CEMRI | Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals
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Browsing CEMRI | Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals by Author "Alves, Fátima"
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- Cidadania ambiental e participação: o diálogo e articulação entre distintos saberes-poderesPublication . Alves, Fátima; Araújo, Maria José; Azeiteiro, UlissesNas últimas décadas, a biodiversidade tem estado no centro do debate da crise ecológica. Esta discussão mobiliza cientistas, políticos, sociedade civil e as populações do desenvolvimento social e ambiental, dando especial relevância aos aspetos estruturais veiculam e os espaços de emancipação e democracia participativa que requerem.
- A importância dos conhecimentos e dos modos de vida locais no desenvolvimento sustentável : estudo exploratório sobre o impacto da Reserva Natural das Ilhas Berlengas na comunidade piscatóriaPublication . Santos, António; Azeiteiro, Ulisses; Sousa, Fátima; Alves, FátimaNeste trabalho apresenta-se um estudo exploratório sobre o impacto da Reserva Natural das Ilhas Berlengas (RNB) nos modos de vida locais, em particular na comunidade piscatória, evidenciando as suas racionalidades leigas (percepções, práticas e representações). Procuramos conhecer as dimensões das interações culturais, sociais e económicas das populações locais com a reserva, parte fundamental da estratégia de conservação da biodiversidade e do desenvolvimento sustentável. Partindo de uma metodologia qualitativa, assente em entrevistas exploratórias em profundidade a informantes privilegiados da comunidade piscatória e a técnicos que tenham estado no processo de implementação e de gestão da reserva, procuramos os sentidos e os significados construídos na interação com a implementação do estatuto de reserva e a percepção dos seus impactos ambientais, sociais e culturais, com vista a construir e validar instrumentos que nos permitam amplificar este estudo inicial. Na construção dos guiões das entrevistas, previu-se uma análise comparativa entre o estado imediatamente anterior à consagração do estatuto da reserva e a situação presente. Embora partindo de uma amostra reduzida dos atores sociais em presença, os testemunhos recolhidos sobre a RNB nas suas diversas facetas e impactos, demonstraram formas de ver e pensar diferenciadas entre a população local e os técnicos. Os atuais ou antigos pescadores, identificaram a constituição da reserva como uma dificuldade suplementar para o exercício da atividade piscatória em Peniche e principalmente na área demarcada pela RNB, em comparação com a situação na época imediatamente anterior à sua formação. Por seu lado, todos os técnicos entrevistados consideraram a RNB um valor ambientalmente vulnerável mas de grande importância para o presente e para o futuro da região e do país. Este trabalho tenta responder à escassez de estudos sobre os desafios e ganhos em bem-estar para as populações locais comparativamente a uma longa investigação existente sobre os benefícios ecológicos das Reservas na preservação da biodiversidade e na gestão sustentável dos seus recursos naturais.
- Lidar com a doença mental : a pluralidade de sistemas de cuidados e de itinerários terapêuticos : análise comparativa de dois estudos efectuados junto de duas populações residentes em PortugalPublication . Bäckström, Bárbara; Alves, FátimaVários estudos apontam para a pluralidade dos sistemas de cuidados para lidar com a doença e neles integram o sistema profissional, popular e alternativo (inclui o complementar e o tradicional). Qual a sua configuração particular em cada sistema cultural é a questão norteadora das duas pesquisas efectuadas. O objectivo deste artigo é o de perceber como se lida com a doença mental, analisando os itinerários terapêuticos que se constroem entre sistemas de cuidados plurais, caracterizando em particular o recurso à medicina tradicional. A análise dos dois estudos (um efectuado na região Norte, outro em Lisboa) permitiu-nos interpretar essas práticas e problematizar os factores socioculturais que determinam e explicam as configurações encontradas. Ambas as pesquisas se enquadram numa metodologia qualitativa. Centrámos a pesquisa na análise dos discursos que obtivemos através de entrevistas semidiretivas, descrevendo-os, interpretando-os e comparando-os. Os resultados apontam para uma pluralidade de itinerários terapêuticos, que se tecem em torno de discursos públicos e privados, onde os sistemas explicativos do recurso à medicina ou às práticas tradicionais encontram sentidos, também eles plurais. As pessoas podem recorrer a estes sistemas de formas diversas, usando um só ou combinando mais do que um, de modo simultâneo ou sequencial, conforme o contexto e as necessidades sentidas face à doença ou ao sofrimento mental. É no espaço de impotência e “incompetência” da medicina “sábia” que se desenvolvem outros sistemas terapêuticos, que é necessário conhecer, pelos resultados que alcançam e pelo seu poder heurístico de explicação da sociedade e da cultura.
- Protagonismos alternativos em saúde: contexto teórico de uma pesquisa compreensivaPublication . Alves, Fátima; Rosa, Rosário; Silva, Luísa Ferreira daA emergência de sistemas de saúde alternativos dá lugar ao pluralismo de cuidados que corresponde a construções reflexivas de percursos que estão para lá da normatividade da medicina. Essas escolhas leigas correspondem a racionalidades distantes da razão da ciência ao constituírem-se como sistemas explicativos complexos que se referem à experiência subjetiva. Este artigo problematiza o fenômeno ‘protagonismos alternativos nas trajetórias de saúde’ entendido como as atitudes ativas de construir a própria saúde com recurso a abordagens que não se incluem na biomedicina. O que leva os indivíduos a procurar sistemas ‘alternativos’ para promover a saúde e lidar com a doença? Como integram esses sistemas no seu cotidiano e como os articulam com o sistema biomédico? Quais as racionalidades leigas que privilegiam na sua configuração explicativa e interventiva os sistemas alternativos? Sendo este fenômeno relativamente recente na sociedade portuguesa e praticamente não analisado sociologicamente, interessa-nos situar os pilares analíticos que baseiam a sua compreensão. Nesse sentido, retomamos as dicotomias clássicas que têm marcado o debate sobre a produção do conhecimento, nomeadamente sobre saúde/doença – diálogos entre ciência e senso comum; entre natureza e cultura; entre racionalidades médica e leigas.
- Sociocultural and educational factors in the sustainability of coastal zones : the prestige oil spill in Galicia, ten years laterPublication . Carvalho, Sara; Alves, Fátima; Azeiteiro, Ulisses; Meira-Cartea, Pablo; Pardal, MiguelPurpose - Environmental threats of immediate risk in areas such as coastal zones (CZ) have aroused new trends of citizenship and participatory democracy. This article intends to analyse elements within those trends, such as environmental culture; socio-political context; dynamics of social associative movement and integration of local knowledge. It also aims to contribute to an overview of the opportunities and barriers found in considering sociocultural and educational challenges in CZ. Design/methodology/approach - In this analysis, case studies of integrated coastal management occurring worldwide were selected and reviewed, considering several nuances of socio-economic and political contexts of CZ. Experiences of public response to coastal catastrophes such the Prestige oil spill in Spain, are also described. Findings – Whether implementing sustainable coastal management through either balanced systems (between large and small-scale strategies) or through largely bottom-up approaches, participation is detected as one of the main factors for a successul integrated approach. Principles such as participatory governance and social justice should be adopted in initial phases of sustainable management processes and preferably involve all of the implied actors of CZ. Originality/value - The literature reviewed provides specific highlights on factors that have empirically contributed to participatory sustainability of CZ, integrating three dimensions of citizenship: education, society’s dynamics and culture.