Browsing by Issue Date, starting with "2012-10"
Now showing 1 - 10 of 15
Results Per Page
Sort Options
- Interação em salas de aula virtuaisPublication . Monteiro, Angélica; Lencastre, José Alberto; Moreira, J. AntónioOs fóruns de discussão têm sido utilizados como principal meio de comunicação assíncrona nos momentos online em cursos ou unidades curriculares leccionadas em regime de blended learning. Isso acontece, por um lado, porque os atuais recursos tecnológicos disponíveis nas salas de aula virtuais têm permitido perceber que se pode obter uma riqueza de discurso e uma dinâmica de interatividade – entre os indivíduos, entre estes e o texto - que pode ser explorada como complemento às atividades da sala de aula presencial. Por ser um meio de comunicação assíncrona permite o acesso a outras fontes de informação e um tempo de reflexão crítica que é aumentado e que nunca pode ser conseguido presencialmente. Este simples facto permite ao docente conhecer melhor cada um dos estudantes individualmente – perceber as suas ideias, como obtém as informações, as suas reflexões – e notar a ausência de alguns estudantes que se “escondem” presencialmente. Esta nova condição pode democratizar o acesso ao conhecimento e promover uma inclusão que não deve ser ignorada pelo docente. Por outro lado, se os fóruns forem convenientemente dinamizados e forem do interesse do estudante, e não apenas uma simples troca de informações entre indivíduos, é possível criar vínculos maiores como a criação de comunidade, embora virtual. Para garantir esta pertença de comunidade de aprendizagem o docente tem que avaliar os fóruns que promove, avaliar o grupo e as discussões, de modo a que possa acompanhar e redirecionar o estudante.
- Rumos pedagógicos da educação física em PortugalPublication . Moreira, J. António; Ferreira, António G.; Mendes, AlexandraA obra Rumos Pedagógicos da Educação Física em Portugal reúne um conjunto de abordagens conceptuais e empíricas a aspetos diferenciados na área da Educação Física. Trata-se de um livro que pretende promover uma reflexão aprofundada nesta área, combinando sinergias de investigadores e profissionais que vêm desenvolvendo atividades neste domínio. Embora centrada, sobretudo em questões pedagógicas, relacionadas com a formação dos seus profissionais, com modelos educativos ou curriculares, esta é uma obra multifacetada não só nas suas vertentes de análise, mas também nas perspectivas dos autores envolvidos. Esta diversidade é bem patente nos vários capítulos e nas duas partes que a constituem. Na primeira parte são apresentados alguns referenciais teóricos e ensaios que, seguramente constituirão um valioso instrumento de trabalho, não só para aqueles que se encontram diretamente envolvidos no estudo e na investigação da Educação Física mas, também, indiretamente, para todos aqueles que são leitores ativos e assíduos de publicações nesta área. Por sua vez, na segunda parte são apresentados três estudos, de natureza quantitativa e qualitativa, que procuram traduzir, o “estado da arte” da investigação e prática em Educação Física, nomeadamente em domínios específicos como a formação de professores.
- Blended learning em contexto educativo: perspetivas teóricas e práticas de investigaçãoPublication . Monteiro, Angélica; Moreira, J. António; Almeida, Ana Cristina; Lencastre, José AlbertoCentrando-se, sobretudo, na análise de processos pedagógicos e de novos modelos de ensino, esta é uma obra que aborda as diferentes dimensões que devem ser consideradas quando se concebem, desenham, implementam e avaliam cursos, unidades curriculares ou disciplinas em blended learning. Esta complexidade é bem patente nos diferentes capítulos e nas duas partes que a compõem. Enquanto na primeira parte são apresentados referenciais teóricos acerca da temática em questão, na segunda parte apresentam-se três estudos realizados em Portugal que poderão constituir um importante instrumento de trabalho para aqueles que se encontram diretamente envolvidos na prática e na investigação neste domínio científico.
- Ensinar e aprender online com tecnologias digitais: abordagens teóricas e metodológicasPublication . Monteiro, Angélica; Moreira, J. AntónioA presente obra centra-se nos processos de ensino-aprendizagem online com tecnologias digitais. Conta com o contributo de professores de diferentes instituições que partilham olhares e perspectivas acerca das próprias práticas e que as fundamentam com referenciais teóricos relevantes e atuais. Trata-se de uma publicação que se debruça, sobretudo, sobre o ensinar e o aprender online em diferentes contextos de aprendizagem e formação e que procura contribuir para o desenvolvimento da reflexão e do pensamento sobre esta temática.
- Oposição à aquisição da nacionalidade: a inexistência de ligação efectiva à comunidade nacionalPublication . Costa, Paulo ManuelNeste artigo fazemos uma breve análise sobre a jurisprudência portuguesa em matéria de nacionalidade, em especial quanto à verificação da existência de uma ligação efectiva a comunidade nacional dos candidatos à aquisição da nacionalidade.
- A igualdade social e económicaPublication . Costa, Paulo ManuelSe é verdade que é possível estabelecer ligações entre a identidade étnica, racial ou de género e a desigualdade social e económica, elas funcionam em campos independentes e os problemas de igualdade existentes nas sociedades liberais ocidentais não se reduzem a questões de identidade. Existem vários indicadores que ilustram como a desigualdade económica e social se pode reflectir em concreto na vida dos indivíduos.
- O Blended learning e a integração de sujeitos, tecnologias, modelos e estratégias de ensino-aprendizagemPublication . Monteiro, Angélica; Moreira, J. AntónioO mundo globalizado em que hoje vivemos originou uma “nova sociedade” com múltiplas denominações na literatura, como seja a de “sociedade da informação”, a de “sociedade em rede”, a “sociedade da aprendizagem”, a "sociedade do conhecimento", a “sociedade cognitiva” e muitíssimas outras adjetivações em que o denominador comum é o reconhecimento do papel das tecnologias na recon$guração dos processos de ensino-aprendizagem. Para Hamilton e Feenberg, “a integração da tecnologia no ensino está a dar-se e a derradeira forma que vai assumir ainda está por decidir... Se o que irá surgir é uma evolução positiva da tecnologia, dependerá, em parte, da capacidade das próprias pessoas do mundo académico de ultrapassarem as oposições estáticas e as posições absolutas que têm caracterizado os debates sobre estes temas.
- (Re)pensar o ensino com objetos de aprendizagem audiovisuais em ambientes presenciais e onlinePublication . Moreira, J. AntónioO início deste novo século colocou as escolas, e o ensino em geral, perante um panorama tecnológico repleto de informação digitalizada e de realidades virtuais e no meio de uma grande explosão de comunicação audiovisual. Perante este cenário de vertiginosa evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) deparamo-nos com a necessidade de (re) pensar e apostar na renovação dos processos de ensino-aprendizagem, numa escola cada vez mais plural e onde a exigência de uma pedagogia versátil e personalizada é inquestionável.
- Videojogos como artefactos promotores de competências nos estudantes universitáriosPublication . Lopes, Nuno; Oliveira, Isolina
- Representações acerca da qualidade da formação em educação FfsicaPublication . Moreira, J. António; Ferreira, António G.O processo histórico de formação de professores de Educação Física é relativamente recente em Portugal, podendo-se afirmar que a sua prática efectiva só se iniciou com a criação do Instituto Nacional de Educação Física em 1940. Em face das alterações dos últimos decénios, procurámos analisar como é que estes professores percepcionam a qualidade da formação que lhes foi proporcionada desde então. Recorrendo a uma metodologia qualitativa, o estudo centrou-se num grupo de quinze professores com formações distintas realizadas nas instituições mais marcantes de Portugal. Concluímos que estes consideram que a sua formação é muito consistente e adequada à realidade profissional.