertiginosa evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) deparamo-nos com a necessidade de (re) pensar e apostar na renovação dos processos de ensino-aprendizagem, numa escola cada vez mais plural e onde a exigência de uma pedagogia versátil e personalizada é inquestionável.
- Blended learning em contexto educativo: perspetivas teóricas e práticas de investigaçãoPublication . Monteiro, Angélica; Moreira, J. António; Almeida, Ana Cristina; Lencastre, José AlbertoCentrando-se, sobretudo, na análise de processos pedagógicos e de novos modelos de ensino, esta é uma obra que aborda as diferentes dimensões que devem ser consideradas quando se concebem, desenham, implementam e avaliam cursos, unidades curriculares ou disciplinas em blended learning. Esta complexidade é bem patente nos diferentes capítulos e nas duas partes que a compõem. Enquanto na primeira parte são apresentados referenciais teóricos acerca da temática em questão, na segunda parte apresentam-se três estudos realizados em Portugal que poderão constituir um importante instrumento de trabalho para aqueles que se encontram diretamente envolvidos na prática e na investigação neste domínio científico.
- A cidadania e a promoção da igualdadePublication . Costa, Paulo ManuelNeste texto é feita uma revisão da literatura contemporânea que analisa a articulação entre a cidadania, o universalismo e a diferença.
- Videojogos como artefactos promotores de competências nos estudantes universitáriosPublication . Lopes, Nuno; Oliveira, Isolina