REVISTAS | JOURNALS
Permanent URI for this community
Browse
Browsing REVISTAS | JOURNALS by Author "Aires, Luísa"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Contributos para uma pedagogia do ensino online pós-graduado : proposta de um modeloPublication . Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Mota, José; Aires, Luísa; Morgado, LinaO presente artigo resulta de uma reflexão colectiva que os autores têm vindo a desenvolver tendo em vista a implementação de cursos online ao nível da Pós-Graduação na Universidade Aberta. Partindo quer da análise teórica quer da experiência prática individual, são expostas as grandes linhas orientadoras de um possível modelo pedagógico que por um lado necessariamente se deverá confrontar com o “teste da realidade” mas que, por outro lado, tem já vindo a funcionar, para diversos docentes, como elemento orientador da concepção, desenvolvimento e implementação de diversos módulos, disciplinas e cursos online ao nível pós-graduado.
- Das competências de uso das tecnologias digitais ao exercício pleno da cidadania digital: os casos do Alentejo e do País BascoPublication . Aires, Luísa; Palmeiro, Ricardo; Pereda Herrero, María VisitaciónA participação informada nos processos de decisão coletiva exige melhores níveis educacionais, um leque mais amplo de competências digitais e, naturalmente, o acesso às tecnologias. Na sociedade global digital, este processo faz parte do exercício de uma cidadania informada. A cidadania digital pressupõe a participação mediada pelo acesso e, sobretudo, pelo uso crítico das tecnologias digitais, nos processos de decisão social. Em estreita ligação com a cidadania digital encontra-se a literacia digital. Entendida numa perspetiva mais ampla do que a literacia tecnológica, supõe o desenvolvimento de competências fundamentais que contrariam a exclusão social e, por consequência, representam um valioso mecanismo para o seu combate, especialmente em grupos sociais em risco. Por sua vez, as competências digitais fazem parte das competências essenciais da educação ao longo da vida, estando diretamente relacionadas com os conceitos de cidadania digital e participação democrática. No presente artigo, começamos por analisar os conceitos de cidadania digital, literacia digital e competências digitais para o séc. XXI, bem como as relações entre estes conceitos. Posteriormente, são apresentados dados parciais relativos a uma investigação, emcurso, sobre programas digitais como via de empoderamento, no Alentejo e no País Basco. Como conclusão genérica, assinalam-se as perspetivas dos monitores sobre as modificações de hábitos dos utilizadores dos Espaços de Acesso à Internet e dos Centros KZgunea
- Do silêncio à polifonia : contributos da teoria sociocultural para a educação onlinePublication . Aires, LuísaNo presente artigo exploram-se as potencialidades da teoria sociocultural e a sua aplicação à análise dos processos educativos online. Parte-se da seguinte questão básica: qual é a relevância teórico-metodológica da teoria sociocultural para a interpretação da acção educativa, em geral, e da acção educativa online, em particular? A forte imbricação entre indivíduos, contextos e instrumentos mediadores ganha especial consistência nas investigações desenvolvidas no âmbito desta corrente. Neste sentido, conceitos bakhtinianos como polifonia, dialogismo e alteridade são integrados na proposta vygotskiana de construção social do conhecimento e de mediação, na senda do que tem vindo a ser desenvolvido por autores como Wertsch, Cole, Rogoff, Mercer, Ramirez e De Pablos.
- Guia do estudante onlinePublication . Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Mota, José; Morgado, Lina; Aires, Luísa
- Guia do professor/tutor onlinePublication . Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Mota, José; Morgado, Lina; Aires, Luísa
- Instrumentos de apoio ao ensino online : guia do professor/tutor e guia do estudante onlinePublication . Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Mota, José; Morgado, Lina; Aires, Luísa